Composto por 42 radares, o sistema detecta veículos de todo o país.
Motorista flagrado recebe multa gravíssima no valor de R$ 191,54.
Os motoristas que não licenciaram os veículos poderão ser multados desde o dis 29 nas rodovias que cortam o estado de São Paulo. O sistema irá detectar não apenas carros com placas paulistas, mas de todo o Brasil.O tenente da Polícia Militar Rodoviária Moacir Mathias explica o funcionamento do sistema. “É um leitor de placas. Ele transforma a imagem da placa em dado e consulta em nossos bancos de dados. É uma consulta automática que volta em menos de um segundo nas mãos do policial na rodovia.”
O sistema inovador começou a operar em setembro, detectando veículos roubados e furtados. O custo total dos radares, incluindo instalação, equipamento e manutenção, ficou em cerca de R$ 11 milhões. O contrato vale durante 17 meses para os radares fixos e 15 para os móveis.
Todas as placas fotografadas pelos radares ficarão registradas em arquivos do governo. “Isso criará um banco de dados que irá proporcionar um melhor trabalho de inteligência da polícia”, afirmou o coronel da PM Jean Charles Oliveira, comandante do policiamento rodoviário de São Paulo. “Teremos mais dados sobre o movimento nas rodovias”, concluiu o coronel.
Os radares funcionam da seguinte forma: a informação da placa é encaminhada por um sistema de rádio à base da polícia. Os números e letras são pesquisados num banco de dados que informa se o veículo está em situação irregular. Se ele estiver sem licenciamento, for fruto de roubo, furto ou dívida, um sinal visual e sonoro é emitido. Esse processo demora menos de um minuto. A partir do aviso, o policial pode fazer a abordagem do veículo na estrada.
Locais onde os radares ficam:
ANCHIETA
» Km 9,7 (São Bernardo)
ANHANGUERA
» Km 38,5 (Cajamar), 153,2 (Limeira), 248 (Sta. Rita do Passa Quatro) e 371 (Orlândia)
ANTONIO SHINCARIOL
» Km 212 (Capão Bonito)
AYRTON SENNA
» Km 18,7 (Guarulhos) e 91 (São José dos Campos)
BRIGADEIRO FARIA LIMA
» Km 410,1 (Barretos)
CANDIDO PORTINARI
» Km 392,1 (Franca)
CASTELO BRANCO
» Km 44,8 (Araçariguama) e 194,5 (Pardinho)
CÔNEGO DOMENICO RANGONI
» Km 1,5 (Santos)
DOM PEDRO I
» Km 72 (Atibaia)
ENGENHEIRO NILO ROMANO
» Km 307 (Sta. Cruz do Rio Pardo)
FLORIANO PINHEIRO
» Km 28,4 (Pindamonhangaba)
FRANCISCO ALVES NEGRÃO
» Km 280 (Itapeva)
ADHEMAR DE BARROS
» Km 119 (Campinas)
IMIGRANTES
» Km 21,5 (S. Bernardo) e 62 (S. Vicente)
JOÃO RIBEIRO DE BARROS
» Km 410 (Graça) e 641 (Dracena)
LUÍS DE QUEIROZ
» Km 158,8 (Piracicaba)
MARECHAL RONDOM
» Km 311 (Agudos) e 525 (Araçatuba)
MOGI-BERTIOGA
» Km 58,7 (Mogi das Cruzes)
PADRE MANOEL DA NÓBREGA
» Km 292 (Praia Grande) e 370 (Pedro de Toledo)
RAPOSO TAVARES
» Km 35 (Cotia), 442 (Assis) e 614 (Pres. Venceslau)
RODOANEL
» Km 15 (Barueri)
RODOVIA DO AÇUCAR
» 23,6 (Itú)
BANDEIRANTES
» Km 19 (SP) e 85,7 (Campinas)
SANTOS DUMONT
» Km 62 (Indaiatuba)
TAMOIOS
» Km 20 (S. José dos Campos)
WASHINGTON LUIS
» Km 170 (Rio Claro), 274,5 (Araraquara), 444,2 (S. José do Rio Preto) e 385,8 (Catanduva).
Considerações : Só posso aplaudir este tipo de radar, sempre fui cumpridor de minhas obrigações documentais e me revoltava tremendamente o ir e vir de muitos motoristas despreocupados e sabedores da impunidade, que estes radares se multipliquem por estradas, por toda SP e que adiante destes fiquem os policiais com guinchos prontos a recolherem os reis da impunidade, parabens !
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Autor : Alexandre Trindade
Motorista flagrado recebe multa gravíssima no valor de R$ 191,54?????
ResponderExcluirO sistema de fiscalização está de parabéns mas a pena ainda é leve. Infelizmente no Brasil as multas não são punitivas mas sim arrecadatórias. Uma multa de R$190,00 qualquer Zé-Ruela paga e para os mais abastados nem faz cócegas no bolso. Se as multas por aqui tivessem realmente a intensão de punir, a mesma para quem é pego dirigindo embriagado deveria ser de R$17.713,50 {mesmo valor cobrado nos EUA - $10.500), o mesmo valendo para quem trafega pelo acostamento entre outras infrações. Vale lembrar que nos EUA, qualquer infração de trânsito é considerada crime, entra para a ficha do cidadão e a multa é paga em audiência no tribunal do município onde foi lavrada a multa (nada de indicar o condutor por carta nem colocar o nome do pai que não dirige mais por causa da idade ou do avô que não encherga mais ou da mãe que tirou a habilitação mas nunca pegou no volante de um carro).
Outro exemplo de que por aqui que o negócio é arrecadar, como pode uma infração de âmbito municipal (van ou ônibus que circular pela ZMRF) se cobrar o valor de R$2.500,00 enquanto uma infração gravíssima segundo o CTB como dirigir embriagado, pesa no bolso do infrator somente R$ 957,70????? Exemplo de uma verdadeira inversão de valores. Sendo assim, é melhor encher a cara de cachaça e sair dirigindo de que ser motorista de ônibus.
Parabens pelo comentário !
ResponderExcluirAlexandre, obrigado pelo elogio e parabéns pelo bolg. Sou motorista profissional, categoria D com Curso de Transporte Coletivo. Já trabalhei com vans e micro-ônibus e atualmente trabalho com veículos de passeio em um Grupo voltado para o transporte rodoviário de passageiros (ônibus rodoviários)e logística (de veículos de passio a carretas). Acompanho diariamente o descaso de nossas autoridades em diminuir a quantidade de acidentes, principalmente na cidade de São Paulo. Sei que o contingente da CET é pequeno para o tamanho da cidade e sei também que infelizmente, a brilhante administração do Kassab só consegue colocar gente incompetente para administrar a instituição em que você atua. Um exemplo claro disso foi a passagem de Alexandre de Moraes por esta instituição.
ResponderExcluirTenho comigo uma linha de raciocínio de que, a CET deveria estar voltada exclusivamente para a engenharia, sinalização e apoio do trânsito, ficando a parte de fiscalização e autuação a cargo da GCM ou criação do Policiamento de Trânsito Municipal. Vejo como algo impossível mas é assim que deveria ser, tirando dos agentes da CET um fardo muito grande das costas.
Sei muito bem do estresse que é trabalhar no trânsito desta cidade (cidade esta que eu nasci, mas a tempos deixei de gostar) não só pela quantidade de veículos mas pela qualidade dos motoristas que na sua maioria são fominhas, individualistas, imprudentes e outros adjetivos que não posso citar aqui por educação a você e seus leitores, sem levar em conta os incompetentes e incapacitados por culpa do próprio sistema de treinamento existente (tem muito motorista que sequer sabe fazer uma curva ou dobrar uma esquina em vias com mais de 1 faixa de rolamento). Tem ainda o fato de que, na mentalidade do brasileiro, a CNH é um direito (como o RG ou CPF) e não um privilégio que somente os responsáveis e capacitados realmente poderiam gozar. Tenho como opinião de que, deveria ser tão difícil conseguir tirar e manter em mãos a CNH de que um Porte de Armas de Fogo, já que o 1º tem matado muito mais pessoas que o 2º. Outro detalhe importante que ainda falta no sistema de treinamento de futuros motoristas são, como se comportam os veículos grandes no trânsito e o que se pode e não se pode fazer ao trafegar próximo a estes veículos e, principalmente, treinamento prático em rodovias após o período de vencimento da CNH provisória (na Alemanha, para trafegar na Autobahn, o curso custa EUR2.000 por aula e, se você não for aprovado, a habilitação comum não permite que se trafegue nesta rodovia).
Infelizmente estamos longe de, senão acabar mas, reduzir drásticamente os níveis de acidentes de trânsito pois, o prórpio povo não tem interesse, não quer o endurecimentos das leis e o principal, não faz a sua parte, não tem educação nenhuma. Vale lembrar que, na Alemanha, basta que o pedestre coloque os pés próximo a faixa de segurança, para que todos os veículos parem para sua travessia, enquanto que aqui, mesmo com sinal vermelho para os veículos, o pedestre se encontra em constante risco de vida e isso é simplesmente vergonhoso e revoltante.
Concordo em tudo novamente,a alguns meses tenho trafegado por uma avenida que a muito tempo não utilizava e por várias vezes, tenho visto cenas abomináveis de dentro de meu veículo, dentre elas a de 70 % dos motociclistas não pararem em semáforos de pedestres vindo entre os carros mesmo qdo há pedestres na avenida efetuando a travessia, chego a fechar os olhos mesmo estando acostumado a ver taís barbaries tamanha a desumanidade e perversidade de taís motociclistas, sinceramente meu caro, não somos um povo e sim um bando, a pior parte das cenas que tenho visto, é que os pedestres, já acostumados a tais tentativas de assassinato corriqueiras ao atravessar, olham entre os carros e param, como se estes estivessem atravessando no vermelho, meu caro , estou nas ruas a 9 anos e nunca tinha visto nada igual ao que tenho visto nos últimos meses de dentro de meu veículo, é digno de se jogar a toalha e sumir, taís seres são bandidos e não parte da sociedade, estamos perdidos se nada for feito e dúvido que o façam, eu estou fazendo minha parte, é meu último suspiro de esperança este blog, que Deus nos ajude como cidade , povo e nação, obrigado por participar
ResponderExcluirAlexandre, mais uma vez obrigado pelos elogios e parabéns pelo blog! Você disse tudo, 70%, e eu digo que é mais, são verdadeiros marginais, bandidos armados com seus veículos, que pouco se importam com a integridade de pedestres e motoristas ordeiros. Vou lhe chamar a atenção para um detalhe de que, o que realmente falta é punição severa a todos, e quando digo todos, principalmente aqueles que dirigem carrões de 200, 300, 400, 500 mil pois, se chegaram a conseguir comprar um carro desses é porque tem dinheiro e, se tem dinheiro estudaram em ótimas escolas. Sinal claro de que o problema não é a falta de educação mas falta de punição. Gostaria que você tivesse a oportunidade de passar um tempo observando as barbaridades que praticam a maioria dos motoristas que trafegam com seus carrões pela Al. Santos. Como estou atuando por um período naquela região, assisto diariamente um festival de atrocidades cometidas por esses vagabundos que se prevalecem por ter mais dinheiro, para não dizer conhecimento, usando do famoso jeitinho que o brasileiro dá pra tudo que é errado. O pior de tudo é ver a CET e o Policiamento de Trânsito da PM ficar no pé de que está trabalhando enquanto os bacanas vagabundos barbarizam sem serem incomodados. Assisti isso hoje, um motorista de um VUC precisava fazer uma entrega em um restaurante defronte onde eu estava e, foi abordado 2 vezes, uma pela CET e outra pela PM e, resumindo a história, ele ligou seu VUC e saiu sem realizar a entrega. A própria prefeitura trata os veículos grandes como os maiores vilões da cidade, enfiando na cabeça da maioria a idéia de que o espaço da cidade é só dos carros e, infelizmente a maioria absorve rapidamente a idéia, criando uma verdadeira guerra de motoristas. Por que o prefeito Kassab não atua da mesma maneira com veículos particulares, ampliando o horário do rodízio para as 5:00 até as 22:00 sem interrupção, restrição pelo sistema de placas pares e ímpares alternadamente??? Ele mesmo insentivou o individualizmo quando acabou com os fretados na cidade. Acompanho a Rádio Sul-América praticamente desde início e, na época que se iniciou a fiscalização dos fretados, o que mais se ouvia era motorista ligando e dizendo que tinha fretado rodando aqui, alí e questionando se não era proibido. Da mesma maneira fico revoltado de ouvir pessoas ligando para saber se, porque choveu o rodízio foi cancelado ou se vão cancelar o rodízio nas férias, coisa que não acontece a anos. Quer dizer, pra tudo o brasileiro tem desculpa e quer uma facilitação.
ResponderExcluirEu já pensei em ligar na rádio, sujerindo para que, empresas de transporte e caminhoneiros autônomos boicotassem entregas nesta cidade e que os motoqueiros utlizem o espaço de um veículo, coisa que muita gente também reclama. Eu, particularmente iria adorar, iria sofrer mais no trânsito mas, iria adorar. Queria ver esta cidade 15 dias sem receber qualquer tipo de entrega e 15 dias os motoqueiros não andarem no corredor, para ver se iam ou não pedir a cabeça do Kassab em uma bandeija.