quinta-feira, 29 de setembro de 2011

UMA VISÃO UTÓPICA OU FUTURISTÍCA PARA O TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO PAULO ?

Mapa do Metro de SP atual ! 76 km




Esboço / Croqui de Modelo "Jogo da Velha" existente em muitas cidades no mundo,imagino que um dia poderemos e teremos de ter em SP. Essa malha toda construida seria a grosso modo, imaginada por mim, de uns 1000 km somadas as linhas de Metro, VLT, Trens e corredores de oníbus exclusivos.


Clique sobre o mapa para ver em tamanho maior .


Começando da parte externa pra dentro :


As linhas pretas seriam construidas, na parte verde agua seriam linhas de VLT e na parte branca de metrô. As linhas vermelhas com pontilhados .... amarelos seriam linhas férreas de trens de alta e média velocidade, estas trariam rapidamente grande quantidade de pessoas das areas periféricas e interioranas da cidade até terminais de transferencia postados nas areas de transição (parte amarela clara pra verde agua). A quantidade de linhas vermelhas no croqui não espelha a realidade, são somente idéias, imagino que 6 linhas alimentadoras no entorno seriam mais que suficientes e não na quantidade que coloco no croqui.

Na parte amarela clara circulariam somente micro oníbus por estes bairros e outros municipios perféricos, fazendo com isso pequenas viagens, estes propocionariam que taís moradores se locomovessem por curtos perimetros mesmo em ruas estreitas rapidamente e com conforto. Taís micro oníbús facilitariam o acesso de taís moradores levando as pessoas destas regiões aos terminais de trens para irem em distâncias maiores .

Na parte verde agua, circulariam VLTS (Veiculos Leve Sobre Trilhos) onde hoje existem os corredores de oníbus, taís onibus que circulam nestes corredores exclusivos circulariam por linhas transversais a estas novas dos VLTS nos corredores exclusivos ja existentes. Os corredores de ónibús novos alimentadores das linhas de VLTS poderiam ser exclusicos ou peferenciais, se conectando entre si e com as linhas de metro já construidas.

Na parte branca, permaneceriam óbviamente as linhas de metro, porem com estações distantes uma da outra  no máximo 2 km com linhas de micro oníbus e trolébus circulando entre elas.


Feito isto há de se criar ciclovias segregadas em formato de asterisxo * em torno de cada grande estação de transferencia, com distância pequenas de no maximo 4 km do ponto central, com biciclétários proporcionado que as pessoas cheguem a tais estaçõss de suas residencias com rapidez e segurança .

A idéia de se aproveitar os corredores de onibús existentes  transformado-os em VLTS é simples, o corredor  já esta praticamente pronto pra receber o VLT, com o VLT se poderia aumentar a capacidade de se transportar muito mais gente do que o onibus, mesmo comparando-se ao bi articulado ou com a frota total  de oníbus nas ruas, a qualidade e conforto do VLT é superior ao do oníbús, sem barulho, sem poluição, maiores, transportariam muito pessoas de uma vez,  e se evitaria com isso de se construir linhas de metro muito mais caras nesses trechos poís a demora  na execução das obras do metro é muito maior e a cidade não suportara tal demora. As  empresas de oníbús existentes não perderiam sua fatia de mercado, poís seriam realocadas e alimentadoras de um sistema de transporte que iria crescer e muito, muito menos as empresas e cooperativas de micro oníbús, ou seja todos sairiam ganhando, população , prefeitura , governo, empresários, até mesmo as montadoras de veículos e sua máquina tambem sairiam ganhando, poís mesmo se estruturando tudo, a migração do condutor de veículo para o transporte público não acarretaria uma perda nos lucros das montadoras, sempre haverá alguem querendo comprar seu veículo há não ser que não aja espaço pra ele nas ruas pra eles, fato que está perto de acontecer. Resumindo com isso se aceleraria o processo de salvar a cidade , sua mobilidade , seu futuro e se aumentaria a qualidade de vida de seus moradores sem ninguem sair prejudicado. 

Essa é a visão que eu tenho de um modelo macro, engajado, funcional, interligado e coerente pra SP, sua viabilidade ou não é pra quem entende, deixo aqui meu palpite !

Essa sugestão pode parecer idiota e utópica , mas é a forma com imagino que SP deva funcionar no nosso futuro.

5 comentários:

Faprasem disse...
Para mim não parece nem um pouco idiota. Na verdade, é necessário e espero viver bastante para ver isso começar a se tornar realidade. Pois uma hora ou outra o bom senso deve prevalecer e aí o transporte público vai triunfar, mas vai demorar.
Anônimo disse...
Olá, Alexandre. Parabéns pela iniciativa. Discordo apenas em que você coloque no mapa somente o Metrô, quando há um esforço brutal do GESP para melhorar a imagem da CPTM. Até porque, em algumas linhas, como a 9, o padrão é superior a muitos metrôs de outros países, com trens novos e intervalos de 2 min no pico. Não sei se vc conhece, mas sugiro visitar o skyscrapercity, nos threads de transportes, sobretudo ferroviários inclusive apresentar a sua sugestão, porque lá há vários técnicos em transporte debatendo a questão
Soraia disse...
Suas idéias sao ótimas, você tem boa vontade e merece ser reconhecido...quero muito ver tudo isso acontecer...
Alexandre Trindade disse...
Pena não saber seu nome colega Anônimo , mas vc tem razão, na verdade sei que a CPTM está quase no nível do metro e vai estabelecer essa igualdade em breve, mesmo porque é uma medida muito inteligente do governo evitando-se com isso gastar muito em algo que já esta pronto. Então, eu admiro muito o crescimento e a qualidade da CPTM, bem como do metro porem esse croqui esta com a CPTM lá, se vc intercalar o mapa geral metropolitando verá que alguns dos traços preto que eu fiz como sendo VLT passam exatamente aonde já passa a linha da CPTM , alguns vermelhos na parte amarela tbm estão colocados ali sobre linha da CPTM, bem como o da linha que vai pra zona leste paralela ao do metro, eu fiz isso tudo em 15 , 20 minutos, peguei o mapa completo, apaguei as linhas de trem e oníbus deixei o do metro e mandei riscos e traços tentando fazer algo parecido com os mapas que existem em outro países e cidades como Paris, Londres, NY etc A minha intenção com o croqui e os dizeres, é passar uma idéia , a idéia da teia do jogo da velha e das subdivisões de cada tipo de transporte, aonde já rodam os trens da CPTM essa idéia ficaria no caso dispensável e é só adequar taís linhas ao padrão metro e pronto, melhor ainda, porem gostaria de ver a malha da CPTM com qualidade internacional pra fora de SP , ligando outras cidades próximas, outros Municipios, por exemplo o litoral com a capital, cidades de interior, esse é o verdadeiro papel da CPTM, ela seria uma empresa alimentadora e que transportaria pessoas por longos trajetos com qualidade, rapidez e eficiência, bom, tem muita coisa na minha cabeça pra debater, escrevendo é muito pouco eficiente, rsrs Mas me desculpo por ter omitido a CPTM nos textos e aparetemente no mapa, é que meu maior incomodo mesmo é com o tamanho da malha do Metro de SP, muito pequena e insuficiente , a da CPTM tbm, eu tenho os numeros em posts lá pra traz do meu blog de NY de Berlin, de Munique etc. Resumindo o mundo das estradas de ferro no Brasil praticamente não existe, é um absurdo isso, da uma olhada no mapa do Brasil com as estradas de ferro que tenho comparando com as linhas ferreas dos EUA, da vontade de chorar, rsrs Bom de qq forma valeu pela opinião e pelo prestigio, se mais gente comenta-se por aqui eu poderia aprender mais e melhorar mais o que tento fazer,  abraço !      Alexandre Trindade..... Respondeu a....  Soraia muito obrigado pelo que me disse, fico muito feliz mesmo, e tbm espero um dia ser reconhecido pelo menos por tentar fazer algo, mesmo que não consiga. Beijão.   Feprasem valeu mesmo pelas palavras, fico feliz por ver que tem alguem assim como eu preocupado com tudo isso, na torcida e acompanhando esse emaranhado de problemas que enfrentamos no transporte e no trânsito não so de SPcomo do Brasil , grande abraço ! 
Ricardo Pradas disse...
Trindade, vou postar aberto e se achar que deve retirar, ok. Acho que o conceito de circulação esta um pouco superestimado, pois nao necessitamos de circulação tão próxima, ortogonal e diagonal no seu diagrama. Se criarmos circulação Perimetral, ligando trechos longe do centro, retiramos circulação de passagem da rotula central. Hoje estima-se 500 mil viagens/dia no centro da cidade e mais 500mil somente para trocar de transporte ou fazer transferência. A ligação da estação imigrantes (linha verde) com a estação Penha ( linha vermelha) é um exemplo de solução que deve retirar passageiros da Sé. Se algem mora no Carrão e trabalha na Paulista poderia seguir por esta ligação Perimetral sem precisar passar pelo centro e linha azul. Sao as ligações diagonais do seu diagrama. Estas sao as importantes e que devem ser construídas. As ligações radiais com o centro devem ser mantidas com corredores e poderia ser o VLT ou linhas de ônibus, mas de forma mais racional com terminais fora do centro para trocas de linhas. Por exemplo: diversas linhas saem do centro da cidade e seguem pela consolacao, Rebouças, Eusébio Matoso e trecho da Francisco Morato, onde realmente tem trajeto diverso. Poderíamos ter três linhas Tronco que fizessem este trajeto e em um terminal já na GET 5, trocassem por linhas que atenderiam os bairros da Raposo Tavares, por exemplo. O ganho é maior freqüência de linhas tronco e menos acumulo nos pontos centrais da cidade. Com menos passageiros esperando nos pontos, a parada é mais rápida, refletindo no tempo de viagem. Mas é só a ponta do iceberg. Uma medida polemica seria reduzir o espaço do automóvel cada vez mais, liberando espaço para bicicletas e transporte coletivo. Quanto mais difícil utilizar carro, melhor vai ser o transporte. Mas ninguém deixa ocarro em casa se nao houver alternativa viável para o uso do automóvel. Podemos discutir mais se quiser ou esclarecer meu ponto de vista. O que vc propõe é mais do que precisamos. Mas precisamos fazer logo... Abraço
Alexandre Trindade.... Respondeu a Ricardo Pradas .... Entendi o que vc disse e concordo , esse diagrama é um esboço , existe um outro muito melhor que é o da ARANHA , vide mapa do metro de Moscou , esse diagrama da ARANHA tem linhas circulares com 2 ou mais anéis partindo do marco zero da cidade que proporcionam outras alternativas de locomoção evitando-se com isso o estrangulamento e saturação de pessoas passando pela região central sem necessidade como vc diz com propriedade.

O erro mortal da criação do transporte público em SP foi justamente não terem feito estes anéis ou não terem feito a teia do jogo da velha mais justa no centro, para só depois se expandir para as áreas periféricas. Bingo ! Fizeram linhas muito extensas e com o aumento da procura criou-se um grave problema mesmo com a criação de novas linhas , o da saturação desnecessária. Vou postar logo mais um post que vai explicar isso em detalhes, aí é que mora o perigo, o de se fazer as novas linhas de metro ou de trem por inc®ível que pareça vai aumentar mais a alimentação nas linhas ja saturadas.Costumo enxergar o sistema de transporte de massa como o sistema de aguas, se vc liga um novo cano em um muito cheio umenta a pressão e trava tudo, ai que mora o perigo e ele vai ocorrer em SP se não se descentralizar essas passagens de pessoas sem necessidade do centro.

Então esse assunto é muito extenso, vamos falar sobre isso sim, porem seria melhor pessoalmente poís as variáveis, problemas e soluções são gigantescos, só deixo um parentese aonde vc diz que meu diagrama excede a necessidade, eu acho que não, rs , pois tudo o que foi feito na cidade até hoje foi com visão minimalista, se desconsiderando o crescimento da cidade e o tempo para tais soluções e obras serem implantadas, eu acho que esse fator tempo e crescimento deve consumir até o meu exageiro no que proponho, espero que não.  Tai o motivo de eu ter feito o que fiz com visão extrema, poís o que eu proponho deverá levar mais de 20 anos no mínimo pra ser executado. Consegue imaginar SP daqui a 20 anos? rsrs Pra vc ter uma idéia eu acho que deveria começar a se contruir agora, ontem um anel ferroviário que circula-se a cidade paralelamente ao RODOANEL , onde este anel fizesse rodar trens de carga e de passageiros, exageiro meu, não sei , qdo vejo avenidas como a Agua Espraiada e a Nova Marginal entupidas de carros nos 2 sentidos em curto espaço de tempo começo a pensar que de exageirado e de fisionário eu não tenho nada, rs abraço e obrigado, tudo o que vc diz até isso eu assino embaixo mas eu só exagerei porque não coloquei datas de início e término, aí que mora o perigo. "Em MEGA CIDADES toda e qq obra feita para o transporte coletivo de massa nunca será exageiro e sim solução." Alexandre Trindade   Abraço !

Márcia Peli disse...
Boa noite, Trindade. Acabo de ler seu post e admito invejar seu espírito visionário. Nenhum transporte será realmente eficaz se não houver integração entre os modais, mas, mais importante que discutir se o projeto é o ideal ou não é a sua iniciativa, propondo soluções. Não desanime dessa luta!
Jos� Geraldo disse...
Trindade: Gostei da sua proposta, porém uma coisa importante seria espaçar mais as estações para que o VLT ganhasse rendimento, pois segundo especialistas o conceito de uma estação a cada 500 metros é coisa do início do século XX... hoje as estações deveriam ser mais espaçadas e articuladas com estações de trasferência de micro-ônibus

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

Blog de Trânsito completa 1 ano e meio com aumento de 70 mil por cento nas visitações desde o seu início no dia 01 de maio de 2010.

No mês de maio de 2010 iniciei o blog de trânsito com a intenção de mostrar a população mundial, em especial a população de São Paulo e brasileira muitos dos porques de nossa cidade, ou nossas cidades, estarem se tornando verdadeiros infernos em qualidade de vida, em mobilidade, em segurança e com isso tentar melhorar nosso dia a dia com críticas, sugestões e propagação do conhecimento de um tema que atinge diretamente a todos nós.

     Tudo se iniciou após uma viagem a Europa em Julho de 2009 onde pude observar o quanto atrasados nos encontramos em infraestrutura, logítisca e implementação de soluções que visem efetivamente melhorar nosso transporte público, bem como nosso ir e vir. 

     Sou um mero agente de trânsito , porem alguém que viu com os próprios olhos o caos se instalando na cidade dia após dia e muito pouco sendo feito ao longo destes anos que trabalho nas ruas, eu não entendia muito bem o porque da piora, pois o esforço humano dos funcionários envolvidos na operação de trânsito em geral , bem como na operação dos diversos seguimentos de transporte, como SP TRANS, METRO, CPTM  também é, e sempre foi gigantesco, entretanto quase que desumano e insuficiente para suprir as necessidades da população .

A grande verdade de todo o blog é uma só , o crescimento da frota automobilistica de forma desenfreada e cega por parte da população, se deve a falta de estrutura dos transportes públicos em geral, com isso as pessoas cada vez mais deixam de usar o transporte público e partem para o uso do veículo, isto deveria ser o inverso, tal migração deveria ser, se abandonar o uso do veículo e se usar o transporte público, porem isso ainda é muito difícil e impossível. Teremos de aguardar anos de muito esforço para se mudar muitas coisas que se encontram emperrando e impossíbilitando a estruturação e o crescimento da capacidade deste transporte público, onde ai sim se conseguirá seduzir e convencer o usuário do automóvel que o transporte público é melhor e tão ou ate mais confortável e usual que o seu veículo individual.

Se hoje todas as pessoas deixassem seus veículos em casa , ou deixassem o metro, ou os trens da CPTM ou de usar seus onibús e lotações para utilizarem qq um dos outros tipos de transporte, haveria um colapso nos outros meios de transporte, pois todos se encontram saturados na cidade de SP. Isso é muito grave e preocupante e só vem a demonstrar que, soluções e medidas terão de ser tomadas bem diferentes das que forma tomadas desde a primeira rua da cidade de São Paulo foi construída, é chegada a hora da política ser direcionada para a necessidade popular coletiva e não mais para interesses de poucos, se isto não for feito, todos sairemos perdendo e a cidade em caos agonizará cada vez mais.

Bom a princípio é isto, daqui a 2 dias este blog completará 1 ano e meio de existência, muito há o que se mostrar aqui, por agora agradeço a quem me visitou poís nos 3 primeiros meses tive somente 9 visitas, mês a mês esses números foram aumentando e nunca pararam de crescer a não ser nas épocas de férias, neste mês de Setembro tive mais de 6.786 acessos, é muito pouco pois sem acesso a mídia televisiva, de jornais e revistas é muito difícil se conseguir bons resultados, mas isso me faz crer que meu trabalho não tem sido em vão, faço minha parte e tento ajudar de alguma forma, Muito obrigado pelo prestigio de todos.

Ass. Alexandre Trindade (Operador de Tráfego da CET-SP) livre publicação , cópia e reprodução desde que se mencione minha autoria e não se altere seu conteúdo

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo: