sábado, 8 de maio de 2010

Mapa da rede ferroviaria da EUROPA.

Download autorizado no site : http://portugues.eurail.com/enpt/eurail-railway-map


Trem bala Euro Star que percorre vários paises da Europa.



Visite : http://www.eurorailways.com/


Esta imagem é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

sexta-feira, 7 de maio de 2010

As maiores populações do Mundo.



A tabela abaixo espelha a ordem da exposição comparativa do conteúdo deste blog. A partir desta aba, nesta ordem, você encontrará a exposição do que cada cidade possui em infra estrutura de transporte , Metro, Trens, VLTS,quantidade de agentes de trânsito,população, área, ciclovias etc... Veja e compare com o que possuímos em São Paulo. Bom entretenimento e obrigado pela visita.


(Cique na imagem para ve-la em tamanho real)

Tabela copiada do site : http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_das_maiores_cidades_do_mundo , não consta nenhuma proibição de direitos autoral do artigo acima no site .


Copyleft: esta obra de arte é livre, pode redistribuí-la e/ou modificá-la de acordo com a Licença Arte Livre.
Pode encontrar um exemplar desta licença na página de internet do Copyleft Attitude http://artlibre.org/licence/lal/en/ assim como em outras páginas de internet.



Video explicativo do termo - Megacidades.



Esta imagem é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Capacidade de passageiros nos diferentes tipos de veículos .







Complementando o gráfico acima cada composição de trem transporta 2000 pessoas.

Abaixo teste efetuado na Alemanha que compara a ocupação de espaço fisico em 3 situações , com veiculos, com onibus e posteriormente com bikes.

Fonte: http://www.geo.sunysb.edu/bicycle-muenster/index.html


É uma pena que tal exposição não se expanda ao transporte de metro e trens, poís aí sim seria possível verificar a dimensão grandiosa de espaço ocupado.

Este artigo é de dominio publico (Art. 6º Não serão de domínio da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios as obras por eles simplesmente subvencionadas.) tal artigo da legislação brasileira segue identico nos demais países do mundo, pois trata-se de uma campanha da prefeitura de Münster, na Alemanha.

Ele compara o espaço ocupado por vários modos de transporte e as vantagens de usar transporte público ou bicicleta. A campanha comparou o espaço necessário para transportar 72 pessoas:

-Bicicleta: 72 pessoas são transportadas em 72 bicicletas, ocupando no total 90 metros quadrados.
-Carro: Com base na média de ocupação de 1,2 pessoas por carro, 60 carros transportam 72 pessoas, ocupando 1000 metros quadrados.
-Ônibus: 72 pessoas podem ser transportadas em 1 (um) ônibus, que ocupa 30 metros quadrados. O ônibus, além disso, dispensa a necessidade, nas ruas, de espaço para estacionar.

Abaixo vc podera ver uma explicação detalhada do Trans Rapid, a melhor forma de trem e transporte inventada pela homem ate agora !




Esta imagem é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

quarta-feira, 5 de maio de 2010

As 10 cidades mais congestionadas do mundo

01 - Tóquio

02 - Los Angeles

03 - São Paulo

04 - Bancoc

05 - Moscou

06 - Xangai

07 - Mumbai

08 - Cid. do México

09 - Nova York

10 - Seul

Arquivos : Vinicius Mello

O link da excelente matéria encontrada acima é encontrado no fim do blog na aba Super Dicas.

Autorização do criador do site onde foram copiads tais fotos :
Olá, amigo.

Eu sou Vinícius, do SuperDicas. Como vai?
Seu blog é bem focado, interessante. Com o tempo, talvez você consiga divulgá-lo na imprensa, pois o tema é muito recorrente na agenda da mídia. Ótima iniciativa.
Quanto às fotos, não se preocupe, elas não são minhas, na verdade, não devem ser de ninguém, são de domínio público. Nem precisava citar meu nome, mas foi bom ter citado o SuperDicas. Obrigado. Sucesso.


Estas imagens são inelegíveis para serem protegidas por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Não bastando esse quadro acima veja a tabela dos maiores produtores de automóveis no mundo em 2009/2010.

Os maiores fabricantes de carros de passeio do mundo.

País Carros
1) China 10.383.831
2) Japão 6.862.161
3) Alemanha 4.964.523
4) Coreia do Sul 3.158.417
5) Brasil 2.576.628
6) Estados Unidos 2.249.061
7) Índia 2.166.238
8) França 1.821.734
9) Espanha 1.812.688
10) Reino Unido 999.460
11) República Checa 967.760
12) México 939.469
Canadá 822.363
Polônia 819.000
Irã 692.230
Itália 661.100
Rússia 595.839
Turquia 510.931
Bélgica 510.300
Tailândia 305.250

Fonte: OICA

Observando isso será que vc começa a entender porque o trânsito está como está ? Ou ainda não, se não, prossiga.

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

terça-feira, 4 de maio de 2010

Trânsito na Marginal Pinheiros, fato que infelizmente se torna comum no dia a dia do paulistano.

Autores : Mario Roberto Duran Ortiz/Leticia Ferreira (Wikipédia).

Clique para ver a imagem original no Commons
Este ficheiro provém do Wikimedia Commons, um acervo de conteúdo livre da Wikimedia Foundation que pode ser utilizado por outros projetos.


Essa foto é na marginal, neste trecho percebe-se que possui 8 faixas de rolamento congestionadas, no outro sentido 8 tambem, muito bem são 16 faixas de rolamento, a meu ver poderiam ser 20, 30 faixas e nada adiantaria poís esta avenida desemboca em outras com menos faixas de rolamento, fazendo com que a lentidão seja gerada da mesma forma, é comum observarmos nas alças de saidas da marginal o acumulo de veiculos parados e em velocidade reduzida, isso causa o efeito dominó e a largura das vias acaba servindo somente como um grande estacionamento minimizando muito pouco a lentidão.
Outro ponto a ser observado é o que nestes trechos onde as avenidas são largas (ponto A) pode sim se observar uma melhora a curto prazo na mobilidade entretanto isto causa a frente (ponto C) nas bifurcações e em vias menos largas uma chegada destes veículos mais rapidamente, ou seja só se altera o local de congestionamento do ponto A no caso para um ponto futuro (ponto C).
Caso o volume veícular na cidade de São Paulo fosse menor, bem menor, não se observaria esta migração de congestionamento pois as saidas e divisões veiculares (pontos B1,B2,B3,B4) antes de se chegar ao ponto (ponto C) dariam conta, mas não é o que acontece. Conclui-se então que por mais obras viarias que se faça os resultados positivos serão minimos e parecerão salvadores por pouco tempo, salvo se toda a cidade fosse refeita e seu sitema viario fosse lógico,inteligente e planejado desde o inicio da criação da cidade, o que não é o caso.

Autor do texto : Alexandre Trindade

Esta imagem é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Auto-estrada em Los Angeles com 23 faixas de rolamento. Adiantou alguma coisa fazer isso?


Apesar do rodapé desta foto obter a informação que se trata de cortesia do referido site o autor deste blog entrou no site em busca de se certificar se a mesma era de dominio publico e caso lá estivesse sem informação solicitaria permissão para publicação da mesma.Não foi encontrada a referida foto em seu banco de dados. Aguardo autorização a ser enviada ou o pedido de remoção caso a referida foto não esteja liberada pelo TRANSFUTURE.NET .



Importante :

(Para ver todas as imagens deste blog em tamanho maior basta clicar na imagem e para ver os textos complementares clique abaixo das fotos em comentários.)




Esta imagem é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

1 Debate sobre Mobilidade Urbana de São Paulo.



AVISO : esse debate é de 3 horas , só clique no video caso possua tempo disponivel

Abaixo video de Copenhagen na Holanda comparando o antes e o depois de suas medidas de incentivo ao uso de espaço para as pessoas e para as bikes e não para os carros .



Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo: