sexta-feira, 29 de março de 2013

Curitiba a cidade que tinha um sistema modelo de ônibus muda modal e percebe que está 15 anos atrasada no que tange a mobilidade urbana .


O Metrô Curitibano deverá sair do papel, uma vez que a cidade já conseguiu os recursos financeiros necessários para a construção da obra. Uma parceria entre Prefeitura, Governo Estadual, Parceria Público-Privada e empréstimos federais (PAC da Mobilidade) arrecadou R$2,25 bilhões.
A primeira linha do Metrô Curitibano será a Linha Azul, ligando a Cidade Industrial, no extremo sul, ao Centro. Toda linha metroviária será integrada com os ônibus da Rede de Transporte; incluindo a região metropolitana.
A Linha Azul terá uma extensão de 14,2 Km, divididos em 13 estações. A construção usará três sistemas construtivos: Elevado, Cut and Cover (túnel de média profundidade) e Túnel NATM (New Austrain Tunneling Method).
As canaletas de ônibus atuais serão transformadas em boulevards com calçadão, ciclovias, e paisagismo.
O projeto parece ser muito bom e beneficiará uma grande parte dos quase 2 milhões de curitibanos. A previsão de entrega é em 2016.
metrô curitiba linha azul 2016


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Art. 6º Não serão de domínio da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios as obras por eles simplesmente subvencionadas.)

Esta imagem, texto e matéria é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável embasado no artigo acima.


O que mais chama a atenção nesta constatação é que a cidade de Curitiba possui uma população de 2 milhões de habitantes somente , ou seja 5 vezes menor que a cidade de São Paulo , que não possuiu um sistema de transporte de ônibus como o de Curitiba e ainda insiste e tomar medidas paleativas e que vão na contra mão de suas reais necessidades. O próximo post irá explicar como é o sistema de ônibus de Curitiba.

Autor:  Alexandre Trindade  


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