O metrô de Caracas foi inaugurado em 2 de janeiro de 1983 e possui atualmente 54,2 km de extensão distribuídos em quatro linhas. Possui integração com o Metrobus, um sistema de ônibus coletivos que parte das estações do metrô atigindo lugares onde o metrô não possui cobertura direta.
Na década de 1960 iniciaram-se os primeiros estudos para a construção de uma rede de Metrô que resolveria parte do problema de transporte coletivo de Caracas. Em 1968 os estudos se transformam no projeto do metrô de Caracas, iniciando os plano para a construção da linha 1. A construção avançou durante a década de 1970, e em 8 de agosto de 1977 é criada a Compañía Anónima Metro de Caracas. A linha 1 entrou em funcionamento parcial em 2 de janeiro de 1983 no trecho entre Propatria-La Hoyada.História
]Tabela do sistema
Linha | Terminais | Inauguração | Comprimento (km) | Estações |
---|---|---|---|---|
1 | Propatria ↔ Palo Verde | 19 de novembro de 1989 | 20,4 | 22 |
2 | El Silêncio ↔ Zoológico | 6 de janeiro de 1988 | 17,8 | 13 |
3 | Plaza Venezuela ↔ La Rinconada(em expansão) | 15 de outubro de 2006 | 10,3* | 6* |
4 | Capuchinos ↔ Zona Rental(em expansão) | 18 de julho de 2006 | 5,7* | 5* |
Expansões futuras
Nos próximos anos o sistema será estendido da seguinte forma:
- Conclusão das estações intermediárias da linha 3 de 5,9 km desde a atual estação terminal El Vale até Lá Rinconada por uma via, onde circulará apenas um trem entre El Vale e La Rinconada, inaugurando a primeira via do trecho e as outras três estações (Los Jardines, Coche y Mercado) até 2008 quando as duas vias já estarão em funcionamento
- Segunda fase da linha 4, prevista para 2012.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).Seu novo presidente, o economista Guido Mantega, A alguns anos tomou duas decisões. A primeira foi liberar US$ 107 milhões para as obras do metrô de Caracas, na Venezuela de Hugo Chávez. A segunda foi engavetar um pedido de empréstimo, de US$ 150 milhões, feito pelo governador paulista Geraldo Alckmin para uma nova linha do metrô de São Paulo. “Isso não faz sentido algum”, disse Alckmin, indignado. “Isso seria ruim para as contas do País”, disse Mantega. O problema é que o mesmo BNDES, emprestou R$ 490 milhões para a Prefeitura de São Paulo, quando o cargo era ocupado pela petista Marta Suplicy. O dinheiro foi usado em corredores de ônibus e nos túneis feitos às vésperas da eleição municipal.
São Paulo, com 10 milhões de habitantes, é uma das cidades com a pior rede de transporte público da América Latina. Tinha então 57,6 quilômetros de metrô – Caracas, com 3,2 milhões de pessoas, tinha 42,7 quilômetros. A Cidade do México, por sua vez, já possui uma rede de 201 quilômetros de extensão. A cada dia, são registrados mais de 500 quilômetros de engarrafamentos nas ruas da capital paulista.
Curioso isso não acham ?
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