

Essa foto é na marginal, neste trecho percebe-se que possui 8 faixas de rolamento congestionadas, no outro sentido 8 tambem, muito bem são 16 faixas de rolamento, a meu ver poderiam ser 20, 30 faixas e nada adiantaria poís esta avenida desemboca em outras com menos faixas de rolamento, fazendo com que a lentidão seja gerada da mesma forma, é comum observarmos nas alças de saidas da marginal o acumulo de veiculos parados e em velocidade reduzida, isso causa o efeito dominó e a largura das vias acaba servindo somente como um grande estacionamento minimizando muito pouco a lentidão.
Outro ponto a ser observado é o que nestes trechos onde as avenidas são largas (ponto A) pode sim se observar uma melhora a curto prazo na mobilidade entretanto isto causa a frente (ponto C) nas bifurcações e em vias menos largas uma chegada destes veículos mais rapidamente, ou seja só se altera o local de congestionamento do ponto A no caso para um ponto futuro (ponto C).
Caso o volume veícular na cidade de São Paulo fosse menor, bem menor, não se observaria esta migração de congestionamento pois as saidas e divisões veiculares (pontos B1,B2,B3,B4) antes de se chegar ao ponto (ponto C) dariam conta, mas não é o que acontece. Conclui-se então que por mais obras viarias que se faça os resultados positivos serão minimos e parecerão salvadores por pouco tempo, salvo se toda a cidade fosse refeita e seu sitema viario fosse lógico,inteligente e planejado desde o inicio da criação da cidade, o que não é o caso.
Autor do texto : Alexandre Trindade

Trindade, parabêns por este trabalho, realmente é um fonte de pesquisa bastante rica, é uma denuncia de um problema real de caos anunciado, e realmente demosntra que não adianta só fazer avenidas, vender automóveis e construir umas linhas de metrô sem planejamento, só estamos encarecendo cada vez mais o caos, arrumando novas armadilhas, impermeabilizando as cidades, poluindo e deixando todo mundo cada vez mais maluco, e a qualidade de vida decrescente, com o surgimento de novas doenças, aumentando do custo social entre outros transtornos.A sociedade tem que olhar de frente este problema e pararmos de achar que isto não é problema nosso ou só a CET, DER ou sei la quem for tem que resolver.Todos tem participar,e realizar um trabalho sério para curto medio e longo prazo.pode parecer estupidez o que vou dizer, mas hoje se não for feito algo relamente sério e bem pensado para o futuro próximo teremos um problema de segurança nacional, pois entre muitas ações a mobilidade é um dos fatores estratégicos para o desenvolvimento e crescimento de um megalopole.Obrigado pela oportunidade e estou aprendendo bastante com este trabalho.
ResponderExcluirUm grande abraço
São Paulo já parou faz tempo! Quando você sai de casa com automóvel e gasta mais tempo para se deslocar com o carro do que se estivesse andando a pé....loucura é pouco!
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