sábado, 28 de janeiro de 2017

Servidor tem de gostar de servir, não esqueçamos disto.


As pessoas que trabalham como servidores públicos deveriam todas fazer o curso de uma semana que fiz a 20 anos atras.
O curso foi de gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") que consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. 
Primeiramente os ministradores do curso mapearam qual o nível que cada membro do curso se encontrava. Nele foram observados os principios básicos de organização que cada um adotava no seu dia a dia.
No primeiro dia além de um quastionário foi observado em que estado se encontrava cada participante do curso, foi observada a carteira de cada um da ala masculina, da mesma forma ministrantes femininas observaram como era a bolsa de cada participante feminina e por fim, foi observado como era o interior e o exterior dos carros de cada um, como estavam seus porta malas, porta luvas, anseio, higiêne, organização etc..
Feito isso, se determinou em que grau estava cada participante, foi entregue a estes como estavam com o seu próprio eu. A idéia do processo inicial, era por meio de constatações simples se saber como andava a vida de cada um, pois se você não cuida de suas coisas básicas, com anseio e cuidado, não conseguirá de forma nenhuma atender a metas e objetivos de seus clientes de forma satisfatória.
É necessário primeiro você resolver seus problemas pessoais, se organizar e buscar com isso aumentar o seu referencial e sua auto estima, sua motivação, sua empatia, para depois partir para o aprimoramento no atendimento de terceiros, se você não está bem consigo mesmo, você atenderá mau a todos a sua volta. É fato.
Isso tudo que digo é claro e notório a anos no ambiente que trabalho. Inexiste o minimo de cuidado e satisfação alguma em se atender a contento as pessoas e suas necessidades, impera-se a revolta como fator determinante em quase tudo o que se faz e tudo o que é demandando é motivo de questionamentos e aborrecimento. Oras bolas, como podemos cobrar algo de alguém se o que fazemos é com má vontade e recheado de interpretações negativas?
Tudo isso que digo é geral, não acomete só as empresas públicas e seus mau acostumados e desvalorizados funcionários, isso acomete a sociedade brasileira, em especial aos jovens que estão sendo mau treinados, mau supervisionados e assim se tornam preguiçosos, com vicios e comportamentos inadequados. Isso é fruto da falta de meritocrácia e do emprego dos 3 Ps . Planejamento, Processo e Produto.
O que desencadeou eu escrever este texto é nada mais nada menos do que a observação, aliada a forma com que o novo gestor público João Dória tem buscado resultados a frente da prefeiturade uma das maiores cidades do mundo. 
Percebo que suas intenções e metodologias são inovadoras pra muita gente e por serem inovadoras enfrentaram uma resistência por grande parte de seu próprio corpo de fucnionários que já começam a mostrar descontentamento na mudança de hábitos , atitudes e rompimento de paradigmas. 
Creio que o momento é primeiramente de auto critica e auto avaliação para todos em geral, mudanças só são possíveis se todos mudarem, é necessário que exista grandeza para se assumir erros pessoais de toda monta, para que todos possamos contribuir como agentes transformadores, assim sendo,  todos saírão ganhando. 


Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo: