Ano | Estações | Quilômetros |
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Total 2011/2014 | 27 novas estações | 30,7 km |
2011 | 4 estações na Linha 4-Amarela. Butantã e Pinheiros, República e Luz | 5,4 km na Linha 4 (não inclusos os 3,6 km entregues em 2010) |
2013 | 1 estação na Linha 5-Lilás (Adolfo Pinheiro) | 0,6 km na Linha 5 |
2014 | 5 estações na Linha 4-Amarela: Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie. | 3,9 km na Linha 4 |
Uma das prioridades do Governo do Estado de São Paulo, a malha ferroviária da CPTM transporta, diariamente, mais de 2,7 milhões de passageiros. Firme no propósito de oferecer um transporte ferroviário cada vez mais rápido, moderno e seguro - a exemplo do Metrô. A companhia prevê investimentos de R$ 9,4 bilhões entre 2012 a 2015 para aumentar as linhas, construir e reformar estações, otimizar a infraestrutura, aumentar e recuperar a frota. Ainda em 2011,iniciou a recapacitação da infraestrutura de suas seis linhas, com a implantação de novos sistemas de sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente. Atualmente, a CPTM tem 254 km de linhas operacionais e 89 estações nas suas seis linhas da Rede Metropolitana de São Paulo. Até o final de 2014, com a implantação de duas novas linhas programadas (Expresso ABC e Linha 13 Jade/Expresso Aeroporto) e a extensão de duas linhas já existentes (8 Diamante e 9 Esmeralda), serão acrescidos 47 novos quilômetros de linha à CPTM, chegando a 301,4 km de rede. O número de estações em atividade vai subir das atuais 89 para 97. Desde 2006, a CPTM encomendou 105 trens novos, sendo que até julho de 2012, 74 já foram entregues. A previsão da CPTM é que os outros trens sejam entregues gradativamente até o final de 2013. Em agosto de 2012 o governador Geraldo Alckmin autorizou a compra de mais 65 novos trens. Com isso, será possível reduzir os intervalos nas seis linhas para até três ou quatro minutos com a implantação de novo sistema de sinalização. Hoje, a média é de seis a sete minutos. O investimento total é de R$ 2,75 bilhões. Até 2014, devem ser reconstruídas ou reformadas 50 estações da companhia. Duas novas Linhas previstas pela CPTM até 2014 • A linha 13-Jade - Expresso Guarulhos ligará o município de Guarulhos à rede de transporte sobre trilhos da CPTM e o Metrô. Investimento: o valor de investimento para a implantação da obra, incluindo toda infraestrutura de operação e trens, está estimado em cerca de R$ 1,2 bilhão. A obra deve estar concluída até o final de 2014. • Expresso ABC - Linha de 25,2 km e seis paradas - Luz, Brás, Tamanduateí, São Caetano, Santo André e Mauá. Trafegará paralelamente à Linha 10 da CPTM, diminuindo em 35% o tempo de viagem entre as estações Luz e Mauá, isto é, de 37 minutos para 25. A obra deve aumentar o fluxo de pessoas no ramal de 260 mil para 600 mil por dia. Investimento: a obra (com a aquisição de 11 trens) está estimada em R$ 1,2 bilhão.
A retomada dos trens regionais Trata-se de um dos principais projetos do Estado para resgatar o serviço de ligações ferroviárias com os novos padrões de desempenho e qualidade. Para a implantação desses serviços, estão sendo contratadas empresas para desenvolver o projeto funcional e os estudos de viabilidade técnica, operacional, ambiental, de inserção urbana, consolidação de demanda, além do estudo econômico que indicará a melhor opção para a modelagem financeira desses empreendimentos. As principais iniciativas nessa direção são: • São Paulo-Santos - o edital para contratação de estudos e elaboração do projeto funcional já foi publicado, e as propostas técnicas e de habilitação foram abertas. O material está em análise na CPTM, para depois abrir para as propostas comerciais. • São Paulo-Sorocada - a licitação para contratação do estudo já foi concluída. Está sendo desenvolvido o projeto funcional, bem como a avaliação de alternativas de traçados, podendo ser considerados trechos parciais da antiga linha Sorocabana/Fepasa.
O prazo para o projeto funcional é junho de 2012. O custo do projeto é de R$ 1 milhão. • Expresso Jundiaí - a CPTM trabalha no edital de licitação para contratar os projetos básico, executivo e de estudos ambientais do Expresso Jundiaí. Com 45 km de extensão e tempo de percurso estimado em 25 minutos, o Expresso atenderá à necessidade de deslocamento da população entre Jundiaí, importante polo regional, e à cidade de São Paulo, como um meio de transporte rápido, econômico e não poluente. O início das obras está previsto para o fim de 2013 e a entrega da obra, em 2015. O custo estimado do projeto é de R$ 2 bilhões.
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Matéria copiada do site do Governo do Estado de São Paulo
http://www.saopaulo.sp.gov.br/acoesdegoverno/logistica-e-transportes/
"Desde o inicio deste blog muito ou quase tudo que foi feito de melhorias na cidade e estado de São Paulo foi ignorado por este autor nestes últimos 4 anos, entretanto, para fazer justiça , aqui fica um elogio significativo ao Governo do Estado de São Paulo deste cidadão que fez o blog justamente para cobrar , questionar e também elogiar . Este cidadão nunca viu neste pais tantas obras de metro e trem simultâneas e de qualidade sendo feitas, parabéns Governo do Estado de São Paulo." Alexandre Trindade