sábado, 6 de abril de 2013

Um mau que cerca aos agentes de trânsito e quase ninguém se importa.








A SINDROME DE BURNOUT.


A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

 Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

 Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais, agentes de trânsito e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

 Sintomas O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima. Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.

 Diagnóstico O diagnóstico leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho. Respostas psicométricas a questionário baseado na Escala Likert também ajudam a estabelecer o diagnóstico.

 Tratamento O tratamento inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também ajudam a controlar os sintomas.

 Recomendações

 * Não use a falta de tempo como desculpa para não praticar exercícios físicos e não desfrutar momentos de descontração e lazer. Mudanças no estilo de vida podem ser a melhor forma de prevenir ou tratar a síndrome de burnout;
 * Conscientize-se de que o consumo de álcool e de outras drogas para afastar as crises de ansiedade e depressão não é um bom remédio para resolver o problema;
 * Avalie quanto as condições de trabalho estão interferindo em sua qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e mental. Avalie também a possibilidade de propor nova dinâmica para as atividades diárias e objetivos profissionais.

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

quinta-feira, 4 de abril de 2013

CATATÔNICO !

 Este blogueiro se encontra catatônico com o que tem observado nos últimos dias na cidade de SP, portanto sem condições de poder contribuir com sugestões, posts e matérias relacionadas a mobilidade, fluidez , segurança e qualidade de vida. O post se encerra com uma visão deste autor no que diz respeito a gestão:


O não planejamento nas ações das empresas públicas é mortal. Escassez de recursos para investimentos em estrutura, falta de pessoal , tecnologia ultrapassada, desconhecimento do todo do ramo e não investimento na estrutura antes de qualquer medida são os principais motivos para a alarmante estatística de descrédito destas empresas.

A raiz do problema está a falta de informações reais, sociais, técnicas e na falta de "planejamento". Para nascer sadia, uma criança necessita de nove meses de gestação. Uma empresa deve ser “gestada” no mínimo por igual período, tempo este dedicado a muita busca de informações para aí sim modificar seu modal e ou ser montada. Não é só no trânsito que a afobação causa tantos erros, e sim em qualquer ramo ou esfera. As consequências do excesso de velocidade do gestor , político ou lider são desastrosas.
Além dos traumas e maus resultados para os indivíduos e para a sociedade tais empresas públicas após o desastre eminente tendem a deixar de existir.

O “fazejamento político” deve ser substituído pelo planejamento. Não importa o que você seja , político experiente, marinheiro político de primeira viagem, vendedor, faxineiro, ou o que quer que seja , você tem de planejar, não deve mexer na estrutura consolidada e sim na forma de pensar e agir. Colocar o planejamento e a busca de informações reais e comparativas em primeiro lugar é o primeiro passo para ser bem sucedido na transformação, há de se ouvir opiniões diversas, se averiguar os impactos e buscar a solução que melhor se mostre para todos. Se o caminho parece meio nebuloso, retroceder é uma medida sábia. Exageros, afobações e interesses políticos acima dos sociais e logísticos são mortais.

Por Alexandre Trindade

Esta imagem, texto e matéria é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável embasado no artigo acima.




Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo: