segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O rodízio atual aumenta o numero de carros em SP ?

Já faz um tempo que desenvolvi um raciocínio sobre o atual Rodízio Municipal de Veículos em SP, se estou certo ou errado vc me dirá, vamos lá !

É simples, imagine uma familia com 3 pessoas, HOMEM, MULHER e FILHO pequeno. Sem o rodízio a família teria um veículo em média por residência, porem com o rodizio e a impossíbilidade de se locomover no dia do seu rodízio o HOMEM ou a MULHER pensaram #?#!$ Precisamos de outro carro pra escapar do rodízio e acabar com este problema !!!!
Muito bem, após alguns meses de esforço o casal conseguiu comprar outro carro, ufa, agora estamos livres do rodízio, pronto o rodízio deixou de ser eficiente pra esta família, isso em alguns poucos meses.
O pior vem agora, voltando lá atraz quando só se tinha um veículo na familia, era óbvio que o HOMEM , ou a MULHER, que estivesse sem o carro EXTRA em casa dava um jeito de se locomover por meio do transporte público, poís não tinha um carro sobrando em casa, mas agora nos 4 dias em que o rodizío não impede o seu veículo principal de sair, esta segunda pessoa tem a possíbilidade de usar o carro EXTRA por 3 dias da semana e mais ainda usá-lo fora dos horários de proibiçao todos os dias da semana, ou seja, alem do rodízio não funcionar pra maioria dos cidadões de SP ele aumenta ainda mais a utilizaçao do automóvel, ou estou errado, opinem !!!



A reprodução deste texto é de dominio público e está liberada para reprodução desde que mantida sua originalidade e divulgando-se o nome do seu autor, conforme texto original.

Autor : Alexandre Trindade

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

Projeto e sugestão para trânsito seguro de motociclistas em SP

Considerações :

Na minha opinião não da mais pra proibir, devido à grande quantidade e pelo fato de que se as motos andarem atraso dos carros poderá acontecer até mais acidentes, pois a percepção de parada das motos a frente de um carro é bem reduzida, dado o tamanho da lanterna traseira da moto ser pequena bem como sua luz de freio de pouca intensidade luminosa. Isso poderá acarretar várias colisões traseiras, tanto de carros em motos, como de motos nas traseiras dos veículos e assim muitos acidentes.

Minha sugestão seria a da obrigatoriedade das motos circularem todas na faixa destinada a elas, esta sendo mais a esquerda de qualquer via, ou seja, do lado esquerdo do veículo mais a esquerda, salvo em vias com corredores de ônibus, pois aí estas teriam de trafegar entre o ônibus e os veículos e poderiam se utilizar do corredor para efetuar ultrapassagens somente entre uma moto e outra.

Com isso a visualização do motorista para com a moto se daria pelo bordo esquerdo do veiculo com mais facilidade. Explicando: os veículos em grande maioria são proibidos de fazer conversões à esquerda em quase todas as interseções, não mudam de faixa à esquerda com tanta regularidade quanto da esquerda para a direita e a passagem das motos pelos veículos não encontraria o ponto cego, que estes têm a sua direita em todos os modelos.

Alem disso a fluidez dos veículos seria melhorada, pois evitaria se retardar a mudança de faixa dos veículos da faixa 1 para a 2, ou da faixa 2 para 3 e assim sucessivamente, fato este que tem gerado uma morosidade significativa, pois as motos ocupam os corredores em grande quantidade não permitindo mais a rápida e ágil mudança de faixa dos veículos quando necessário, provocando lentidões cada vez maiores, fato este pelo medo e pela falta de visão dos motoristas mudarem de faixa sem causarem um acidente. Tudo isto também diminuiria o péssimo hábito de quase todos os motociclistas buzinarem o tempo todo pelo receio do veículo mudar de faixa e o atingir.

Quando as referidas motos quiserem sair de seu corredor para adentrar lotes lenheiros e ou vias transversais estas deveriam aí sim e somente assim, circular atrás do veículo até sua saída do leito viário de forma breve e por não mais de 100 metros (1 quadra) até sua saída da via.

Quanto a vias de trânsito rápido , ditas expressas, ficaria proibida sua circulação nestas conforme a legislação municipal vigente ou somente permitido o trânsito destas motos ocupando-se o espaço destinado há um veículo, mesmo em situações de trânsito parado.






Texto, croqui e sugestão em fase de estudo ainda e não entegue aos orgãos competentes: Opinem e enviem sugestões a mim por gentileza.


A reprodução deste texto é de dominio público e está liberada para reprodução desde que mantida sua originalidade e divulgando-se o nome do seu autor, conforme texto original.

Autor : Alexandre Trindade

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo: