segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Projeto e sugestão para trânsito seguro de motociclistas em SP

Considerações :

Na minha opinião não da mais pra proibir, devido à grande quantidade e pelo fato de que se as motos andarem atraso dos carros poderá acontecer até mais acidentes, pois a percepção de parada das motos a frente de um carro é bem reduzida, dado o tamanho da lanterna traseira da moto ser pequena bem como sua luz de freio de pouca intensidade luminosa. Isso poderá acarretar várias colisões traseiras, tanto de carros em motos, como de motos nas traseiras dos veículos e assim muitos acidentes.

Minha sugestão seria a da obrigatoriedade das motos circularem todas na faixa destinada a elas, esta sendo mais a esquerda de qualquer via, ou seja, do lado esquerdo do veículo mais a esquerda, salvo em vias com corredores de ônibus, pois aí estas teriam de trafegar entre o ônibus e os veículos e poderiam se utilizar do corredor para efetuar ultrapassagens somente entre uma moto e outra.

Com isso a visualização do motorista para com a moto se daria pelo bordo esquerdo do veiculo com mais facilidade. Explicando: os veículos em grande maioria são proibidos de fazer conversões à esquerda em quase todas as interseções, não mudam de faixa à esquerda com tanta regularidade quanto da esquerda para a direita e a passagem das motos pelos veículos não encontraria o ponto cego, que estes têm a sua direita em todos os modelos.

Alem disso a fluidez dos veículos seria melhorada, pois evitaria se retardar a mudança de faixa dos veículos da faixa 1 para a 2, ou da faixa 2 para 3 e assim sucessivamente, fato este que tem gerado uma morosidade significativa, pois as motos ocupam os corredores em grande quantidade não permitindo mais a rápida e ágil mudança de faixa dos veículos quando necessário, provocando lentidões cada vez maiores, fato este pelo medo e pela falta de visão dos motoristas mudarem de faixa sem causarem um acidente. Tudo isto também diminuiria o péssimo hábito de quase todos os motociclistas buzinarem o tempo todo pelo receio do veículo mudar de faixa e o atingir.

Quando as referidas motos quiserem sair de seu corredor para adentrar lotes lenheiros e ou vias transversais estas deveriam aí sim e somente assim, circular atrás do veículo até sua saída do leito viário de forma breve e por não mais de 100 metros (1 quadra) até sua saída da via.

Quanto a vias de trânsito rápido , ditas expressas, ficaria proibida sua circulação nestas conforme a legislação municipal vigente ou somente permitido o trânsito destas motos ocupando-se o espaço destinado há um veículo, mesmo em situações de trânsito parado.






Texto, croqui e sugestão em fase de estudo ainda e não entegue aos orgãos competentes: Opinem e enviem sugestões a mim por gentileza.


A reprodução deste texto é de dominio público e está liberada para reprodução desde que mantida sua originalidade e divulgando-se o nome do seu autor, conforme texto original.

Autor : Alexandre Trindade

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4 comentários:

  1. Definitivamente os órgãos públicos devem tomar alguma atitude para evitar que mais de 400 motociclistas morram por dia. O problema em obrigar o motociclista em trafegar em uma faixa especifica é a necessidade de acessar a lotes lindeiros. Ele obrigatoriamente necessitaria sair da faixa para entrar em um imóvel e nesse momento necessitaria sair da tal faixa, estando sugeito a autuação. É por isso que a prefeitura não pode obrigar os motociclistas a utilizarem exclusivamente a motofaixa. Outro problema das faixas para motocicletas é o grande número de atropelamentos. Na motofaixa vergueiro, por exemplo, todo o investimento na motofaixa foi em vão, já que o número de acidentes não foi reduzido. De qualquer forma algo tem que ser feito.

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  2. Alexandre, assisto diariamente os motivos que levam a ter tantos acidentes com motos na cidade e segue. No final você vai ver que o motociclista não é o maior culpado.
    1º - Abuso na velocidade por parte dos motoqueiros que trafegam no corredor. Só uma pequena maioria trafega com responsabilidade.
    2º - Falta do uso das setas por parte da MAIORIA dos motoristas de carros particulares para realizar mudança de faixas.
    3º - Total falta de atenção ao realizar a mudança de faixa em conjunto com a falta do uso dos retrovisores externos.
    4º - Agilidade de um jabuti para realizar a mudança de faixa.
    5º - Descontrole da maioria dos motoristas ao trafegarem por faixas mais estreitas. Alguns ainda fazem pior, andam ziguezagueando pela faixa chegando a invadir a faixa ao lado.

    Isso são fatos que assisto diariamente nesta cidade e levando em conta o número de itens citados, quem é o maior culpado pelos acidentes com motos????

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  3. Eu como agente via anteriormente, aþe pouco tempo atraz da forma com que vc coloca, 50 % pra cada lado de culpa, porem ao começar a trafegar nos ultimos meses novamente com meu carro por vias que não utilizava mais e a paisana pode se dizer assim fiquei horrorizado com o que comecei a ver, opu seja longe dos olhos da policia e da CET comecer a ver as atitudes naturais dos veiculos e consequentemente das motos. Mudei de opinião de forma radical, hoje, coloco os motociclistas como o topo da piramide de imprudencia, pelo aumento absurdo do numero de motos o mais desavisado motorista adquiriu o hábito de ter mil vezes mais cuidado para mudar de faixa e consequentemente o que vc menciona quanto aos Jabutis acabou se tornando insignificante, ja vi desta forma, más os motoristas dos carros hoje em maioria absoluta tem sofrido o fenomeno do Sansão(MOTO) vencer o Golias (Carro) . Isto se deve aos motociclistas terem construido ao longo dos anos um rótulo de que são uma categoria , uma tripo, uma éspecie e em toda e qualquer situação de acidente estes se juntam e promovem verdadeiros horrores aos motoristas, com isto o receio e o cuidado do motorista triplicou e o que tem regido o grande numero de acidentes é a prevalencia psicologica dos motociclistas imaginarem que são soberbos , orrem, não param em semafóros, não deixam um carro sequer a 100 metros inicar a mudança de faixa por mero capricho e acabam com tudo isso reinando nas ruas , cada vez mais demosntrando que o egoismo e o poer estão com estes. Calro existem excessões, existes motociclistas prudentes, coerentes e que dirigem suas motos com total cidadania e respeitabilidade do que rege o CTB e as normas de segurança, mas são poucos meu caro, como tambem existem motoristas de carros que são verdadeiras mumias ao volante e não sabem o significado do bastão da seta, nem o menos como utiliza-lo, resumindo e esta minha visão atual, eu sinceramente com meu carro tenho encontrado grande dificuldade em tráfegar por onde estou frequentando, tudo o que me refiro depende tambem do local e do nível dos transeuntes, SP tem selos e particularidades dependendo de seu público alvo , talvez o que digo seja completamente diferente em outros locais e o que vc ve seja oriundo de tais setores, grande abra,o e obrigado por participar novamente.

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  4. Na minha opinião como motorista e não como agente em 60 % dos acidentes a culpa é do motociclista e 40 % do veículo, isso se modifica conforme o setor e o público alvo que utiliza de taís ruas e avenidas, o maior problema vem da visão do motociclista de que o motorista do carrro não tem o direito de cortar a sua frente para mudar de faixa antes que este passe e de que por ser menor e ter o dito corredor livre este e soberano e não deve ser incomodado por quaisquer veículos em seu túnel ficticio do tempo, meu caro, eu ja pensei como vc relata acima , mas nos ultimos meses com meu véículo tenho ficado perplexo com o que tenho visto, é uma luta de Sansão (moto) e Golias (Carro), infelizmente apesar de Sansão ser menor, mais agil e rápido este deveria respeitar Golias tbm poís qq erro é fatal. É assim que vejo.

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