Este Blog foi criado com a intenção mostrar tudo sobre mobilidade urbana nas cidades mais populosas do mundo e comparar com o que possuímos na cidade de São Paulo. Foi feito um estudo de 3 anos para mostrar a você através de dados estatísticos, fotos , depoimentos, videos, mapas e notícias relevantes tudo o que você procura. Aqui você encontra o que tem, pode, deve ou deveria ser feito em SP e outras cidades do Brasil para minimizar ou evitar o caos.
sábado, 5 de junho de 2010
Ciclovias de Lisboa - Atualmente existem 283 km e em 1 ano estas serão 794 km na cidade
Esta imagem é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Ciclovias de Paris - 394 km
Também há um depósito de garantia de 150 euros, que só é debitado se a pessoa não devolver a bike em uma das 1.216 estações espalhadas por Paris.
Ele adotou uma série de medidas com o objetivo de reduzir em 60% a emissão de gás carbônico na cidade até 2025. Uma parceria com as companhias de energia elétrica permitiu o isolamento das moradias contra a perda de calor, sem custos para os desempregados e com descontos para os outros moradores. Também foram trocadas lâmpadas com alto gasto de energia por outras mais econômicas, foi feito um esforço no sentido de reformar edifícios públicos para que estes gastem menos energia, o uso de hidrogênio como combustivel nos ônibus urbanos vem sendo testado, e está se incentivando o desenvolvimento de projetos habitacionais com baixa emissão de gás carbônico e a produção de veículos menos poluidores. Não são medidas novas, mas a escala em que estão sendo realizadas fazem de sua atuação um exemplo internacional.
Londres vem agora lançando um novo programa inspirado numa experiência francêsa, que visa incentivar o uso da bicicleta como transporte urbano. Na França, ao invés da cobrança de pedágio, foi implantado um sistema de fornecimento de bicicletas custando 1,5 dolares por dia, para garantir um transporte barato, saudável e limpo, denominado “Allo Vélib“. Outras cidades européias também fizeram isso, como Estocolmo, Viena, Bruxelas e Barcelona.
Em Londres, o programa começou com 6.000 bicicletas, distribuídas na área metropolitana, cujo uso será em grande parte subsidiado pelo governo, sendo que os primeiros 30 minutos de uso são gratuitos e após esse tempo é pago 1 libra a cada 1/2 hora. As estações estão sendo instaladas a cada 300 metros na City e no West End
Mas o uso seguro da bicicleta como meio de transporte urbano necessita de ciclovias seguras. O plano desenvolvido para Londres promete implantar várias ciclovias ligando a região periférica ao centro da cidade. Onde elas serão implantadas, numa metrópole extremamente urbanizada? Essa é uma indagação importante, que muito nos interessa, porque hoje o trânsito de São Paulo além de congestionado, promove uma guerra surda entre os vários meios de transporte, como ônibus, carros e motos. E a bicicleta já começa a se fazer presente nessa disputa pela via pública.
Texto e fotos acima retirados do blog fantástico com link ao lado, vale a pena conferir seu conteúdo. Link : http://theurbanearth.wordpress.com/tag/ciclovia/
Copyrights - É proibida a copia e reprodução deste conteúdo.
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Ciclovias de Londres - Atualmente existem 780 km de ciclovias e ate o fim do ano estarão prontas 900 km. Existem bicicletas do governo nos principais
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Dados estatisticos assustadores !
Copyleft: esta obra de arte é livre, pode redistribuí-la e/ou modificá-la de acordo com a Licença Arte Livre.
Pode encontrar um exemplar desta licença na página de internet do Copyleft Attitude http://artlibre.org/licence/lal/en/ assim como em outras páginas de internet.
terça-feira, 1 de junho de 2010
Metro Lisboa - População 564.657 habitantes, Área 84,8 km 2, o metro tem 40 km, 46 estações, sendo 6 de interligação, 7 linhas.
Autor : J Cornelius (Wikipédia)
Eu, como autor desta obra, venho por este meio colocá-la no domínio público. Isto vale mundialmente.
Concedo a qualquer um o direito de usar esta obra para qualquer finalidade, sem restrições, excepto aquelas requeridas pela lei.
Bondes antigos utilizados nas areas turisticas. Existe tambem uma frota de bondes modernos na cor amarela, identicos ao metro de superfície da foto anterior.
Autor : Oswaldo Gago (Wikipédia).
Lisboa possui tbm 15 km de VLT (Veiculo leve sobre trilhos) e os antigos bondes circulam pela parte turística.