domingo, 24 de março de 2013

As 10 cidades mais congestionadas do planeta e suas respectivas características .


10 Cidades mais congestionadas, pesquisa de 2013 feita pela IBM.


1º Pequim - China

O metrô de Pequim foi o primeiro da China. Sua construção começou em 1965. O primeiro trajeto, entre a Estação Central e Pingguoyuan, foi aberto em 1 de outubro de 1969. O trajeto correspondia a atual parte ocidental da linha 1 e a parte sul da linha 2. O metrô unicamente podia ser usado pelos então empregados públicos, e apenas em 1977, oito anos depois, foi aberto ao público geral.
Em 20 de setembro de 1984 foi aberta a parte restante da linha circular, e assim se dividiu o serviço em duas linhas, a linha 1 (de Fuxingmen a Pingguoyuan direção ocidente - oriente) e a linha 2 (linha circular). Em 12 de dezembro de 1992 se ampliar a linha 1 que fazia o oriente, de Fuxingmen a Xidan. Uma prolongação posterior desta linha ocorreu em 28 de setembro de 1999, de Xidan a Sihuidong.
Uma nova linha, a linha 13, foi aberta em 28 de setembro de 2002, de Xizhimen a Huoying (parte ocidental), e em 28 de janeiro de 2003 foi completada a parte oriental, de Huoying a Dongzhimen.
A linha Batong, uma prolongação da linha 1 que fazia a parte sudeste, foi inaugurada em 27 de dezembro de 2003. A linha 5, a primeira conectar o norte com o sul da cidade, foi posta em funcionamento em 7 de outubro de 2007.
Em 30 de junho de 2008, seis semanas antes do início dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, foi prevista a abertura de três novas linhas: 8, 10 e 11 (linha do aeroporto). A linha 8 (ou linha olímpica) conectará Beitucheng com Senlingonyuan, passando pelo Estádio Olímpico, a linha 10 irá de Bagou a Jinsong, e terá 24,6 km de comprimento e 22 estações. A linha 11 conectará a estação Dongzhimen com o Aeroporto Internacional de Pequim.
Em 2012, três linhas já existentes (8, 9 e 10) foram ampliadas e foi criada uma nova linha, a 6, com o intuito de estimular o uso do transporte público e aliviar o trânsito nas estradas de Pequim.
Com a inauguração das novas secções do metro, Pequim passa a deter a rede de metro com mais quilómetros do mundo, ultrapassando Londres (402 km), Seul (406,2 km) e Xangai (425 km).
O sistema de Pequim conheceu um rápido crescimento na última década, com a criação de 13 das 16 linhas existentes. Um dos motores deste crescimento foi a cidade ter acolhido os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, a somar ao pacote de estímulo para combater a crise financeira global que o Governo chinês implementou em novembro desse ano e que foi essencialmente aplicado na construção de infraestruturas.

Linhas

Em 2012, o sistema de Pequim contava com 442 km de extensão, com 16 linhas e 261 estações no total. As linhas são as seguintes:
Linha e corTerminais
(Distrito)
AberturaÚltima
extensão
Compr.
km
Estações
(à superf.)
Ligações
 Linha 1 Pingguoyuan
(Shijingshan)
Sihui East
(Chaoyang)
1971199930.423 (2)24510Batong
 Linha 2 
loop
Xizhimen
(Xicheng)
Beijing Railway Station(Dongcheng)1971198723.1181456813Linha do Aeroporto
 Linha 4 
[b]
Anheqiao North
(Haidian)
Gongyixiqiao
(Fengtai)
20092010[b]28.224 (1)12691013Daxing[b]
 Linha 5 Tiantongyuan North
(Changping)
Songjiazhuang
(Fengtai)
200727.623 (7)1261013Yizhuang
 Linha 6 Haidian Wuluju
(Haidian)
Caofang
(Chaoyang)
201230.420245910
 Linha 8 Huilongguan Dongdajie
(Changping)
Gulou Dajie
(Dongcheng/Xicheng)
2008201222.01221013
 Linha 9 National Library
(Haidian)
Guogongzhuang
(Fengtai)
2011201216.5124610Fangshan
 Linha 10 Xiju
(Fengtai)
Shoujingmao
(Fengtai)
2008201254.84214568913,YizhuangLinha do Aeroporto
 Linha 13 Xizhimen
(Xicheng)
Dongzhimen
(Dongcheng)
2002200340.916 (15)24581015,ChangpingLinha do Aeroporto
 Linha 15 Wangjing West
(Chaoyang)
Fengbo
(Shunyi)
2010201130.213 (4)13
 Batong Line Sihui
(Chaoyang)
Tuqiao
(Tongzhou)
200318.913 (13)1
 Changping Line Nanshao
(Changping)
Xi'erqi
(Haidian)
201021.247 (6)13
 Daxing Line 
[b]
Gongyixiqiao
(Fengtai)
Tiangongyuan
(Daxing)
201021.711 (1)4[b]
 Fangshan Line Guogongzhuang
(Fengtai)
Suzhuang
(Fangshan)
2010201124.7911 (9)9
 Yizhuang Line Songjiazhuang
(Fengtai)
Estação Yizhuang(Tongzhou)201023.314 (8)510
 Airport Express Dongzhimen
(Dongcheng)
Terminal 2 (Chaoyang)
Terminal 3 (Shunyi)
200828.14 (1)21013
Total442261[a]






2º Cidade do México - México 

Metro da Cidade do México (designado formalmente por Sistema de Transporte Colectivo Metro) oferece serviço de transporte públicoàs áreas central e norte do Distrito Federal do México e municípios circundantes do Estado de México. Em 2004 transportou em média 3.9 milhões de pessoas por dia, o que o torna o quinto sistema de metro a nível mundial em termos do número anual de passageiros.
A primeira linha do metro servia 16 estações e foi aberta ao público em 1969. Desde então foram efectuadas várias expansões sucessivas à rede; actualmente é composta por 12 linhas, 195 estações e 177 km de linhas. Dentre as estações, 106 são subterrâneas (com as mais profundas situadas 35 metros abaixo do nível do solo), 53 são de superfície e 16 são elevadas.
Os comboios utilizados na maioria das linhas possuem pneus de borracha ao lado das tradicionais rodas de aço (sistema conhecido comometro sobre pneus), diminuindo assim o ruído produzido em operação e tornando o sistema tolerante aos solos instáveis da Cidade do México. As rodas de aço são utilizadas sozinhas apenas nos comboios que circulam na linha A.
Durante as horas de ponta, os comboios são constantemente servidos por vendedores ilegais que vendem um pouco de tudo, com especial relevo para CDs e DVDs pirateados. Em algumas linhas, sobretudo durante a hora de ponta, as duas primeiras carruagens destinam-se apenas a mulheres e crianças.

LinhaCorTrajectoAberturaExtensãoEstações
1RosaPantitlán - Observatório1969-198418,8 km20
2AzulCuatro Caminos - Tasqueña1970-198423,4 km24
3Verde olivaIndios Verdes - Universidad1970-198323,6 km21
4Azul claroSanta Anita - Martín Carrera1981-198210,7 km10
5AmarelaPolitécnico - Pantitlán1981-198215,7 km13
6VermelhaEl Rosario - Martín Carrera1983-198614 km11
7LaranjaEl Rosario - Barranca del Muerto1984-198818,8 km14
8VerdeGaribaldi - Constitución de 1917199420,1 km19
9CastanhaPantitlán - Tacubaya1987-198815,4 km12
AVioletaPantitlán - La Paz199117,2 km10
BVerde e prateadoCiudad Azteca - Buenavista1999-200023,7 km21
MAPA DO METRO CIDADE DO MÉXICO 177 KM 





3º Joanesburgo - África do Sul

Gautrain Rapid Rail Link ou Gautrain é um sistema de transporte ferroviário na Província de Gauteng, na África do Sul, conta com 80 quilômetros, e liga Joanesburgo à Pretória, e o Aeroporto Internacional Oliver Tambo. Espera-se que esta rede metroviária irá aliviar o congestionamento do tráfego no eixo Joanesburgo - Pretória, bem como oferecer uma alternativa viável ao transporte rodoviário, dada a limitada infra-estrutura de transporte público de Joanesburgo.


O Governo Provincial
 Gauteng formou uma parceria com especialistas locais e internacionais no negócio de construir uma moderna rede de transportes é reconhecida como o maior Parceria público-privada na África.[2]Gautrain em Gauteng

O trem está previsto para reduzir o número de carros na rodovia N1 Ben Schoeman Highway por 20%, com 100.000 passageiros por dia.
O Departamento de Transportes de Gauteng obteve autorização ambiental realizado por um Estudo de Impacto Ambiental (AIA) para esta finalidade. A necessária autorização foi concedida em 25 de Abril de 2004. Em 7 de Dezembro de 2005, o gabinete de Governo do Sul Africano deu luz verde para o projeto, um custo superior a 24 bilhões de Rand.
Em Fevereiro de 2006], ministro das Finanças Trevor Manuel anunciou a atribuição de R7.1bn ao Fisco Nacional para o Metropolitano. Em 16 de Fevereiro de 2006 e, em seguida, o Gauteng Premier Mbhazima Shilowa anunciou que atingiu a Província de Gauteng alcançou relações comerciais com a Bombela Consórcio, o proponente escolhido e para que as negociações financeiras para chegar perto de ser iniciada.
Embora construção só teve início em 28 de Setembro de 2006, os investidores, desenvolvedores, pequenas empresas e empresários já estão correndo para iniciar novos empreendimentos, tais como escritórios, shoppings, entretenimento e residenciais ao longo da rede do Gautrain. A procura de terrenos, bem como preços imobiliários nessas áreas aumentou dramaticamente. A Lightstone, a empresa independente fez avaliação dos riscos, tenha analisado residenciais e repetir transações de vendas e a inflação dos preços de propriedades dentro de 2 km a 3 km de cada estação, e comparou-o com o preço global da inflação em GautengJoanesburgo e Pretória.[3][4] [5]
Curiosamente, a proporção de todas as transações imobiliárias em Gauteng envolvendo propriedades dentro de 2 km da estação cresceu de 3,8% para 6,0% entre 2000 e 2007, enquanto a atividade em áreas entre 2 km e 3 km das estações tem permanecido relativamente constante entre 4,0% e 5,0 % durante esse mesmo período.[6]
Futuras projeções para as transações comerciais e acesso a novos mercados para os produtos, bens e serviços, serão R $ 6 bilhões, como resultado da rede metropolitana do Gautrain. Sustentabilidade é fundamental para o sucesso da Gautrain. O rejuvenescimento da cidade é outra conquista.
Estima-se que Gautrain irá criar 93 000 postos diretos, indiretos e induzidos durante a construção. [7][8][9] Mais de 3 000 postos de trabalho por ano, serão criado durante a operação.
O Gautrain atinge mais importantes objetivos descritos em Gauteng no Crescimento e Desenvolvimento Sustentável. Ela inclui os requisitos para Broad Broad Based Black Economic Empowerment em termos de propriedade e de controle ampliado; habilidades de transferência e contratação preferencial. Ênfase também é colocada sobre o empoderamento das mulheres, da juventude e as pessoas com deficiência.[10]
MAPA DO METRO DE JOANESBURGO 80 KM






4º Moscou - Rússia

Metro de Moscovo (português europeu) ou Metrô de Moscou (português brasileiro), (em russo Московский метрополитен), ou ainda como palácio subterrâneo, foi inaugurado em 1935, sendo o maior do mundo por densidade de passageiros, transportando por volta de 3.341.500.000 pessoas por ano e cerca de 9,2 milhões de pessoas por dia. Sua rede é composta de 185 estações, distribuídas por 12 linhas através de 305,5 km (sexto mais extenso do mundo atrás de Nova IorqueLondresParisTóquio e Seul).[carece de fontes]

Linhas

#NomeInauguraçãoComprimentoTempo de viagem
1Socolhnitcheskaia (em russoСокольническая)193526.2 km41 min
2Zamoskvoretskaia (em russoЗамоскворецкая)193836.9 km50 min
3Arbatsko-Pokrovskaia (em russoАрбатско-Покровская)193844.39 km30 min
4Filiovskaia (em russoФилёвская)195814.9 km27 min
5Kolhtsevaia (em russoКольцевая)195019.4 km29 min
6Kalujsko-Rijskaia (em russoКалужско-Рижская)195837.8 km58 min
7Tagansko-Krasnopresnenskaia (em russoТаганско-Краснопресненская)196635.9 km48 min
8Kalininskaia (em russoКалининская)197913.1 km17 min
9Serpukhovsko-Timiriasevskaia (em russoСерпуховско-Тимирязевская)198341.2 km58 min
10Liublinsko-Dmitrovskaia (em russoЛюблинско-Дмитровская)199521.2 km25 min
11Kakhovskaia (em russoКаховская)19953.3 km5 min
12Butovskaia (em russoБутовская)20035.5 km

MAPA DO METRO DE MOSCOU 305,5 KM


5º Nova Déli - Índia

Delhi Metro Rail Corp (abreviado para DMRC ) é uma estatal empresa com participação acionária igual do Governo da Índia e de Governo da National Capital Territory of Delhi. No entanto, a organização está sob o controle administrativo do Ministério do Desenvolvimento Urbano,Governo da Índia . Delhi Metro é um trânsito rápido sistema servindo Delhi , Gurgaon , Noida e Ghaziabad na região da capital nacional da Índia.Delhi Metro é o sistema de transporte da Índia primeiro pública moderna, que revolucionou as viagens, proporcionando um meio rápido, confiável, segura e confortável de transporte. A rede é composta de seis linhas com uma extensão total de 189,63 km (117,83 milhas) com 142 estações , dos quais 35 são subterrâneas, cinco estão em série, eo restante são elevados. Todas as estações têm escadas rolantes, elevadores e telhas táteis para orientar os deficientes visuais das entradas da estação de trens. Ele tem uma combinação de elevados, linhas de grau, e subterrânea, e utiliza bitola larga e bitola padrão material circulante. Quatro tipos de material circulante são usados: Mitsubishi -Rotem bitola larga, Bombardier Movia, Mitsubishi -Rotem bitola padrão, e CAF Beasain padrão de construção e operação de gauge.Besides Delhi metro, DMRC também está envolvido no planejamento e implementação de metro ferroviário, monotrilho e projetos ferroviários de alta velocidade na Índia e na prestação de serviços de consultoria para projetos de metrô outros no país, bem como no exterior.
Delhi Metro está a ser construído e operado pelo Metro Delhi Rail Corporation Limited (DMRC), ( Hindi : दिल्ली मेट्रो रेल निगम लिमिटेड ). Em novembro de 2010, DMRC opera cerca de 2.700 viagens diárias de 6:00-23:00 correndo com um intervalo de 2 minutos e 30 segundos entre os trens na freqüência de pico. [ 6 ] [ 7 ] Os trens são principalmente de quatro treinadores, mas devido ao aumento no número de passageiros, seis ônibus-trens também são adicionados na Linha Amarela (Jahangirpuri para HUDA centro da cidade), Linha Azul (Dwarka seg -21 a Vaishali / NOIDA Centro da Cidade), Violet Line (Secretariado Central Badarpur) . ea linha verde (Inderlok / Kirti Nagar para Mundka) Linha Amarela é o primeiro com oito trens treinador. [ 4 ] [ 5 ] [ 7 ] [ 8 ] A potência é fornecida por 25 quilos volts , 50 - hertz alternada corrente através da catenária sobrecarga . O metro tem um número de passageiros média diária de 1,8 milhões de passageiros, e, a partir de julho de 2011, tinha levado mais de 1.250 milhões passageiros desde a sua criação. [ 9 ] O Delhi Metro Rail Corporation foi certificado pela Organização das Nações Unidas como o trilho de metrô em primeiro trilho sistema baseado no mundo a obter "créditos de carbono para reduzir as emissões de gases de efeito estufa" e ajudar na redução dos níveis de poluição na cidade, 630.000 toneladas a cada ano. [ 10 ]
Planejamento para o metrô começou em 1984, quando a Autoridade de Desenvolvimento Delhi eo Urban Arts Comissão veio com uma proposta de desenvolvimento de um sistema de transporte multi-modal para a cidade. O Governo da Índia e do Governo de Nova Deli criaram conjuntamente a Delhi Metro Rail Corporation (DMRC) registrado em 3 de Maio de 1995, sob a Lei das Sociedades de 1956. A construção começou em 1998, ea primeira seção, na Linha Vermelha , inaugurado em 2002, seguida pela Linha Amarela , em 2004, a Linha Azul , em 2005, sua linha de filial em 2009, os Verdes e Linhas Violeta em 2010, e da Deli Aeroporto Metro Express em 2011.

O conceito de um transporte de massa rápido para Nova Deli surgiu a partir de um estudo de tráfego e as características de viagens que foi realizada na cidade em 1969. [ 11 ] Ao longo dos próximos anos, os comitês oficiais muitos por uma variedade de departamentos governamentais foram contratados para examinar questões relacionadas à tecnologia, alinhamento, via e jurisdição governamental. [ 12 ] Em 1984, a Autoridade de Desenvolvimento de Delhi eo Urban Arts Comissão veio com uma proposta de desenvolvimento de um sistema de transporte multi-modal, que consistiria de construção de três massa subterrânea corredores de trânsito rápido, assim aumentando existente da cidade ferroviária suburbana e redes de transporte rodoviário. [ 13 ]
Enquanto extensos estudos técnicos e à obtenção de financiamentos para o projeto estavam em andamento, a cidade expandiu-se significativamente, resultando em um aumento de duas vezes na população e um aumento de cinco vezes no número de veículos entre 1981 e 1998. [ 13 ] Por conseguinte congestionamento de tráfego e poluição subiram, como um número crescente de passageiros levou para veículos particulares com o sistema de ônibus existente incapaz de suportar a carga. [ 11 ] Uma tentativa de privatizar o sistema de transporte de ônibus, em 1992, apenas para agravar o problema, com os operadores inexperientes que operam mal conservados, barulhento e poluente ônibus em rotas longas, resultando em longos tempos de espera, serviço confiável, extremas superlotação, motoristas não qualificados, condução em alta velocidade e imprudente. [ 14 ] Para corrigir a situação, o Governo da Índia eo Governo de Nova Deli criaram conjuntamente uma empresa chamada Delhi Metro Rail Corporation (DMRC) em 3 de maio de 1995, com E. Sreedharan como diretor-gerente. [ 15 ]
Dr. E. Sreedharan entregou o cargo como MD, DMRC para Sri Mangu Singh em 31 de dezembro de 2011.

Construção

Trabalhos de construção física no Metro Delhi começou em 1 de Outubro de 1998. [ 16 ] Após os problemas anteriores vividas pela Metro Calcutá , que foi gravemente atrasado e 12 vezes acima do orçamento devido a "interferência política, problemas técnicos e atrasos burocráticos", o DMRC foi dado plenos poderes para contratar pessoas, decidir sobre propostas e fundos de controle.[ 17 ] O DMRC então consultou a Hong Kong MTR em rápida operação de trânsito e técnicas de construção. [ 18 ] Como resultado, a construção prosseguiu sem problemas, exceto por uma grande discordância em 2000, onde o Ministério das Ferrovias forçou o sistema a usar bitola larga , apesar da preferência do DMRC para bitola padrão . [ 19 ]
A primeira linha do metrô de Déli foi inaugurado pelo Atal Behari Vajpayee , o então primeiro-ministro da Índia , em 24 de dezembro de 2002, [ 20 ] e, assim, tornou-se o segundo subsolo sistema de trânsito rápido na Índia , depois do Metro Kolkata . A primeira fase do projeto foi concluída em 2006, [ 21 ] no orçamento e quase três anos antes do previsto, uma conquista descrita porBusiness Week como "nada menos que um milagre". [ 22 ]

Construção acidentes

Em 19 de outubro de 2008, um lançador de viga e uma parte da extensão da Linha Azul sobrecarga em construção em Laxmi Nagar, East Delhi desmoronou e caiu sobre veículos que passam por baixo. Trabalhadores foram levantando uma extensão 400 t concreta da ponte, com a ajuda de um guindaste, quando o lançador de colapso, juntamente com um intervalo de 34 metros (112 pés) de comprimento da ponte na parte superior de um barramento Blueline matando o condutor e um operário. [ 23 ]
Em 12 de julho de 2009, uma parte de uma ponte em construção desabou quando sua viga de lançamento perdeu o equilíbrio enquanto era erguido em Zamrudpur, perto de East of Kailash, na Secretaria Central - corredor Badarpur. Seis pessoas morreram e 15 ficaram feridas. [ 24 ] No dia seguinte, em 13 de julho de 2009, um guindaste que estava removendo os escombros em colapso, e com um efeito de pino de boliche colapso dois outros guindastes próximos, ferindo seis. [ 25 ] Em 22 de Julho de 2009, uma viga de aço caiu sobre um trabalhador na em construção Ashok Parque estação de metrô, matando-o. [ 26 ] Mais de uma centena de pessoas, incluindo 93 trabalhadores, morreram desde o trabalho no metrô começou em 1998. [ 27 ]

Rede

Mapa de rede
O Metro de Delhi está sendo construído em fases. Fase I concluída 65,11 km (40,46 km) de comprimento da rota, dos quais 13,01 km (8,08 milhas) é subterrânea e 52,10 km (32,37 km) de superfície ou elevado. A inauguração da Dwarka - Barakhamba Road . corredor da Linha Azul marcou a conclusão da Fase I em outubro de 2006 [ 21 ] Fase II da rede compreende 128 km (80 milhas) de comprimento e 79 estações de rota, e está totalmente concluído, com a primeira seção aberta em junho de 2008 ea última linha foi inaugurado em agosto de 2011. [ 28 ] Fases III (112 km) e IV (108,5 km) estão previstas para serem concluídas em 2016 e 2021, respectivamente, com a rede que abrange 413 km ( 257 milhas) até então. [ 29 ]

rotas atuais

A partir de 1 Janeiro de 2013, toda a Fase I e Fase II estavam completos com a rede que compreende seis linhas com 142 estações de metro e um comprimento total de 190 km (120 milhas).
LinhaPrimeiro operacionalExtensão ÚltimaEstações[ 30 ]Comprimento
(km) [ 30 ]
TerminaisO material circulanteAferirPoder
     Linha Vermelha24 de dezembro de 200204 de junho de 20082125,09Dilshad JardimRithala26 trens [ 31 ]1676 milímetros25kV OH
     Linha Amarela20 dezembro de 20043 de setembro de 20103444,65JahangirpuriHUDA Centro60 comboios [ 6 ]1676 milímetrosAA
     Linha Azul31 de dezembro de 200530 de outubro de 20104449,93Noida CentroDwarka Setor 2170 trens [ 7 ]1676 milímetrosBB
07 de janeiro de 201014 de julho de 201178,74Banco YamunaVaishali1676 milímetrosCC
     Linha Verde03 de abril de 2010-1315,14InderlokMundka15 trens [ 32 ]1,435 milímetros
27 ago 2011-23,32Kirti NagarAshok principal parque1676 milímetrosDD
     Linha Violeta03 de outubro de 201014 de janeiro de 20111520,04Central SecretariaBadarpur30 trens [ 33 ]1,435 milímetrosEE
     Airport Express23 de fevereiro de 2011-622,70Nova DélhiDwarka Setor 218 trens1676 milímetrosGG
Total142190

editar ]

LinhaEstaçõesComprimento
(km)
TerminaisN º de intercâmbios
planejado
     Linha Amarela extensão34,48JahangirpuriBadli0
     Linha Violeta79,36Central SecretariaKashmere Portão2
1113,875BadarpurYMCA chowk, Faridabad0
     Linha Azul ramo45,5DwarkaNajafgarh1
     Linha Verde611,182MundkaBahadurgarh0
Linha Estrada Inner Ring (linha 7) [ 68 ]3758,40MukundpurShiv Vihar10
Linha Estrada Outer Ring (linha 8)2637,25Janakpuri OesteJardim botânico4
Total92140,04717
Para além destas linhas aprovadas, existem várias outras linhas de propostas que aguardam aprovação para inclusão na Fase III. [ 69 ] Estas extensões de linha são:
LinhaEstaçõesComprimento
(km)
TerminaisN º de intercâmbios
planejado
     Linha Azul ramo56Noida CentroNoida Setor 620
     Airport Express511,63Dwarka Setor 21IFFCO Chowk1
     Linha Vermelha69,6Dilshad JardimBus Stand Novo, Ghaziabad0
     Linha Vermelha612RithalaBawana0
Total39,231
Fase III terá 28 estações de metrô cobrindo 41 km. [ 70 ] Mais de 20 máquinas de perfuração do túnel deverão ser utilizados simultaneamente durante a construção da Fase III. [ 71 ] Delhi Metro está esperando um número de passageiros de 4 milhões após a conclusão da Fase III. DMRC decidiu utilizar a comunicação controle de trens baseado (CBTC) para sinalização que permitirá que os trens para rodar em um avanço curto de 90 segundos. [ 72 ] Tendo isso em mente e outras restrições, DMRC mudou sua decisão de construir nove estações longas de carro para novas linhas e estações em vez de optar por mais curtos que podem acomodar seis trens de carros.
Pela primeira vez, Delhi Metro vai construir linhas de anel na Fase III. Até Fase II, Delhi Metro focada em expandir o alcance do metrô e, assim, construíram longas linhas radiais. No entanto, na Fase III, Delhi Metro é com o objetivo de interligar as linhas existentes por linhas anel para melhorar a conectividade. Isto não só irá ajudar na redução das distâncias, mas também irá aliviar linhas radiais de algum congestionamento.

MAPA DO METRO DE DELHI 301 KM 

Arquivo: Delhi Metro Fase 3 map.svg Rota

6º São Paulo 

O sistema de transporte ferroviário de São Paulo é moderno, seguro, limpo e eficiente, com certificado pelas ISO 9001ISO 14001 e ISO 18001[26]. Tem quatro linhas gerenciadas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (o Metrô) e uma administrada pela empresa privada ViaQuatro, a Linha 4, concedida por trinta anos.
O sistema de metrô de São Paulo é composto por cinco linhas em código de cores: Linha 1-AzulLinha 2-VerdeLinha 3-VermelhaLinha 4-Amarela eLinha 5-Lilás. O sistema de metrô transporta 3,3 milhões de passageiros por dia. A rede de metrô em si está longe de cobrir toda a área urbana da cidade de São Paulo e só existe dentro dos limites da cidade. Outra empresa, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), atende 22 dos 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, com linhas de transporte ferroviário pesado suburbano, que somam seis linhas (7, 8, 9, 10, 11 e 12), totalizando 260,8 quilômetros de comprimento, que servem 93 estações e transportam 1,9 milhão de passageiros por dia. O Metrô e a CPTM estão integrados por meio de várias estações. A CPTM e o Metrô operam como empresas estatais e receberam prêmios nos últimos anos como um dos sistemas mais limpos do mundo pela ISO 9001.
A primeira linha, Norte–Sul, mais tarde rebatizada de "Linha Azul" ou "Linha 1-Azul", foi inaugurada em 18 de setembro de 1972, com uma operação experimental entre as estações Saúde e Jabaquara. As operações comerciais começaram em 14 de setembro de 1974, após um período de oito anos, que começou em 1966, sob administração do prefeito José Vicente Faria Lima. A expansão do sistema de metrô inclui novas linhas. A partir do final de 2004, a construção começou em um bilhão de dólares, 12,8 quilômetros de linha (Linha 4 - Amarela), com onze estações, destinadas a transportar quase um milhão de pessoas por dia. No mesmo ano a Linha 2 também começou a ser ampliada, com novas estações abertas em 2006, em 2007 e 2010.
Uma expansão de 11,4 quilômetros da Linha 5 e a construção de uma linha de 28 quilômetros até o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos("Expresso Aeroporto") também estão em estudos. Os planos também incluem a atualização do sistema ferroviário pesado da CPTM, o que irá adicionar a capacidade de vários milhões de passageiros no sistema. Espera-se que o Metrô de São Paulo e os sistemas da CPTM levem juntos cerca de sete milhões de pessoas por dia em uma semana média até 2014 — hoje são 5,4 milhões de pessoas por dia, sendo 3,4 milhões pelo Metrô e dois milhões pela CPTM em 2009. As estações de metrô funcionam das 4h40 a 0 hora. Em 2010 os bilhetes custavam 2,65 reais. Em 2006 o sistema de metrô de São Paulo começou a utilizar um bilhete eletrônico denominado "Bilhete Único". Com este bilhete, usado como um cartão inteligente recarregável, o passageiro pode pegar até três ônibus e um metrô ou trem suburbano dentro de três horas, pagando 4,07 reais, ou quatro ônibus pagando 2,70 reais.

Tabela do sistema

O sistema de transporte ferroviário de São Paulo é moderno, seguro, limpo e eficiente, com certificado pelas ISO 9001ISO 14001 e ISO 18001[26]. Tem quatro linhas gerenciadas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (o Metrô) e uma administrada pela empresa privada ViaQuatro, a Linha 4, concedida por trinta anos.
LinhaTerminaisInauguraçãoComprimento (km)EstaçõesDuração das viagens (min)Funcionamento (*)
1
Azul
Tucuruvi ↔ Jabaquara14 de setembro de 197420,22347Diariamente, das 4h40 à 0h32; Sábados até a 1 hora de domingo
2
Verde
Vila Madalena ↔ Vila Prudente25 de janeiro de 199114,71433Diariamente, das 4h40 à 0h24; Sábados até a 1 hora de domingo
3
Vermelha
Palmeiras-Barra Funda ↔ Corinthians-Itaquera10 de março de 1979221844Diariamente, das 4h40 à 0h35; Sábados até a 1 hora de domingo
4
Amarela
Luz ↔ Butantã25 de maio de 201012,8:
9,0 + 3,8(**)
11:
6 + 5(**)
10Diariamente, das 4h40 à meia-noite¹; Sábados até a 1 hora de domingo
5
Lilás
Capão Redondo ↔ Largo Treze20 de outubro de 200220,6:
8,8 + 11,8(**)
17:
6 + 11(**)
13Diariamente, das 4h40 à 0h10
(*) Aos finais de semana, de sábado para domingo, as linhas 1, 2, 3 e 4 fecham à uma hora de domingo.
  1. Os números entre parênteses demonstram valores após a expansão prevista nas linhas 2-Verde4-Amarela e 5-Lilás

MAPA DO METRO DE SP 73 KM






7º Milão - Itália

metropolitano de Milão (em italianoMetropolitana di Milano) é o maior sistema de metropolitano da Itália, com cerca de 92 km (fevereiro 201£), destes 50 km estão dentro da cidade de Milão e numerosos km deles são subterrâneos. Conta com 4 linhas e 101 estações.


As primeiras propostas para a construção de uma ferrovia urbana em Milão datam de 1848; porém, as obras começaram somente no ano de 1957. A primeira linha foi inaugurada em 1 de novembro de 1964, ligando as estações de Lotto e Sesto Marelli em uma extensão de 11 km; em 1969, foi inaugurada a segunda linha do sistema. A terceira linha foi inaugurada em 1990, sendo a última parte entregue em 2004. E, finalmente la cuarta linha (M5) foi inaugurada em 2013.
História

Linhas do sistema

Milano linea M1.svg com 24,7 km de extensão, liga as estações de Sesto FS e Rho Fiera, com um ramal entre Buonnarroti e Bisceglie.
Milano linea M2.svg liga Abbiategrasso e Assago a Gessate, com uma ramal entre Cascina Gobba e Cologno Nord. Possui 39,4 km de vias.
Milano linea M3.svg com 17,1 km de extensão, liga San Donato ao Comasina.
Milano linea M5.svg com 4,1 km de extensão, é a mais curta do sistema e liga Zara ao Bignami.

MAPA DO METRO DE MILÃO 50 KM 
Ficheiro:Metropolitana Milano 2013-02.png





8º Buenos Aires - Argentina 

Metropolitano de Buenos Aires (chamado localmente de Subte) é a rede de subterrâneos da cidade de Buenos Aires. A primeira linha desta rede de trens subterrâneos foi inaugurada em 1913, sendo a primeira de seu tipo na Ibero-América e em todo o Hemisfério Sul. A rede se estendeu rapidamente nas primeiras décadas do século XX, mas o ritmo de ampliação diminuiu drasticamente durante os anos que seguiram à Segunda Guerra Mundial. No final da década de 1990 começou um novo processo de expansão da rede, com o planejamento de quatro novas linhas.


História

Pero os distintos projetos foram caducando ao não lograr-se obter capitais dada, segundo Miguel Cané, "a tibieza dos ingleses para dar os fundos necessários a obra".[2]Os debates sobre a necessidade de construir um sistema de transportes subterrâneos em Buenos Aires começam a fins do século XIX, em direta relação com o sistema de bondes. Estes operavam desde 1870, e para em 1900 se foram em uma crise agravada pela monopolização das empresas, processo iniciado frente à eletrificação deste sistema

Inícios

Em 1909, o Conselho Deliberante de Buenos Aires aprovou o contrato entre o intendente Güiraldes e a Companhia de Trens Anglo – Argentina (CTAA) para que esta construiria e explorara por 80 anos três linhas de subterrâneos: Praça de Maio – Primeira Junta (atual linha A), Constitución – Retiro (atuallinha C) e Praça de Maio – Palermo (parte da atual linha D). Apenas se concretizou a primeira.
Em 1923, a primeira linha de subterrâneos já transportava 10% de passageiros de todo o sistema de metropolitano e bondes com apenas 1% das vias.

Desenvolvimento da rede

A primeira linha do subterrâneo foi inaugurada em 1 de dezembro de 1913 e foi construída pela Companhia de Trens Anglo Argentina, que havia recebido a concessão em 1909. Essa línea estava constituída por um dos atuais trilhos da linha A, que unia as estações de Plaza de Mayo e Plaza Miserere. Em 1 de abril de 1914 se ampliou a linha até a estação Río de Janeiro e em 1 de julho se estendeu hasta a estação Primera Junta.
Em 1912 a Companhia Lacroze Hermanos gana una concessão para construir outra linha de subterrâneos. Esta linha é a atual linha B e foi inaugurada em17 de outubro de 1930. Em 1933 a Companhia Hispano – Argentina de Obras Públicas e Finanças (CHADOPYF) começa a construção das restantes linhas de metropolitanos.
Em fevereiro de 1939 começa a funcionar a Corporação de Transportes da Cidade de Buenos Aires, composta por capitais privados e estatais. Esta corporação tinha a função de consolidar os subterrâneos, e também os bondes, trens, coletivos e ônibus. Pelas importantes dividas que possuía, em 1948a empresa entra em liquidação. É substituída em 1952 pela Administração General de Transportes de Buenos Aires, que dependia diretamente do Ministério de Transporte da Nação. AGTBA começou a desprender-se de todos os sistemas de transporte, salvo do subterrâneo. Ao liquidar-se em 1963, o Estado a substituiu por outra empresa de origem público, Subterráneos de Buenos Aires, que em 1977 adquiriu plena autonomia ao converter-se em unaSociedad del Estado, sendo o paquete acionário transferido a Municipalidade da Cidade de Buenos Aires em 1979.

Componentes da rede

Linhas

A rede está conformada atualmente por seis líneas denominadas com letras — da A à E e a H— e identificadas com cores, que supõem uns 52,3 km de vias. A totalidade da rede é subterrânea, não existindo tramo algum a nível ou em viaduto.
Durante os anos 1970 a então operadora, Subterráneos de Buenos Aires, assimilou uma cor a cada linha: a linha A foi associada com a cor celeste, a B com a verde, a C com a violeta, a D com a vermelha e a E com o amarelo. A meados dos anos 1990 o atual operador, Metrovías, resolveu alterar o esquema. Nesse sentido, inverteram-se as cores das linhas B e D, para a C se adotou a azul e a E lhe foi assimilado o violeta. Subterráneos de Buenos Aires começou a identificar a nova linha H com um tono amarelo.
Adicionalmente, estão projetadas outras três linhas a construir-se no futuro próximo. De manter-se os planos de construção atuais, quando terminem de construir-se as novas linhas, a rede contará com una longitude total de 75 km de recorrido sem contar as extensões das atuais líneas nem o Premetro, e das atuais 74 estações passaram a ter 127.

Linhas de subterranêos

LinhaCorInauguraçãoRecorrido inauguralRecorrido atualLongitude
em km
EstaçõesPassageiros
por dia**[3]
Linha ACeleste1913Plaza de Mayo-Plaza MisererePlaza de Mayo-Carabobo10,716307.188
Linha BVermelho1930Callao-Federico LacrozeLeandro N. Alem-Los Incas - Parque Chas10,215412.882
Linha CAzul1934Constitución-Carlos Pellegrini (Diagonal Norte)Constitución-Retiro4,59338.618
Linha DVerde1937Florida (Catedral)-TribunalesCatedral-Congreso de Tucumán11,016440.384
Linha EVioleta1944Constitución-General UrquizaBolívar-Plaza de los Virreyes9,615135.549
Linha HAmarelo2007Once-CaserosCorrientes-Caseros11,0*15*23.853
* segundo Anexo I da lei 670
** A abril de 2009.


MAPA DO METRO DE BUENOS AIRES 52,3 KM 

Ficheiro:Red de SBA a diciembre 2010.svg

Projetos

  • A Linha F (Constitución - Plaza Italia), terá 8,6 km e 13 estações.
  • A Linha G (Retiro - Cid Campeador), terá 7,3 km e 11 estações.
  • A Linha I (Emilio Mitre - Plaza Italia), terá 6,6 km e 10 estações
  • Pre-metrô foi aberto ao público em 27 de agosto de 1987. A linha possui 10 estações em comum, com 4 a mais para o ramal General Savio (14) e 2 a mais para o ramal Centro Cívico (12).



9º Madri - Espanha

Metro de Madrid é o sistema de metropolitano que serve a capital da Espanha.[4]
Esta rede de metropolitano é uma das maiores do mundo, tanto pela sua extensão, como pelo número de estações. Estão em operação 281 estações em 12 linhas mais um ramal, além de 3 linhas operadas com veículo leve sobre trilhos (VLT) que contam com outras 38 estações, e são identificadas como "Metro Ligero de Madrid".[5] O sistema utiliza 2.310 vagões e transportou no ano de 2011 aproximadamente 634 milhões de passageiros.[1][2]
É a sexta rede de metropolitano do mundo com uma extensão de 283,8 km,[6] depois de Londres com 408,0 km,[7] Nova Iorque com 368 km,[8] Tóquio com 304,5 km, Moscou com 292,9 km e Seul com 286,9 km.[6]
O sistema metroviário da capital madrilenha é operado pela empresa pública "Metro de Madrid S.A.".[3] A "Metros Ligeros de Madrid S.A." é a responsável pela operação da linha 1 do Metro Ligeiro. As linhas 2 e 3 são administradas por "Metro Ligero Oeste S.A.".[9] Todas estas empresas estão integradas ao "Consorcio Regional de Transportes de Madrid", que é o responsável desde 1986 para unir os esforços das empresas públicas e privadas relacionadas com o transporte público de Madrid. É sua a coordenação dos serviços, area de atuação e tarifas.[10]

A rede de metropolitano de Madrid é constituída pelas seguintes linhas:[21]
LinhaComprimento
(km)
EstaçõesPlataforma
(m)
Início das operações
Madrid-MetroLinea1.svg
Pinar de Chamartín ↔ Valdecarros
23,876339031 de outubro de 1919[12]
Madrid-MetroLinea2.svg
Las Rosas ↔ Cuatro Caminos
9,531166015 de junho de 1924[12]
Madrid-MetroLinea3.svg
Villaverde Alto ↔ Moncloa
16,42418909 de agosto de 1936[12]
Madrid-MetroLinea4.svg
Argüelles ↔ Pinar de Chamartín
16,0236023 de março de 1944[22]
Madrid-MetroLinea5.svg
Alameda de Osuna ↔ Casa de Campo
23,21732905 de junho de 1968[17]
Madrid-MetroLinea6.svg
Circular
23,472 (circular)2811510 de outubro de 1979[17]
Madrid-MetroLinea7.svg
Pitis ↔ Hospital del Henares
32,9193011517 de julho de 1974[17]
Madrid-MetroLinea8.svg
Nuevos Ministerios ↔ Aeropuerto
16,467811524 de junho de 1998[23]
Madrid-MetroLinea9.svg
Mirasierra ↔ Arganda del Rey
38,02711531 de janeiro de 1980[24]
Madrid-MetroLinea10.svg
Hospital Infanta Sofía ↔ Puerta del Sur
36,5143111517 de dezembro de 1981[17]
Madrid-MetroLinea11.svg
Plaza Elíptica ↔ La Peseta
5,308611516 de novembro de 1998[25]
Madrid-MetroLinea12.svg
MetroSur
40,96 (circular)2811511 de abril de 2003[26]
Madrid-MetroRamal.svg
Ramal Opera ↔ Príncipe Pío
1,09226026 de dezembro de 1925[12]
Total (Linhas de metro)283,780281--
Madrid MetroLigero1.svg
Pinar de Chamartí­n ↔ Las Tablas
5,39594524 de maio de 2007[27]
Madrid MetroLigero2.svg
Colonia Jardín ↔ Estación de Aravaca
8,680134527 de julho de 2007[28]
Madrid MetroLigero3.svg
Colonia Jardín ↔ Puerta de Boadilla
13,699164527 de julho de 2007[28]
Total (Linhas VLT)27,77438--
Total (Linhas de metro + VLT)311,554319--


MAPA DO METRO DE MADRID 283,8 KM
Ficheiro:Madrid Metro Map.svg





10º Londres - Inglaterra

Metropolitano de Londres, também conhecido como Metro de Londres (português europeu) ou Metrô de Londres (português brasileiro), ou no seu nome original London Underground, conhecido ainda por The TubeTubeThe Underground ou Underground, é um sistema de metropolitano que serve grande parte da Grande Londres e as áreas vizinhas de EssexHertfordshire e Buckinghamshire no Reino Unido, e constitui o sistema de metropolitano mais antigo e extenso do mundo.[6][7] Foi também a primeira rede de metropolitano a operar com comboios elétricos.[8] É geralmente referido como the Underground ou the Tube — um termo mais recente, devido à forma dos túneis do metro, em forma de tubo — porém, cerca de 55% da rede do metropolitano é à superfície (apesar de o próprio nome do metropolitano serUnderground, que significa subterrâneo). Entrou em operação no dia 10 de Janeiro de 1863 com a Metropolitan Railway, de onde surgiu o termo "metro" (a maior parte dessa rota inicial é agora parte da Hammersmith & City line),[9] e em 1890, começaram as primeiras operações com comboios eléctricos.[10]
As primeiras linhas da presente rede do Metropolitano de Londres, que foram construídas por várias empresas privadas, tornaram-se parte de um sistema de transporte integrado (que inclui também as principais linhas ferroviárias) em 1933 com a criação do London Passenger Transport Board (LPTB - Transporte de Passageiros de Londres em português), mais habitualmente conhecido pelo seu nome mais curto: "London Transport". O sistema de metropolitano londrino tornou-se uma entidade independente quando a London Underground Limited (LUL) foi formada pelo Governo do Reino Unido em 1985.[11] Desde 2003, a LUL tem sido uma subsidiária integral da Transport for London (TfL), a corporação responsável pela maioria dos aspectos do sistema de transportes que serve a Grande Londres, que é dirigida por um quadro e um comissário, escolhidos pelo Prefeito de Londres.[12]
O Metropolitano de Londres tem 268 estações e aproximadamente 400 km (250 milhas) de caminhos de ferro (trilhos); no entanto, há quem diga que tem 408 km (253 milhas) de comprimento,[13][14] fazendo deste o maior sistema de metropolitano pelo comprimento da sua rota, e um dos mais servidos em termos de estações. Há, no entanto, um grande número de antigas estações e túneis que hoje em dia estão fechados. Em 2007, mais de um mil milhões de viagens foram efetuadas, por um número recorde de passageiros.[15] De lembrar que, o seu recorde anterior era de 976 milhões de passageiros, numa média de 2,67 milhões de usuários por dia, em 2004 e 2005. A estação mais utilizada de todo o sistema de metropolitano é a Estação de King's Cross St Pancras.
O Metropolitano de Londres fez história durante a Segunda Guerra Mundial, quando praticamente todos os cidadãos londrinos se refugiaram nos seus túneis durante os bombardeamentos alemães da Batalha da Inglaterra. Ao se esconderem nos túneis, os cidadãos conseguiram escapar a uma morte certa caso tivessem ficado à superfície (mesmo que fosse nas suas casas).
Mapa do Metropolitano de Londres, que é mostrado geralmente na sua versão não-geográfica e com as suas linhas desenhadas através de um sistema de código colorido, é considerado um marco do Metropolitano de Londres e um design clássico. Muitos outros mapas de transportes foram influenciados por este. Outro marco do Sistema de Metropolitano Londrino é o anúncio Mind the Gap, que serve para avisar os passageiros para terem cuidado entre o espaço deixado entre as carruagens do metropolitano e a plataforma das estações.
Até 2025 estão previstos grandes investimentos no sistema de metropolitano londrino, entre os quais destacam-se a construção de uma nova linha, a expansão de outras e a reabilitação da maior parte da infraestrutura do metro. Até lá, também a frota de veículos será totalmente substituída, de forma a tornar o Metropolitano de Londres um dos mais modernos do mundo, em conforto, segurança, serviços, etc.[16] Com estas transformações, o metropolitano continuará a ser o maior do Mundo.[17]

MAPA DO METRO DE LONDRES 408 KM 

Ficheiro:London Underground Zone 1 Highlighted.svg


Linhas do Metropolitano de Londres
NomeCor no mapaPrimeira
operação
Primeira secção
aberta*
Nome atual
desde
TipoExtensão
(km)
EstaçõesViagens/ano
(x 1.000)
Viagens/km
(x 1.000)
Bakerloo lineCastanho190619061906subterrâneo23,225104.0004.482
Central lineVermelho190018561900subterrâneo7449199.0002.689
Circle lineAmarelo188418631949superfície22,52774.0003.288
District lineVerde186818681868–1905subterrâneo6460188.0002.937
Hammersmith & City lineRosa186318581988subterrâneo26,52950.0001.886
Jubilee lineCinzento197918791979subterrâneo36,227127.5843.524
Metropolitan lineVermelho Rosado186318631863subterrâneo66,73458.000869
Northern linePreto189018671937subterrâneo5850206.9873.568
Piccadilly lineAzul Escuro190618691906subterrâneo7153176.1772.481
Victoria lineAzul196819681968subterrâneo2116174.0008.285
Waterloo & City lineAzul Marinho189818981898subterrâneo2,529.6163.846
*Sempre que um ano é anterior à primeira operação realizada pela linha, isso indica que a linha funcionou durante uma primeira rota operada por outra linha de metropolitano ou por outra empresa ferroviária.

* Observação : Este post é um post atualizado no dia 24.03.12 com indices pesquisados nos sites dos metropolitanos das respectivas cidades, parte de seu conteúdo foi copiado da enciclopédia livre wikipédia, portanto livre de direitos autorais e é fruto de uma reestruturação do Blog que já possui 3 anos . O autor informa que a correlação entre a quantidade de habitantes neste post ainda não foi feita e será providenciada o mais breve possível . 


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