quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ciclorota até o final de julho

Será ? To esperando os acessos da Ciclovia Rio Pinheiros a mais de 1 ano e nada, só acredito vendo !

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Dinamarca "Copenhagen "– A Cidade das Bicicletas

Vale muito a pena ver essa matéria fantástica sobre como é a vida de um cidadão que vive numa cidade desenhada pra ele e não para os carros !


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CLICK AQUI PARA VER A MATÉRIA : Homem chora morte de égua atropelada em beira de estrada no interior de São Paulo - 22/06/2011 - UOL Notícias - Cotidiano

Cena muito triste, principalmente pra esse blogueiro e agente de trânsito que ama incondicionalmente a todos os animais. Tal cena me fez pensar , de quem é a culpa deste acidente que envolveu um veículo e uma carroça em uma estrada paulista ? Seria do motorista, seria do condutor da carroça, seria do poder publico ? Vivemos em uma sociedade moderna, motorizada, cada vez mais motorizada e nada , absolutamente nada é feito pelos orgãos que regem o trânsito em todo o pais para proteger os carroceiros que trafegam pelas cidades como tambem com os carroceiros (humanos) que puxam suas carroças pelas ruas de varias cidades . Porque ? Porque são pessoas simples ? Sem dinheiro ? Sem estatus, sem importância ? Porque trata-se de animais ?



Meu Deus do céu se é considerado pelo CTB véículo de tração humana e ou veículo de tração animal , porque não se adotar uma política preventiva obrigando-se a taís veículos andarem de forma regulamentada ? Seria muito custoso para os estados e municipios cadastrarem taís veículos obrigando-os a possuir dispositivos de segurança taís como fitas refletivas em sua parte traseira , lateral e dianteira ? Ou é mais barato colocar em risco vidas humanas dos condutores dos veículos que possam se chocar contra estes causando mortes e sequelas ? Porque simplesmente ignoraram a segurança nestes casos, tenho certeza que esta égua que morreu e seu condutor que chora agarrado a ela  teriam outro destino se tivessemos políticas decentes e pessoas comprometidas em tornar nossas vidas um pouco melhores, fica meu desabafo, querem gostem ou não, as vezes cansa ser políticamente correto !






 Ontem mesmo deslocando-se pela cidade me deparei com uma cena terrível, um motociclista se chocou de frente com um carroceiro este e o carroceiro se machucando gravemente , o carroceiro se encontrava na contra mão de direção de uma avenida movimentada e em uma curva, agora pergunto-lhes , isso é comum ? Respondo, sim é muito comum por todas as cidades e ninguem liga pra nada , linguem se preocupa com isto, são numeros , meros numeros e não vidas que ali se encontram.

                


CTB - CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO

Capítulo IX - DOS VEÍCULOS

 Seção 1 - Dispositivos Gerais

Art. 96 - Os veículos classificam-se em:
I - quanto à tração:

a) automotor;
b) elétrico;
c) de propulsão humana;
d) de tração animal;
e) reboque ou semi-reboque;
Art. 97 - As características dos veículos, suas especificações básicas, configuração e condições essenciais para registro, licenciamento e circulação serão estabelecidas pelo CONTRAN, em função de suas aplicações. ( No caso das carroças de tração humana e animal isso é verificado? É cumprido pelas autoridades competentes ?)

Art. 98 - Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica. ( Esse artigo é respeitado ?)

Art. 99 - Somente poderá transitar pelas vias terrestres o veículo cujo peso e dimensões atenderem aos limites estabelecidos pelo CONTRAN. ( E este ? )

Seção II
Da Segurança dos Veículos

Art. 103 - O veículo só poderá transitar pela via quando atendidos os requisitos e condições de segurança estabelecidos neste Código e em normas do CONTRAN. ( Que normas ?)


Art. 105 - São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:
I - cinto de segurança, conforme regulamentação específica do CONTRAN, com exceção dos veículos destinados ao transporte de passageiros em percursos em que seja permitido viajar em pé;
II - para os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;
III - encosto de cabeça, para todos os tipos de veículos automotores, segundo normas estabelecidas pelo CONTRAN;
IV - (VETADO)
V - dispositivo destinado ao controle de emissão de gases poluentes e de ruído, segundo normas estabelecidas pelo CONTRAN.
VI - para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. ( Cade a parte que fala sobre carroças em geral ? , não existe? )
Art. 106 - No caso de fabricação artesanal ou de modificação de veículo ou, ainda, quando ocorrer substituição de equipamento de segurança especificado pelo fabricante, será exigido, para licenciamento e registro, certificado de segurança expedido por instituição técnica credenciada por órgão ou entidade de metrologia legal, conforme norma elaborada pelo CONTRAN. (Alguem já ouviu falar que algum carroceiro ou carroça que possuam tal CERTIFICADO ?)





 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade Agente de Trânsito CET SP (Texto de domínio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)

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segunda-feira, 20 de junho de 2011

Excelente matéria sobre o porque de não se aplicar o código para proteger os cilcistas .

Em 16 meses, São Paulo multou apenas cinco motoristas por desrespeito à distância mínima de bicicletas - 17/06/2011 - UOL Notícias - Cotidiano

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Veja como funciona o Sistema de Medição de Lentidões MAP LINK e o da CET SP




O Sistema de medição MAP LINK

O Apontador lança no mercado de navegadores o Maplink, serviço online de informações do trânsito em tempo real. A ferramenta cobre 15 cidades brasileiras e já está disponível para seis modelos de aparelhos de GPS .

O Maplink atualiza as informações via satélite a cada cinco minutos. O serviço informa lentidão na rota quando a velocidade média dos carros em uma rua está muito abaixo da velocidade limite do local.
Baseado em diversas fontes de informação, como a de reporteres de trânsito, informações de usuários, etc.. sendo as principais delas vindas de outros carros em movimento, o sistema é considerado o mais completo e preciso serviço de trânsito. Estima-se que ele conta já com uma frota em SP de até 1 milhão de carros equipados com sistema de monitoramento, o MapLink informa a situação de diversas ruas, avenidas e estradas com dados atualizados rapidamente.
A grande base de veículos garante uma cobertura maior das informações. Assim, se um certo número de veículos aponta que a velocidade em uma rua está muito abaixo de 50 km/h, e essa é a velocidade limite daquele local, isso indica uma lentidão naquele trecho.
O sistema oferece ainda acesso à suas informações via rádio, TV, celular, nos aplicativos para iPhone, Blackberry, Windows Mobile e Android, ou ainda pela internet.

 Para isso os carros que utilizam-se de GPS de inúmras marcas tem de estar com seus disposítivos ligados. Acredita-se que atualmente mais de 10 % da frota veícular ja faz uso destes aparelhos proporcionando cada vez uma cobertura mais satisftória com rapidez e eficiencia.

As cidades monitoradas pelo serviço são: São Paulo, Guarulhos, Osasco, região ABCD, Barueri, Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu, Curitiba, Belo Horizonte, Contagem e Betim.
O serviço também pode ser encontrado nos aplicativos para iPhone, BlackBerry, Windows Mobile e Android e em breve chegará em aparelhos de outras marcas de GPS.



O SISTEMA DE MEDIÇÃO DA CET SP 

     A CET conta com as informações passadas via telefone celular pelos seus agentes em campo,tambem por intermédio de telefone fixo dos operadores das centrais de monitoramento por cameras e alguns poucos agentes postados em prédios com binóculos que ao visualizarem trechos com lentidões entram em contato com a central de operações e comunicam suas respectivas abrangencias A utilização de equipamentos com tecnologia se resume a utilização das cameras espalhadas pela cidade de onde se  tem a visualização e detecção das condições de transito por estes profissionais tanto para o acrescimo quanto para o decrecimo das mesmas.Inexiste qualquer mecanismo automático para taís registros, todo o processo é feito pelos olhos humanos e o sistema denominado Régua de lentidão da Central mede as distâncias dos trechos passados pelos seus funcionários.

   

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Autor : Alexandre Trindade Agente de Trânsito CET SP (Texto de domínio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)

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Essa Placa é só para Deficientes Físicos , está claro ?


Se você não entendeu , vou explicar um pouco melhor.Deficiente Físico :É a pessoa com disfunção ou interrupção dos movimentos de um ou mais membros: superiores, inferiores ou ambos e conforme o grau do comprometimento ou tipo de acometimento fala-se em paralisia ou paresia.

O termo paralisia se refere à perda da capacidade de contração muscular voluntária, por interrupção funcional ou orgânica em um ponto qualquer da via motora, que pode ir do córtex cerebral até o próprio músculo; fala-se em paralisia quando todo movimento nestas proporções são impossíveis.

O termo paresia refere-se quando o movimento está apenas limitado ou fraco. O termo paresia vem do grego PARESIS e significa relaxação, debilidade. Nos casos de paresias, a motilidade se apresenta apenas num padrão abaixo do normal, no que se refere à força muscular, precisão do movimento, amplitude do movimento e a resistência muscular localizada, ou seja, refere-se a um comprometimento parcial, a uma semiparalisia.

Portanto fica PROIBIDO ao SR e SRA "EU" que não se enquadre no que se estabelece acima de dar uma paradinha rapida nestas vagas, ficou claro ?


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Autor : Alexandre Trindade Agente de Trânsito CET SP (Texto de domínio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)

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Ótima notícia , Cliquem abaixo e leiam a matéria .

G1 - Cidade da Grande SP testa placas de trânsito feitas de material reciclado - notícias em São Paulo

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Explicações do Pref Gilberto Kassab sobre problemas de licitação para investimentos no trânsito e sobre Ciclovias.




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domingo, 19 de junho de 2011

RESPEITE O PEDESTRE - Dicas de um agente de trânsito.

RESPEITE O PEDESTRE

Motoristas tenham o prazer de ver um sorriso a cada esquinadando passagem a um pedestre ! 
1 - Diminua a velocidade de seu veículo ao se aproximar de uma faixa de pedestres.
2 - Observe com antecedência se existem pedestres querendo atravessar ou já atravessando.
3 - Se houver verifique nos retrovisores se mais veículos se aproximam .
4 - Havendo mais veículos na via aproximando-se sinalize sua intenção de parada antes de o fazer preferencialmente, como por exemplo, fazendo movimento com o braço pra cima e pra baixo, e tambem ligando o pisca alerta antes de parar.
5 - Se perceber que motos se aproximam pelo corredor, além disto acima, procure angular suavemente seu veículo de modo que tal motociclista possa perceber que não deve passar por algum motivo e você vai parar dando um pouco mais de proteção ao pedestre .
6 - Observe o que ocorre no entorno e ajude o pedestre a atravessar sinalizando de dentro de seu veículo que este pode ir ou deve esperar mais um pouco para sua segurança.
7 - Lembre-se que pra você fazer tudo isto perderá somente alguns segundos e o pedestre ganhará talvez muitos anos .
8 - Seja cidadão e torne sua vida e de sua cidade um pouco mais humana.
 9- Não espere que os outros façam o mesmo por você quando estiver a pé, preste muita atenção mesmo quando um veículo ou mais parar para entrar na via, observe os veículos que vem atras deste, em outras faixas e se motos se aproximam pelos corredores entre estes, só depois disso atravesse.
10 - Nunca corra pra atravessar a rua principalmente se tiver semáforo de pedestres , pois você pode achar que vai dar tempo e ter certeza disso mas poderá cair na via , tropeçando e causando um acidente e pior, ao atravessar no semáforo de pedestres no vermelho correndo ou andando você pode induzir a pessoa que esta a seu lado que ela pode ir e ela será atropelada no seu lugar.
11 - Evite atravessar fora da faixa de pedestre principalmente se você estiver com uma criança pequena , além de sua responsabilidade de preservar sua vida naquele momento você estará educando ela a como agir pro resto de sua vida e maus exemplos nesta fase dificilmente serão corrigidos.
12 - Nunca estacione seu veículo sobre uma faixa de pedestre mesmo que for rapidinho, sua atitude colocará em risco vidas de muitas pessoas tanto dos pedestres como dos veículos.
13 - Comunique o orgão de trânsito de sua cidade quando um semáforo de pedestres ou outro qualquer estiver com problemas imediatamente , alguém poderá perder a vida ali caso esta informação demore a chegar a este orgão.
14 - Comunique também qualquer irregularidade com  a manutenção e estado de conservação de faixas de pedestres a tais orgãos, a cidade é muito grande e você fazendo sua parte estará contribuindo para os serviços e detecção de anomalias por parte de tais orgãos.
15 - Denuncie veículos estacionados em esquinas e faixas de pedestre, você não esta sendo má ou mau com o dono do automóvel e sim o anjo dos demais cidadãos.

Fica a dica final as autoridades e orgãos de trânsito que elaborem uma cartilha com explicações semelhantes a esta que elaborei e estas sejam distribuidas em escolas, nos semáforos, nos CFCS e auto escolas gratuitamente e que para tal se utilize a arrecadação das autuações deste tipo de infração para esta distribuição abudante e educativa.




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Autor : Alexandre Trindade Agente de Trânsito CET SP (Texto de domínio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)

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Aonde estava a POLÍCIA RODOVIÁRIA ?

Homem dirige na contramão por mais de 30 km na Washington Luiz e causa acidente com 2 mortos - 19/06/2011 - UOL Notícias - Cotidiano



Nossas Policias Rodoviárias estão enfermas .



Para um veículo andar 30 km em uma estrada presumisse que ele o fez por no minimo 30 minutos , ou seja, a demora e a ineficiência com certeza não foi humana, então o efetivo da Policia Rodoviária é insuficiente e mau aparelhado correto ou to errado ?



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Autor : Alexandre Trindade (Texto de domínio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)


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