terça-feira, 4 de maio de 2010

Trânsito na Marginal Pinheiros, fato que infelizmente se torna comum no dia a dia do paulistano.

Autores : Mario Roberto Duran Ortiz/Leticia Ferreira (Wikipédia).

Clique para ver a imagem original no Commons
Este ficheiro provém do Wikimedia Commons, um acervo de conteúdo livre da Wikimedia Foundation que pode ser utilizado por outros projetos.


Essa foto é na marginal, neste trecho percebe-se que possui 8 faixas de rolamento congestionadas, no outro sentido 8 tambem, muito bem são 16 faixas de rolamento, a meu ver poderiam ser 20, 30 faixas e nada adiantaria poís esta avenida desemboca em outras com menos faixas de rolamento, fazendo com que a lentidão seja gerada da mesma forma, é comum observarmos nas alças de saidas da marginal o acumulo de veiculos parados e em velocidade reduzida, isso causa o efeito dominó e a largura das vias acaba servindo somente como um grande estacionamento minimizando muito pouco a lentidão.
Outro ponto a ser observado é o que nestes trechos onde as avenidas são largas (ponto A) pode sim se observar uma melhora a curto prazo na mobilidade entretanto isto causa a frente (ponto C) nas bifurcações e em vias menos largas uma chegada destes veículos mais rapidamente, ou seja só se altera o local de congestionamento do ponto A no caso para um ponto futuro (ponto C).
Caso o volume veícular na cidade de São Paulo fosse menor, bem menor, não se observaria esta migração de congestionamento pois as saidas e divisões veiculares (pontos B1,B2,B3,B4) antes de se chegar ao ponto (ponto C) dariam conta, mas não é o que acontece. Conclui-se então que por mais obras viarias que se faça os resultados positivos serão minimos e parecerão salvadores por pouco tempo, salvo se toda a cidade fosse refeita e seu sitema viario fosse lógico,inteligente e planejado desde o inicio da criação da cidade, o que não é o caso.

Autor do texto : Alexandre Trindade

Esta imagem é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

2 comentários:

  1. Trindade, parabêns por este trabalho, realmente é um fonte de pesquisa bastante rica, é uma denuncia de um problema real de caos anunciado, e realmente demosntra que não adianta só fazer avenidas, vender automóveis e construir umas linhas de metrô sem planejamento, só estamos encarecendo cada vez mais o caos, arrumando novas armadilhas, impermeabilizando as cidades, poluindo e deixando todo mundo cada vez mais maluco, e a qualidade de vida decrescente, com o surgimento de novas doenças, aumentando do custo social entre outros transtornos.A sociedade tem que olhar de frente este problema e pararmos de achar que isto não é problema nosso ou só a CET, DER ou sei la quem for tem que resolver.Todos tem participar,e realizar um trabalho sério para curto medio e longo prazo.pode parecer estupidez o que vou dizer, mas hoje se não for feito algo relamente sério e bem pensado para o futuro próximo teremos um problema de segurança nacional, pois entre muitas ações a mobilidade é um dos fatores estratégicos para o desenvolvimento e crescimento de um megalopole.Obrigado pela oportunidade e estou aprendendo bastante com este trabalho.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. São Paulo já parou faz tempo! Quando você sai de casa com automóvel e gasta mais tempo para se deslocar com o carro do que se estivesse andando a pé....loucura é pouco!

    ResponderExcluir

Por gentileza seu comentário é muito importante para se aprimorar o conteúdo da matéria e do blog, não deixe de faze-lo, obrigado pela visita.Me desculpe se minha visão é diferente da sua, mas com certeza se aqui estamos, contribuímos com o nosso país e com o nosso mundo. Obrigado!