quarta-feira, 7 de março de 2012

Quanto vale uma vida ?

Relato de meu grande amigo Eduardo retirado do blog http://semeducacaonaoexistecidadao.blogspot.com/ , conheça, seu trabalho e seu blog.



Quanto vale uma vida?

Uma luz no fim do túnel? - Será?
Pois é..., parece que o Governo Paulista esta seguindo uma diretriz mais rígida, apesar de estar longe do ideal, com os casos de acidente de trânsito com vítima, onde é constatada a presença do álcool no condutor.
Tivemos os casos relatados pela imprensa onde foram mostrados acidentes fatais, que envolveram condutores aparentemente embriagados, e os envolvidos acabaram não ficando presos, mas pagaram fianças de valores bastante significativos, para poderem responder em liberdade pelo bárbaro crime que cometeram ao volante de seus veículos.
É muito pouco essa punição. Com certeza. É lei de rico, pois se você tiver o valor estipulado pelo Delegado, estará em liberdade, se não tiver vai ficar na cadeia esperando o dia do julgamento, o que deveria na verdade ser igual para todos, sem distinção de raça, e classe social.
Matou deliberadamente, fica preso.
Quanto vale uma vida?
É um leilão?
Esse negócio de não fazer o teste de embriaguez, pois gera prova contra si mesmo, é lei de gente melindrosa, não foi colocada lá por acaso, e o pior, estamos indo para um estado onde as atitudes ficaram fora de controle, se é que algum dia teve controle.
É só observar o comportamento das pessoas.Presencio diariamenteatitudes de violência no trânsito, sem falar na falta de educação, cortesia, entre outros.
Se isto esta acontecendo no trânsito, também acontece em outros lugares.
É só ver o que esta ocorrendo nas escolas.Chamar de violência é pouco, e não adianta tampar o sol com a peneira, esta no dia à dia de todos, por todos os lados.
Não sei... , sinto algo no ar.Talvez não para hoje, mas para um futuro não muito distante.
Tenho a impressão de que a qualquer momento, algum oportunista irá assumir o controle de tudo.
As vezes penso que tem gente por aqui, que gosta de viver longe dademocracia, o que seria lamentável.
Neste ano já batemos mais um recorde, em número de mortes no trânsito, e o ano nem acabou.
Pois é quanto vale uma vida?
O quanto e o que se pode comprar?
Que Deus nos ajude.


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RESTRIÇÃO DE CAMINHÔES EM SÃO PAULO E PELO MUNDO .





COMO FUNCIONA A RESTRIÇÃO A CAMINHÔES EM ALGUMAS CIDADES E PAíSES DO MUNDO. 

MATÉRIA RETIRADA DO BLOG URBAN EARTH http://theurbanearth.wordpress.com/2008/07/23/sala-de-leitura-restricoes-ao-trafego-de-caminhoes/ PARCEIRO DESTE BLOG TRANSITO -PORQUE SAO PAULO PODE PARAR http://porquesaopaulopodeparar.blogspot.com/ 

A restrição ao tráfego de caminhões em São Paulo gerou muita polêmica. Se todos concordamos que devem haver restrições a esse tráfego, a proibição de sua circulação na área do centro expandido fez com que opiniões diferentes fossem ouvidas de vários especialistas. Querendo colaborar com essa discussão, The Urban Earth pesquisou o que acontece em outras partes do mundo e traz aqui as suas conclusões.

O tráfego de caminhões tem sido restringido na Europa a partir de justificativas ambientais e pelo transtorno que esse tráfego pode causar a outras atividades e aos habitantes. Uma pesquisa realizada pelo BESTufs (BEST Urban Freight Solutions) de autoria de Martin Ruesh e Claudia Glücker denominada “Logistique urbaine en Europe” mostra como alguns países e cidades europeus lidam com essa questão.

Cada país tem medidas próprias. Na França a maior parte das iniciativas e estratégias de regulamentação do tráfego de mercadorias advém de um novo processo de planejamento do tráfego exigido por uma lei de 1966 que regulamenta a qualidade do ar. Essa lei obriga todas as cidades da França a implementar um plano de mobilidade urbana, onde estão previstas regras para os caminhões. Em Paris, por exemplo, os caminhões são classificados por área de estacionamento que ocupam, sendo que os com até 16m² de área estão autorizados a trafegar em toda a cidade o tempo todo, a não ser em corredores de ônibus, onde ficam proibidos de trafegar das 7:30 às 9:30 h e das 16:30 h às 19:30 horas. Já os caminhões entre 16 e 24 m² de área não podem circular das 16:30 às 19:30h e também tem as restrições nos corredores de ônibus no período da manhã. E os veículos que ocupam uma área maior que 24 m² só podem circular das 19:30 h às 7:30h.

Na Alemanha, usando a questão do meio ambiente, as cidades vêm trabalhando sobre seus problemas de congestionamento. Mas as ações esbarram em restrições legais para coibir o tráfego de caminhões. Só há duas possibilidades de regulamentação do acesso de veículos: ou se fecha setores a todo tipo de circulação de veículos ou se proibe a circulação por razões ambientais. Houve a tentativa em algumas cidades de interditar a área central a alguns tipos específicos de veículos, mas isso esbarrou em questões legais. O mais comum é que se permita o acesso em horários limitados a zonas de pedestre, e no restante da cidade a circulação seja livre. Tem sido tentadas outras ações, como impedir aos caminhões certos itinerários, ou seu acesso limitado a determinados periodos do dia – das 10:00 às 16:00 horas – mas estas ações tem sido contestadas.

Em Zurique, Suiça, foram elaborados planos para atender os problemas causados pelo aumento de tráfego de caminhões. Algumas medidas tomadas foram fechar certas rotas a determinados tipos de veículos utilitários, limitando o acesso de veículos com alto nível de ruído. Em determinadas áreas onde não é permitida a circulação de automóveis foi permitido em certos horários o tráfego de veículos utilitários. Também foi regulamentado o tempo de estacionamento.

Em Estocolmo, na Suécia, é proibido que furgões e caminhões de mais de 2 toneladas entrem no centro urbano. Foi criada uma setorização e uma certificação ambiental para os veículos, baseadas em nível de ruído e de emissão de gás carbônico. De acordo com a certificação (verde, amarela ou vermelho) os veículos tem diferentes restrições de acesso a essas zonas. Os conselhos locais de bairros podem proibir a circulação de caminhões e ônibus movidos a diesel e que pesem mais de 3,5 toneladas, e no centro da cidade veículos com peso maior do que isso não podem circular das 22:00 às 6:00 h.

De uma forma geral, as medidas mais comuns nos países europeus são:

1. regulamentação de período de tempo e de peso,

2. regulamentação de acordo com as dimensões dos veículos (comprimento, largura ou altura)

3. regulamentações de acordo com o nível de emissões atmosféricas

4. zonas protegidas que são mantidas parcialmente ou totalmente sem caminhões.

Já nos Estados Unidos, na cidade de Nova York, existe toda uma regulamentação para a circulação de veículos que inclui restrições especiais para caminhões. E lá são considerados caminhões veículos com 2 ou mais eixos e pelo menos 6 pneus.

Nos bairros, Queens, Staten Island, Manhattan, Brooklyn e Bronx, existem vias que se constituem como rotas para a passagem de caminhões, e se os caminhões tiverem como origem ou destino o interior desses bairros, eles devem procurar o caminho mais curto entre o local de destino ou saída, e as rotas de caminhões, para transitar pelos bairros.

Mas em Manhattan as restrições são um pouco maiores. As rotas também restrigem o peso máximo dos caminhões que podem trafegar por elas, e em Chelsea, Chinatown, Greenwich Village, Little Italy e Lower East Side existem ruas que estão proibidas para os caminhões 24 horas por dia de 2ª a 6ª. Existem outras áreas em que as restrições vão só das 9:00 às 17:00 h de 2ª a 6ª, e veículos com mais de 10 metros ficam proibidos de circular em determinadas áreas do meio dia às 18:00 e das 8:00 às 10:00 h.

No distrito financeiro (Wall Street) veículos com mais de 10 metros só podem trafegar entre 11:00 e 14:00h de 2ª a 6ª a não ser que tenham uma licença especial. E na parte central da cidade eles também só podem circular das 12:00 às 18:00 h a não ser que também tenham uma licença especial.

Como você pode ver existem restrições ao tráfego de caminhões em um grande número de cidades e países, mas ao contrário daqui, as normas são pensadas de acordo com as questões urbanísticas da cidade e de seus vários usos do solo. Proibir caminhões em determinados trechos da cidade só para melhorar o trânsito, sem um planejamento maior, não parece ser uma boa solução. Mas também permitir que eles transitem onde e como queiram 24 horas por dia, 7 dias por semana, não ajuda em nada a melhorar a qualidade de vida dos moradores dessa cidade

Este blogueiro tem autorização para repostar tal conteúdo, mediante informação da origem do referido Blog  da autora  Cecilia Lucchese. Fica portanto vedada a cópia e reprodução para qualquer outro usuário deste blog deste post. 

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segunda-feira, 5 de março de 2012