10 Cidades mais congestionadas, pesquisa de 2013 feita pela IBM.
1º Pequim - China
O metrô de Pequim foi o primeiro da China. Sua construção começou em 1965. O primeiro trajeto, entre a Estação Central e Pingguoyuan, foi aberto em 1 de outubro de 1969. O trajeto correspondia a atual parte ocidental da linha 1 e a parte sul da linha 2. O metrô unicamente podia ser usado pelos então empregados públicos, e apenas em 1977, oito anos depois, foi aberto ao público geral.
Em 20 de setembro de 1984 foi aberta a parte restante da linha circular, e assim se dividiu o serviço em duas linhas, a linha 1 (de Fuxingmen a Pingguoyuan direção ocidente - oriente) e a linha 2 (linha circular). Em 12 de dezembro de 1992 se ampliar a linha 1 que fazia o oriente, de Fuxingmen a Xidan. Uma prolongação posterior desta linha ocorreu em 28 de setembro de 1999, de Xidan a Sihuidong.
Uma nova linha, a linha 13, foi aberta em 28 de setembro de 2002, de Xizhimen a Huoying (parte ocidental), e em 28 de janeiro de 2003 foi completada a parte oriental, de Huoying a Dongzhimen.
A linha Batong, uma prolongação da linha 1 que fazia a parte sudeste, foi inaugurada em 27 de dezembro de 2003. A linha 5, a primeira conectar o norte com o sul da cidade, foi posta em funcionamento em 7 de outubro de 2007.
Em 30 de junho de 2008, seis semanas antes do início dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, foi prevista a abertura de três novas linhas: 8, 10 e 11 (linha do aeroporto). A linha 8 (ou linha olímpica) conectará Beitucheng com Senlingonyuan, passando pelo Estádio Olímpico, a linha 10 irá de Bagou a Jinsong, e terá 24,6 km de comprimento e 22 estações. A linha 11 conectará a estação Dongzhimen com o Aeroporto Internacional de Pequim.
Em 2012, três linhas já existentes (8, 9 e 10) foram ampliadas e foi criada uma nova linha, a 6, com o intuito de estimular o uso do transporte público e aliviar o trânsito nas estradas de Pequim.
Com a inauguração das novas secções do metro, Pequim passa a deter a rede de metro com mais quilómetros do mundo, ultrapassando Londres (402 km), Seul (406,2 km) e Xangai (425 km).
O sistema de Pequim conheceu um rápido crescimento na última década, com a criação de 13 das 16 linhas existentes. Um dos motores deste crescimento foi a cidade ter acolhido os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, a somar ao pacote de estímulo para combater a crise financeira global que o Governo chinês implementou em novembro desse ano e que foi essencialmente aplicado na construção de infraestruturas.
Linhas
Em 2012, o sistema de Pequim contava com 442 km de extensão, com 16 linhas e 261 estações no total. As linhas são as seguintes:
2º Cidade do México - México
O Metro da Cidade do México (designado formalmente por Sistema de Transporte Colectivo Metro) oferece serviço de transporte públicoàs áreas central e norte do Distrito Federal do México e municípios circundantes do Estado de México. Em 2004 transportou em média 3.9 milhões de pessoas por dia, o que o torna o quinto sistema de metro a nível mundial em termos do número anual de passageiros.
A primeira linha do metro servia 16 estações e foi aberta ao público em 1969. Desde então foram efectuadas várias expansões sucessivas à rede; actualmente é composta por 12 linhas, 195 estações e 177 km de linhas. Dentre as estações, 106 são subterrâneas (com as mais profundas situadas 35 metros abaixo do nível do solo), 53 são de superfície e 16 são elevadas.
Os comboios utilizados na maioria das linhas possuem pneus de borracha ao lado das tradicionais rodas de aço (sistema conhecido comometro sobre pneus), diminuindo assim o ruído produzido em operação e tornando o sistema tolerante aos solos instáveis da Cidade do México. As rodas de aço são utilizadas sozinhas apenas nos comboios que circulam na linha A.
Durante as horas de ponta, os comboios são constantemente servidos por vendedores ilegais que vendem um pouco de tudo, com especial relevo para CDs e DVDs pirateados. Em algumas linhas, sobretudo durante a hora de ponta, as duas primeiras carruagens destinam-se apenas a mulheres e crianças.
Linha | Cor | Trajecto | Abertura | Extensão | Estações |
---|---|---|---|---|---|
1 | Rosa | Pantitlán - Observatório | 1969-1984 | 18,8 km | 20 |
2 | Azul | Cuatro Caminos - Tasqueña | 1970-1984 | 23,4 km | 24 |
3 | Verde oliva | Indios Verdes - Universidad | 1970-1983 | 23,6 km | 21 |
4 | Azul claro | Santa Anita - Martín Carrera | 1981-1982 | 10,7 km | 10 |
5 | Amarela | Politécnico - Pantitlán | 1981-1982 | 15,7 km | 13 |
6 | Vermelha | El Rosario - Martín Carrera | 1983-1986 | 14 km | 11 |
7 | Laranja | El Rosario - Barranca del Muerto | 1984-1988 | 18,8 km | 14 |
8 | Verde | Garibaldi - Constitución de 1917 | 1994 | 20,1 km | 19 |
9 | Castanha | Pantitlán - Tacubaya | 1987-1988 | 15,4 km | 12 |
A | Violeta | Pantitlán - La Paz | 1991 | 17,2 km | 10 |
B | Verde e prateado | Ciudad Azteca - Buenavista | 1999-2000 | 23,7 km | 21 |
MAPA DO METRO CIDADE DO MÉXICO 177 KM

3º Joanesburgo - África do Sul
O Gautrain Rapid Rail Link ou Gautrain é um sistema de transporte ferroviário na Província de Gauteng, na África do Sul, conta com 80 quilômetros, e liga Joanesburgo à Pretória, e o Aeroporto Internacional Oliver Tambo. Espera-se que esta rede metroviária irá aliviar o congestionamento do tráfego no eixo Joanesburgo - Pretória, bem como oferecer uma alternativa viável ao transporte rodoviário, dada a limitada infra-estrutura de transporte público de Joanesburgo.
O Governo Provincial Gauteng formou uma parceria com especialistas locais e internacionais no negócio de construir uma moderna rede de transportes é reconhecida como o maior Parceria público-privada na África.[2]Gautrain em Gauteng
O trem está previsto para reduzir o número de carros na rodovia N1 Ben Schoeman Highway por 20%, com 100.000 passageiros por dia.
O Departamento de Transportes de Gauteng obteve autorização ambiental realizado por um Estudo de Impacto Ambiental (AIA) para esta finalidade. A necessária autorização foi concedida em 25 de Abril de 2004. Em 7 de Dezembro de 2005, o gabinete de Governo do Sul Africano deu luz verde para o projeto, um custo superior a 24 bilhões de Rand.
Em Fevereiro de 2006], ministro das Finanças Trevor Manuel anunciou a atribuição de R7.1bn ao Fisco Nacional para o Metropolitano. Em 16 de Fevereiro de 2006 e, em seguida, o Gauteng Premier Mbhazima Shilowa anunciou que atingiu a Província de Gauteng alcançou relações comerciais com a Bombela Consórcio, o proponente escolhido e para que as negociações financeiras para chegar perto de ser iniciada.
Embora construção só teve início em 28 de Setembro de 2006, os investidores, desenvolvedores, pequenas empresas e empresários já estão correndo para iniciar novos empreendimentos, tais como escritórios, shoppings, entretenimento e residenciais ao longo da rede do Gautrain. A procura de terrenos, bem como preços imobiliários nessas áreas aumentou dramaticamente. A Lightstone, a empresa independente fez avaliação dos riscos, tenha analisado residenciais e repetir transações de vendas e a inflação dos preços de propriedades dentro de 2 km a 3 km de cada estação, e comparou-o com o preço global da inflação em Gauteng, Joanesburgo e Pretória.[3][4] [5]
Curiosamente, a proporção de todas as transações imobiliárias em Gauteng envolvendo propriedades dentro de 2 km da estação cresceu de 3,8% para 6,0% entre 2000 e 2007, enquanto a atividade em áreas entre 2 km e 3 km das estações tem permanecido relativamente constante entre 4,0% e 5,0 % durante esse mesmo período.[6]
Futuras projeções para as transações comerciais e acesso a novos mercados para os produtos, bens e serviços, serão R $ 6 bilhões, como resultado da rede metropolitana do Gautrain. Sustentabilidade é fundamental para o sucesso da Gautrain. O rejuvenescimento da cidade é outra conquista.
Estima-se que Gautrain irá criar 93 000 postos diretos, indiretos e induzidos durante a construção. [7][8][9] Mais de 3 000 postos de trabalho por ano, serão criado durante a operação.
O Gautrain atinge mais importantes objetivos descritos em Gauteng no Crescimento e Desenvolvimento Sustentável. Ela inclui os requisitos para Broad Broad Based Black Economic Empowerment em termos de propriedade e de controle ampliado; habilidades de transferência e contratação preferencial. Ênfase também é colocada sobre o empoderamento das mulheres, da juventude e as pessoas com deficiência.[10]
MAPA DO METRO DE JOANESBURGO 80 KM

4º Moscou - Rússia
O Metro de Moscovo (português europeu) ou Metrô de Moscou (português brasileiro), (em russo Московский метрополитен), ou ainda como palácio subterrâneo, foi inaugurado em 1935, sendo o maior do mundo por densidade de passageiros, transportando por volta de 3.341.500.000 pessoas por ano e cerca de 9,2 milhões de pessoas por dia. Sua rede é composta de 185 estações, distribuídas por 12 linhas através de 305,5 km (sexto mais extenso do mundo atrás de Nova Iorque, Londres, Paris, Tóquio e Seul).[carece de fontes]
Linhas
# | Nome | Inauguração | Comprimento | Tempo de viagem |
---|---|---|---|---|
1 | Socolhnitcheskaia (em russo: Сокольническая) | 1935 | 26.2 km | 41 min |
2 | Zamoskvoretskaia (em russo: Замоскворецкая) | 1938 | 36.9 km | 50 min |
3 | Arbatsko-Pokrovskaia (em russo: Арбатско-Покровская) | 1938 | 44.39 km | 30 min |
4 | Filiovskaia (em russo: Филёвская) | 1958 | 14.9 km | 27 min |
5 | Kolhtsevaia (em russo: Кольцевая) | 1950 | 19.4 km | 29 min |
6 | Kalujsko-Rijskaia (em russo: Калужско-Рижская) | 1958 | 37.8 km | 58 min |
7 | Tagansko-Krasnopresnenskaia (em russo: Таганско-Краснопресненская) | 1966 | 35.9 km | 48 min |
8 | Kalininskaia (em russo: Калининская) | 1979 | 13.1 km | 17 min |
9 | Serpukhovsko-Timiriasevskaia (em russo: Серпуховско-Тимирязевская) | 1983 | 41.2 km | 58 min |
10 | Liublinsko-Dmitrovskaia (em russo: Люблинско-Дмитровская) | 1995 | 21.2 km | 25 min |
11 | Kakhovskaia (em russo: Каховская) | 1995 | 3.3 km | 5 min |
12 | Butovskaia (em russo: Бутовская) | 2003 | 5.5 km |
MAPA DO METRO DE MOSCOU 305,5 KM

5º Nova Déli - Índia
O Delhi Metro Rail Corp (abreviado para DMRC ) é uma estatal empresa com participação acionária igual do Governo da Índia e de Governo da National Capital Territory of Delhi. No entanto, a organização está sob o controle administrativo do Ministério do Desenvolvimento Urbano,Governo da Índia . Delhi Metro é um trânsito rápido sistema servindo Delhi , Gurgaon , Noida e Ghaziabad na região da capital nacional da Índia.Delhi Metro é o sistema de transporte da Índia primeiro pública moderna, que revolucionou as viagens, proporcionando um meio rápido, confiável, segura e confortável de transporte. A rede é composta de seis linhas com uma extensão total de 189,63 km (117,83 milhas) com 142 estações , dos quais 35 são subterrâneas, cinco estão em série, eo restante são elevados. Todas as estações têm escadas rolantes, elevadores e telhas táteis para orientar os deficientes visuais das entradas da estação de trens. Ele tem uma combinação de elevados, linhas de grau, e subterrânea, e utiliza bitola larga e bitola padrão material circulante. Quatro tipos de material circulante são usados: Mitsubishi -Rotem bitola larga, Bombardier Movia, Mitsubishi -Rotem bitola padrão, e CAF Beasain padrão de construção e operação de gauge.Besides Delhi metro, DMRC também está envolvido no planejamento e implementação de metro ferroviário, monotrilho e projetos ferroviários de alta velocidade na Índia e na prestação de serviços de consultoria para projetos de metrô outros no país, bem como no exterior.
Delhi Metro está a ser construído e operado pelo Metro Delhi Rail Corporation Limited (DMRC), ( Hindi : दिल्ली मेट्रो रेल निगम लिमिटेड ). Em novembro de 2010, DMRC opera cerca de 2.700 viagens diárias de 6:00-23:00 correndo com um intervalo de 2 minutos e 30 segundos entre os trens na freqüência de pico. [ 6 ] [ 7 ] Os trens são principalmente de quatro treinadores, mas devido ao aumento no número de passageiros, seis ônibus-trens também são adicionados na Linha Amarela (Jahangirpuri para HUDA centro da cidade), Linha Azul (Dwarka seg -21 a Vaishali / NOIDA Centro da Cidade), Violet Line (Secretariado Central Badarpur) . ea linha verde (Inderlok / Kirti Nagar para Mundka) Linha Amarela é o primeiro com oito trens treinador. [ 4 ] [ 5 ] [ 7 ] [ 8 ] A potência é fornecida por 25 quilos volts , 50 - hertz alternada corrente através da catenária sobrecarga . O metro tem um número de passageiros média diária de 1,8 milhões de passageiros, e, a partir de julho de 2011, tinha levado mais de 1.250 milhões passageiros desde a sua criação. [ 9 ] O Delhi Metro Rail Corporation foi certificado pela Organização das Nações Unidas como o trilho de metrô em primeiro trilho sistema baseado no mundo a obter "créditos de carbono para reduzir as emissões de gases de efeito estufa" e ajudar na redução dos níveis de poluição na cidade, 630.000 toneladas a cada ano. [ 10 ]
Planejamento para o metrô começou em 1984, quando a Autoridade de Desenvolvimento Delhi eo Urban Arts Comissão veio com uma proposta de desenvolvimento de um sistema de transporte multi-modal para a cidade. O Governo da Índia e do Governo de Nova Deli criaram conjuntamente a Delhi Metro Rail Corporation (DMRC) registrado em 3 de Maio de 1995, sob a Lei das Sociedades de 1956. A construção começou em 1998, ea primeira seção, na Linha Vermelha , inaugurado em 2002, seguida pela Linha Amarela , em 2004, a Linha Azul , em 2005, sua linha de filial em 2009, os Verdes e Linhas Violeta em 2010, e da Deli Aeroporto Metro Express em 2011.
O conceito de um transporte de massa rápido para Nova Deli surgiu a partir de um estudo de tráfego e as características de viagens que foi realizada na cidade em 1969. [ 11 ] Ao longo dos próximos anos, os comitês oficiais muitos por uma variedade de departamentos governamentais foram contratados para examinar questões relacionadas à tecnologia, alinhamento, via e jurisdição governamental. [ 12 ] Em 1984, a Autoridade de Desenvolvimento de Delhi eo Urban Arts Comissão veio com uma proposta de desenvolvimento de um sistema de transporte multi-modal, que consistiria de construção de três massa subterrânea corredores de trânsito rápido, assim aumentando existente da cidade ferroviária suburbana e redes de transporte rodoviário. [ 13 ]
Enquanto extensos estudos técnicos e à obtenção de financiamentos para o projeto estavam em andamento, a cidade expandiu-se significativamente, resultando em um aumento de duas vezes na população e um aumento de cinco vezes no número de veículos entre 1981 e 1998. [ 13 ] Por conseguinte congestionamento de tráfego e poluição subiram, como um número crescente de passageiros levou para veículos particulares com o sistema de ônibus existente incapaz de suportar a carga. [ 11 ] Uma tentativa de privatizar o sistema de transporte de ônibus, em 1992, apenas para agravar o problema, com os operadores inexperientes que operam mal conservados, barulhento e poluente ônibus em rotas longas, resultando em longos tempos de espera, serviço confiável, extremas superlotação, motoristas não qualificados, condução em alta velocidade e imprudente. [ 14 ] Para corrigir a situação, o Governo da Índia eo Governo de Nova Deli criaram conjuntamente uma empresa chamada Delhi Metro Rail Corporation (DMRC) em 3 de maio de 1995, com E. Sreedharan como diretor-gerente. [ 15 ]
Dr. E. Sreedharan entregou o cargo como MD, DMRC para Sri Mangu Singh em 31 de dezembro de 2011.
Construção
Trabalhos de construção física no Metro Delhi começou em 1 de Outubro de 1998. [ 16 ] Após os problemas anteriores vividas pela Metro Calcutá , que foi gravemente atrasado e 12 vezes acima do orçamento devido a "interferência política, problemas técnicos e atrasos burocráticos", o DMRC foi dado plenos poderes para contratar pessoas, decidir sobre propostas e fundos de controle.[ 17 ] O DMRC então consultou a Hong Kong MTR em rápida operação de trânsito e técnicas de construção. [ 18 ] Como resultado, a construção prosseguiu sem problemas, exceto por uma grande discordância em 2000, onde o Ministério das Ferrovias forçou o sistema a usar bitola larga , apesar da preferência do DMRC para bitola padrão . [ 19 ]
A primeira linha do metrô de Déli foi inaugurado pelo Atal Behari Vajpayee , o então primeiro-ministro da Índia , em 24 de dezembro de 2002, [ 20 ] e, assim, tornou-se o segundo subsolo sistema de trânsito rápido na Índia , depois do Metro Kolkata . A primeira fase do projeto foi concluída em 2006, [ 21 ] no orçamento e quase três anos antes do previsto, uma conquista descrita porBusiness Week como "nada menos que um milagre". [ 22 ]
Construção acidentes
Em 19 de outubro de 2008, um lançador de viga e uma parte da extensão da Linha Azul sobrecarga em construção em Laxmi Nagar, East Delhi desmoronou e caiu sobre veículos que passam por baixo. Trabalhadores foram levantando uma extensão 400 t concreta da ponte, com a ajuda de um guindaste, quando o lançador de colapso, juntamente com um intervalo de 34 metros (112 pés) de comprimento da ponte na parte superior de um barramento Blueline matando o condutor e um operário. [ 23 ]
Em 12 de julho de 2009, uma parte de uma ponte em construção desabou quando sua viga de lançamento perdeu o equilíbrio enquanto era erguido em Zamrudpur, perto de East of Kailash, na Secretaria Central - corredor Badarpur. Seis pessoas morreram e 15 ficaram feridas. [ 24 ] No dia seguinte, em 13 de julho de 2009, um guindaste que estava removendo os escombros em colapso, e com um efeito de pino de boliche colapso dois outros guindastes próximos, ferindo seis. [ 25 ] Em 22 de Julho de 2009, uma viga de aço caiu sobre um trabalhador na em construção Ashok Parque estação de metrô, matando-o. [ 26 ] Mais de uma centena de pessoas, incluindo 93 trabalhadores, morreram desde o trabalho no metrô começou em 1998. [ 27 ]
Rede
Ver artigo principal: Lista de estações de Delhi Metro
O Metro de Delhi está sendo construído em fases. Fase I concluída 65,11 km (40,46 km) de comprimento da rota, dos quais 13,01 km (8,08 milhas) é subterrânea e 52,10 km (32,37 km) de superfície ou elevado. A inauguração da Dwarka - Barakhamba Road . corredor da Linha Azul marcou a conclusão da Fase I em outubro de 2006 [ 21 ] Fase II da rede compreende 128 km (80 milhas) de comprimento e 79 estações de rota, e está totalmente concluído, com a primeira seção aberta em junho de 2008 ea última linha foi inaugurado em agosto de 2011. [ 28 ] Fases III (112 km) e IV (108,5 km) estão previstas para serem concluídas em 2016 e 2021, respectivamente, com a rede que abrange 413 km ( 257 milhas) até então. [ 29 ]
rotas atuais
A partir de 1 Janeiro de 2013, toda a Fase I e Fase II estavam completos com a rede que compreende seis linhas com 142 estações de metro e um comprimento total de 190 km (120 milhas).
Linha | Primeiro operacional | Extensão Última | Estações[ 30 ] | Comprimento (km) [ 30 ] | Terminais | O material circulante | Aferir | Poder | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Linha Vermelha | 24 de dezembro de 2002 | 04 de junho de 2008 | 21 | 25,09 | Dilshad Jardim | Rithala | 26 trens [ 31 ] | 1676 milímetros | 25kV OH |
Linha Amarela | 20 dezembro de 2004 | 3 de setembro de 2010 | 34 | 44,65 | Jahangirpuri | HUDA Centro | 60 comboios [ 6 ] | 1676 milímetros | AA |
Linha Azul | 31 de dezembro de 2005 | 30 de outubro de 2010 | 44 | 49,93 | Noida Centro | Dwarka Setor 21 | 70 trens [ 7 ] | 1676 milímetros | BB |
07 de janeiro de 2010 | 14 de julho de 2011 | 7 | 8,74 | Banco Yamuna | Vaishali | 1676 milímetros | CC | ||
Linha Verde | 03 de abril de 2010 | - | 13 | 15,14 | Inderlok | Mundka | 15 trens [ 32 ] | 1,435 milímetros | |
27 ago 2011 | - | 2 | 3,32 | Kirti Nagar | Ashok principal parque | 1676 milímetros | DD | ||
Linha Violeta | 03 de outubro de 2010 | 14 de janeiro de 2011 | 15 | 20,04 | Central Secretaria | Badarpur | 30 trens [ 33 ] | 1,435 milímetros | EE |
Airport Express | 23 de fevereiro de 2011 | - | 6 | 22,70 | Nova Délhi | Dwarka Setor 21 | 8 trens | 1676 milímetros | GG |
Total | 142 | 190 |
[ editar ]
Linha | Estações | Comprimento (km) | Terminais | N º de intercâmbios planejado | |
---|---|---|---|---|---|
Linha Amarela extensão | 3 | 4,48 | Jahangirpuri | Badli | 0 |
Linha Violeta | 7 | 9,36 | Central Secretaria | Kashmere Portão | 2 |
11 | 13,875 | Badarpur | YMCA chowk, Faridabad | 0 | |
Linha Azul ramo | 4 | 5,5 | Dwarka | Najafgarh | 1 |
Linha Verde | 6 | 11,182 | Mundka | Bahadurgarh | 0 |
Linha Estrada Inner Ring (linha 7) [ 68 ] | 37 | 58,40 | Mukundpur | Shiv Vihar | 10 |
Linha Estrada Outer Ring (linha 8) | 26 | 37,25 | Janakpuri Oeste | Jardim botânico | 4 |
Total | 92 | 140,047 | 17 |
Para além destas linhas aprovadas, existem várias outras linhas de propostas que aguardam aprovação para inclusão na Fase III. [ 69 ] Estas extensões de linha são:
Linha | Estações | Comprimento (km) | Terminais | N º de intercâmbios planejado | |
---|---|---|---|---|---|
Linha Azul ramo | 5 | 6 | Noida Centro | Noida Setor 62 | 0 |
Airport Express | 5 | 11,63 | Dwarka Setor 21 | IFFCO Chowk | 1 |
Linha Vermelha | 6 | 9,6 | Dilshad Jardim | Bus Stand Novo, Ghaziabad | 0 |
Linha Vermelha | 6 | 12 | Rithala | Bawana | 0 |
Total | 39,23 | 1 |
Fase III terá 28 estações de metrô cobrindo 41 km. [ 70 ] Mais de 20 máquinas de perfuração do túnel deverão ser utilizados simultaneamente durante a construção da Fase III. [ 71 ] Delhi Metro está esperando um número de passageiros de 4 milhões após a conclusão da Fase III. DMRC decidiu utilizar a comunicação controle de trens baseado (CBTC) para sinalização que permitirá que os trens para rodar em um avanço curto de 90 segundos. [ 72 ] Tendo isso em mente e outras restrições, DMRC mudou sua decisão de construir nove estações longas de carro para novas linhas e estações em vez de optar por mais curtos que podem acomodar seis trens de carros.
Pela primeira vez, Delhi Metro vai construir linhas de anel na Fase III. Até Fase II, Delhi Metro focada em expandir o alcance do metrô e, assim, construíram longas linhas radiais. No entanto, na Fase III, Delhi Metro é com o objetivo de interligar as linhas existentes por linhas anel para melhorar a conectividade. Isto não só irá ajudar na redução das distâncias, mas também irá aliviar linhas radiais de algum congestionamento.
MAPA DO METRO DE DELHI 301 KM

6º São Paulo
O sistema de transporte ferroviário de São Paulo é moderno, seguro, limpo e eficiente, com certificado pelas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 18001[26]. Tem quatro linhas gerenciadas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (o Metrô) e uma administrada pela empresa privada ViaQuatro, a Linha 4, concedida por trinta anos.
O sistema de metrô de São Paulo é composto por cinco linhas em código de cores: Linha 1-Azul, Linha 2-Verde, Linha 3-Vermelha, Linha 4-Amarela eLinha 5-Lilás. O sistema de metrô transporta 3,3 milhões de passageiros por dia. A rede de metrô em si está longe de cobrir toda a área urbana da cidade de São Paulo e só existe dentro dos limites da cidade. Outra empresa, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), atende 22 dos 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, com linhas de transporte ferroviário pesado suburbano, que somam seis linhas (7, 8, 9, 10, 11 e 12), totalizando 260,8 quilômetros de comprimento, que servem 93 estações e transportam 1,9 milhão de passageiros por dia. O Metrô e a CPTM estão integrados por meio de várias estações. A CPTM e o Metrô operam como empresas estatais e receberam prêmios nos últimos anos como um dos sistemas mais limpos do mundo pela ISO 9001.
A primeira linha, Norte–Sul, mais tarde rebatizada de "Linha Azul" ou "Linha 1-Azul", foi inaugurada em 18 de setembro de 1972, com uma operação experimental entre as estações Saúde e Jabaquara. As operações comerciais começaram em 14 de setembro de 1974, após um período de oito anos, que começou em 1966, sob administração do prefeito José Vicente Faria Lima. A expansão do sistema de metrô inclui novas linhas. A partir do final de 2004, a construção começou em um bilhão de dólares, 12,8 quilômetros de linha (Linha 4 - Amarela), com onze estações, destinadas a transportar quase um milhão de pessoas por dia. No mesmo ano a Linha 2 também começou a ser ampliada, com novas estações abertas em 2006, em 2007 e 2010.
Uma expansão de 11,4 quilômetros da Linha 5 e a construção de uma linha de 28 quilômetros até o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos("Expresso Aeroporto") também estão em estudos. Os planos também incluem a atualização do sistema ferroviário pesado da CPTM, o que irá adicionar a capacidade de vários milhões de passageiros no sistema. Espera-se que o Metrô de São Paulo e os sistemas da CPTM levem juntos cerca de sete milhões de pessoas por dia em uma semana média até 2014 — hoje são 5,4 milhões de pessoas por dia, sendo 3,4 milhões pelo Metrô e dois milhões pela CPTM em 2009. As estações de metrô funcionam das 4h40 a 0 hora. Em 2010 os bilhetes custavam 2,65 reais. Em 2006 o sistema de metrô de São Paulo começou a utilizar um bilhete eletrônico denominado "Bilhete Único". Com este bilhete, usado como um cartão inteligente recarregável, o passageiro pode pegar até três ônibus e um metrô ou trem suburbano dentro de três horas, pagando 4,07 reais, ou quatro ônibus pagando 2,70 reais.
Tabela do sistema
O sistema de transporte ferroviário de São Paulo é moderno, seguro, limpo e eficiente, com certificado pelas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 18001[26]. Tem quatro linhas gerenciadas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (o Metrô) e uma administrada pela empresa privada ViaQuatro, a Linha 4, concedida por trinta anos.
Linha | Terminais | Inauguração | Comprimento (km) | Estações | Duração das viagens (min) | Funcionamento (*) |
---|---|---|---|---|---|---|
1 Azul | Tucuruvi ↔ Jabaquara | 14 de setembro de 1974 | 20,2 | 23 | 47 | Diariamente, das 4h40 à 0h32; Sábados até a 1 hora de domingo |
2 Verde | Vila Madalena ↔ Vila Prudente | 25 de janeiro de 1991 | 14,7 | 14 | 33 | Diariamente, das 4h40 à 0h24; Sábados até a 1 hora de domingo |
3 Vermelha | Palmeiras-Barra Funda ↔ Corinthians-Itaquera | 10 de março de 1979 | 22 | 18 | 44 | Diariamente, das 4h40 à 0h35; Sábados até a 1 hora de domingo |
4 Amarela | Luz ↔ Butantã | 25 de maio de 2010 | 12,8: 9,0 + 3,8(**) | 11: 6 + 5(**) | 10 | Diariamente, das 4h40 à meia-noite¹; Sábados até a 1 hora de domingo |
5 Lilás | Capão Redondo ↔ Largo Treze | 20 de outubro de 2002 | 20,6: 8,8 + 11,8(**) | 17: 6 + 11(**) | 13 | Diariamente, das 4h40 à 0h10 |
(*) Aos finais de semana, de sábado para domingo, as linhas 1, 2, 3 e 4 fecham à uma hora de domingo.
- Os números entre parênteses demonstram valores após a expansão prevista nas linhas 2-Verde, 4-Amarela e 5-Lilás
MAPA DO METRO DE SP 73 KM

7º Milão - Itália
O metropolitano de Milão (em italiano: Metropolitana di Milano) é o maior sistema de metropolitano da Itália, com cerca de 92 km (fevereiro 201£), destes 50 km estão dentro da cidade de Milão e numerosos km deles são subterrâneos. Conta com 4 linhas e 101 estações.
As primeiras propostas para a construção de uma ferrovia urbana em Milão datam de 1848; porém, as obras começaram somente no ano de 1957. A primeira linha foi inaugurada em 1 de novembro de 1964, ligando as estações de Lotto e Sesto Marelli em uma extensão de 11 km; em 1969, foi inaugurada a segunda linha do sistema. A terceira linha foi inaugurada em 1990, sendo a última parte entregue em 2004. E, finalmente la cuarta linha (M5) foi inaugurada em 2013.História
Linhas do sistema


MAPA DO METRO DE MILÃO 50 KM

8º Buenos Aires - Argentina
O Metropolitano de Buenos Aires (chamado localmente de Subte) é a rede de subterrâneos da cidade de Buenos Aires. A primeira linha desta rede de trens subterrâneos foi inaugurada em 1913, sendo a primeira de seu tipo na Ibero-América e em todo o Hemisfério Sul. A rede se estendeu rapidamente nas primeiras décadas do século XX, mas o ritmo de ampliação diminuiu drasticamente durante os anos que seguiram à Segunda Guerra Mundial. No final da década de 1990 começou um novo processo de expansão da rede, com o planejamento de quatro novas linhas.
História
Pero os distintos projetos foram caducando ao não lograr-se obter capitais dada, segundo Miguel Cané, "a tibieza dos ingleses para dar os fundos necessários a obra".[2]Os debates sobre a necessidade de construir um sistema de transportes subterrâneos em Buenos Aires começam a fins do século XIX, em direta relação com o sistema de bondes. Estes operavam desde 1870, e para em 1900 se foram em uma crise agravada pela monopolização das empresas, processo iniciado frente à eletrificação deste sistema
Inícios
Em 1909, o Conselho Deliberante de Buenos Aires aprovou o contrato entre o intendente Güiraldes e a Companhia de Trens Anglo – Argentina (CTAA) para que esta construiria e explorara por 80 anos três linhas de subterrâneos: Praça de Maio – Primeira Junta (atual linha A), Constitución – Retiro (atuallinha C) e Praça de Maio – Palermo (parte da atual linha D). Apenas se concretizou a primeira.
Em 1923, a primeira linha de subterrâneos já transportava 10% de passageiros de todo o sistema de metropolitano e bondes com apenas 1% das vias.
Desenvolvimento da rede
A primeira linha do subterrâneo foi inaugurada em 1 de dezembro de 1913 e foi construída pela Companhia de Trens Anglo Argentina, que havia recebido a concessão em 1909. Essa línea estava constituída por um dos atuais trilhos da linha A, que unia as estações de Plaza de Mayo e Plaza Miserere. Em 1 de abril de 1914 se ampliou a linha até a estação Río de Janeiro e em 1 de julho se estendeu hasta a estação Primera Junta.
Em 1912 a Companhia Lacroze Hermanos gana una concessão para construir outra linha de subterrâneos. Esta linha é a atual linha B e foi inaugurada em17 de outubro de 1930. Em 1933 a Companhia Hispano – Argentina de Obras Públicas e Finanças (CHADOPYF) começa a construção das restantes linhas de metropolitanos.
Em fevereiro de 1939 começa a funcionar a Corporação de Transportes da Cidade de Buenos Aires, composta por capitais privados e estatais. Esta corporação tinha a função de consolidar os subterrâneos, e também os bondes, trens, coletivos e ônibus. Pelas importantes dividas que possuía, em 1948a empresa entra em liquidação. É substituída em 1952 pela Administração General de Transportes de Buenos Aires, que dependia diretamente do Ministério de Transporte da Nação. AGTBA começou a desprender-se de todos os sistemas de transporte, salvo do subterrâneo. Ao liquidar-se em 1963, o Estado a substituiu por outra empresa de origem público, Subterráneos de Buenos Aires, que em 1977 adquiriu plena autonomia ao converter-se em unaSociedad del Estado, sendo o paquete acionário transferido a Municipalidade da Cidade de Buenos Aires em 1979.
Componentes da rede
Linhas
A rede está conformada atualmente por seis líneas denominadas com letras — da A à E e a H— e identificadas com cores, que supõem uns 52,3 km de vias. A totalidade da rede é subterrânea, não existindo tramo algum a nível ou em viaduto.
Durante os anos 1970 a então operadora, Subterráneos de Buenos Aires, assimilou uma cor a cada linha: a linha A foi associada com a cor celeste, a B com a verde, a C com a violeta, a D com a vermelha e a E com o amarelo. A meados dos anos 1990 o atual operador, Metrovías, resolveu alterar o esquema. Nesse sentido, inverteram-se as cores das linhas B e D, para a C se adotou a azul e a E lhe foi assimilado o violeta. Subterráneos de Buenos Aires começou a identificar a nova linha H com um tono amarelo.
Adicionalmente, estão projetadas outras três linhas a construir-se no futuro próximo. De manter-se os planos de construção atuais, quando terminem de construir-se as novas linhas, a rede contará com una longitude total de 75 km de recorrido sem contar as extensões das atuais líneas nem o Premetro, e das atuais 74 estações passaram a ter 127.
Linhas de subterranêos
Linha | Cor | Inauguração | Recorrido inaugural | Recorrido atual | Longitude em km | Estações | Passageiros por dia**[3] | |||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Linha A | Celeste | 1913 | Plaza de Mayo-Plaza Miserere | Plaza de Mayo-Carabobo | 10,7 | 16 | 307.188 | |||
Linha B | Vermelho | 1930 | Callao-Federico Lacroze | Leandro N. Alem-Los Incas - Parque Chas | 10,2 | 15 | 412.882 | |||
Linha C | Azul | 1934 | Constitución-Carlos Pellegrini (Diagonal Norte) | Constitución-Retiro | 4,5 | 9 | 338.618 | |||
Linha D | Verde | 1937 | Florida (Catedral)-Tribunales | Catedral-Congreso de Tucumán | 11,0 | 16 | 440.384 | |||
Linha E | Violeta | 1944 | Constitución-General Urquiza | Bolívar-Plaza de los Virreyes | 9,6 | 15 | 135.549 | |||
Linha H | Amarelo | 2007 | Once-Caseros | Corrientes-Caseros | 11,0* | 15* | 23.853 | |||
* segundo Anexo I da lei 670 ** A abril de 2009. |
MAPA DO METRO DE BUENOS AIRES 52,3 KM
Projetos
- A Linha F (Constitución - Plaza Italia), terá 8,6 km e 13 estações.
- A Linha G (Retiro - Cid Campeador), terá 7,3 km e 11 estações.
- A Linha I (Emilio Mitre - Plaza Italia), terá 6,6 km e 10 estações
- O Pre-metrô foi aberto ao público em 27 de agosto de 1987. A linha possui 10 estações em comum, com 4 a mais para o ramal General Savio (14) e 2 a mais para o ramal Centro Cívico (12).
9º Madri - Espanha
Esta rede de metropolitano é uma das maiores do mundo, tanto pela sua extensão, como pelo número de estações. Estão em operação 281 estações em 12 linhas mais um ramal, além de 3 linhas operadas com veículo leve sobre trilhos (VLT) que contam com outras 38 estações, e são identificadas como "Metro Ligero de Madrid".[5] O sistema utiliza 2.310 vagões e transportou no ano de 2011 aproximadamente 634 milhões de passageiros.[1][2]
É a sexta rede de metropolitano do mundo com uma extensão de 283,8 km,[6] depois de Londres com 408,0 km,[7] Nova Iorque com 368 km,[8] Tóquio com 304,5 km, Moscou com 292,9 km e Seul com 286,9 km.[6]
O sistema metroviário da capital madrilenha é operado pela empresa pública "Metro de Madrid S.A.".[3] A "Metros Ligeros de Madrid S.A." é a responsável pela operação da linha 1 do Metro Ligeiro. As linhas 2 e 3 são administradas por "Metro Ligero Oeste S.A.".[9] Todas estas empresas estão integradas ao "Consorcio Regional de Transportes de Madrid", que é o responsável desde 1986 para unir os esforços das empresas públicas e privadas relacionadas com o transporte público de Madrid. É sua a coordenação dos serviços, area de atuação e tarifas.[10]
MAPA DO METRO DE MADRID 283,8 KM

10º Londres - Inglaterra
O Metropolitano de Londres, também conhecido como Metro de Londres (português europeu) ou Metrô de Londres (português brasileiro), ou no seu nome original London Underground, conhecido ainda por The Tube, Tube, The Underground ou Underground, é um sistema de metropolitano que serve grande parte da Grande Londres e as áreas vizinhas de Essex, Hertfordshire e Buckinghamshire no Reino Unido, e constitui o sistema de metropolitano mais antigo e extenso do mundo.[6][7] Foi também a primeira rede de metropolitano a operar com comboios elétricos.[8] É geralmente referido como the Underground ou the Tube — um termo mais recente, devido à forma dos túneis do metro, em forma de tubo — porém, cerca de 55% da rede do metropolitano é à superfície (apesar de o próprio nome do metropolitano serUnderground, que significa subterrâneo). Entrou em operação no dia 10 de Janeiro de 1863 com a Metropolitan Railway, de onde surgiu o termo "metro" (a maior parte dessa rota inicial é agora parte da Hammersmith & City line),[9] e em 1890, começaram as primeiras operações com comboios eléctricos.[10]
As primeiras linhas da presente rede do Metropolitano de Londres, que foram construídas por várias empresas privadas, tornaram-se parte de um sistema de transporte integrado (que inclui também as principais linhas ferroviárias) em 1933 com a criação do London Passenger Transport Board (LPTB - Transporte de Passageiros de Londres em português), mais habitualmente conhecido pelo seu nome mais curto: "London Transport". O sistema de metropolitano londrino tornou-se uma entidade independente quando a London Underground Limited (LUL) foi formada pelo Governo do Reino Unido em 1985.[11] Desde 2003, a LUL tem sido uma subsidiária integral da Transport for London (TfL), a corporação responsável pela maioria dos aspectos do sistema de transportes que serve a Grande Londres, que é dirigida por um quadro e um comissário, escolhidos pelo Prefeito de Londres.[12]
O Metropolitano de Londres tem 268 estações e aproximadamente 400 km (250 milhas) de caminhos de ferro (trilhos); no entanto, há quem diga que tem 408 km (253 milhas) de comprimento,[13][14] fazendo deste o maior sistema de metropolitano pelo comprimento da sua rota, e um dos mais servidos em termos de estações. Há, no entanto, um grande número de antigas estações e túneis que hoje em dia estão fechados. Em 2007, mais de um mil milhões de viagens foram efetuadas, por um número recorde de passageiros.[15] De lembrar que, o seu recorde anterior era de 976 milhões de passageiros, numa média de 2,67 milhões de usuários por dia, em 2004 e 2005. A estação mais utilizada de todo o sistema de metropolitano é a Estação de King's Cross St Pancras.
O Metropolitano de Londres fez história durante a Segunda Guerra Mundial, quando praticamente todos os cidadãos londrinos se refugiaram nos seus túneis durante os bombardeamentos alemães da Batalha da Inglaterra. Ao se esconderem nos túneis, os cidadãos conseguiram escapar a uma morte certa caso tivessem ficado à superfície (mesmo que fosse nas suas casas).
O Mapa do Metropolitano de Londres, que é mostrado geralmente na sua versão não-geográfica e com as suas linhas desenhadas através de um sistema de código colorido, é considerado um marco do Metropolitano de Londres e um design clássico. Muitos outros mapas de transportes foram influenciados por este. Outro marco do Sistema de Metropolitano Londrino é o anúncio Mind the Gap, que serve para avisar os passageiros para terem cuidado entre o espaço deixado entre as carruagens do metropolitano e a plataforma das estações.
Até 2025 estão previstos grandes investimentos no sistema de metropolitano londrino, entre os quais destacam-se a construção de uma nova linha, a expansão de outras e a reabilitação da maior parte da infraestrutura do metro. Até lá, também a frota de veículos será totalmente substituída, de forma a tornar o Metropolitano de Londres um dos mais modernos do mundo, em conforto, segurança, serviços, etc.[16] Com estas transformações, o metropolitano continuará a ser o maior do Mundo.[17]
MAPA DO METRO DE LONDRES 408 KM

Nome | Cor no mapa | Primeira operação | Primeira secção aberta* | Nome atual desde | Tipo | Extensão (km) | Estações | Viagens/ano (x 1.000) | Viagens/km (x 1.000) | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Bakerloo line | Castanho | 1906 | 1906 | 1906 | subterrâneo | 23,2 | 25 | 104.000 | 4.482 | |
Central line | Vermelho | 1900 | 1856 | 1900 | subterrâneo | 74 | 49 | 199.000 | 2.689 | |
Circle line | Amarelo | 1884 | 1863 | 1949 | superfície | 22,5 | 27 | 74.000 | 3.288 | |
District line | Verde | 1868 | 1868 | 1868–1905 | subterrâneo | 64 | 60 | 188.000 | 2.937 | |
Hammersmith & City line | Rosa | 1863 | 1858 | 1988 | subterrâneo | 26,5 | 29 | 50.000 | 1.886 | |
Jubilee line | Cinzento | 1979 | 1879 | 1979 | subterrâneo | 36,2 | 27 | 127.584 | 3.524 | |
Metropolitan line | Vermelho Rosado | 1863 | 1863 | 1863 | subterrâneo | 66,7 | 34 | 58.000 | 869 | |
Northern line | Preto | 1890 | 1867 | 1937 | subterrâneo | 58 | 50 | 206.987 | 3.568 | |
Piccadilly line | Azul Escuro | 1906 | 1869 | 1906 | subterrâneo | 71 | 53 | 176.177 | 2.481 | |
Victoria line | Azul | 1968 | 1968 | 1968 | subterrâneo | 21 | 16 | 174.000 | 8.285 | |
Waterloo & City line | Azul Marinho | 1898 | 1898 | 1898 | subterrâneo | 2,5 | 2 | 9.616 | 3.846 | |
*Sempre que um ano é anterior à primeira operação realizada pela linha, isso indica que a linha funcionou durante uma primeira rota operada por outra linha de metropolitano ou por outra empresa ferroviária. |
* Observação : Este post é um post atualizado no dia 24.03.12 com indices pesquisados nos sites dos metropolitanos das respectivas cidades, parte de seu conteúdo foi copiado da enciclopédia livre wikipédia, portanto livre de direitos autorais e é fruto de uma reestruturação do Blog que já possui 3 anos . O autor informa que a correlação entre a quantidade de habitantes neste post ainda não foi feita e será providenciada o mais breve possível .
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