quinta-feira, 10 de junho de 2010

Jovem Pan: Governo da capital de SP anuncia volta do Comando de Trânsito

Jovem Pan: Governo anuncia volta do Comando de Trânsito

Considerações : Serão 2 batalhões com um efetivo de 1600 policiais que farão o trabalho de operacionalização do trânsito, interação para melhora na fluidez e fiscalização.
2 pontos a resaltar:
A necesidade da existencia dos policiais de trânsito na cidade de SP é clara e notória, o trabalho exercido pela CET não engloba alguns requisitos na fiscalização como o estado de conservação dos veículos, a parte documental e por conseguinte isso acarretou uma sensação de impunidade para com os condutores em situação ilegal. Por fim o numero de policiais praticamente se iguala ao de agentes da CET de um dia para o outro , ou seja, serão agora em torno de 3.500 profissionais CET E CPTRANS atuando no trânsito da cidade, ainda é pouco mas deve oxigenar significativamente a cidade.Vamos aguardar para ver os resultados concretos .

Texto : Alexandre T.L.

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

quarta-feira, 9 de junho de 2010

CTB - Código de Trânsito Brasileiro e Sinalização vertical Européia.

CTB


CTB 2 pdf

Alguns sinais curiosos de trânsito pela Europa para nós brasileiros, outros nem tanto.




Sinal de  estrada Europeia para limite de velocidadeSinal de  estrada Europeia para a End Zone Speed Limit

O limite de velocidade / Fim de limite de velocidade. A partir dali você pode acelerar com segurança e livremente até avistar outra placa com velocidade delimitadora.

Sinal de  estrada Europeia para mínimos de limite de velocidadeSinal de estrada Europeia para mínimos de limite de velocidade

Velocidade mínima / Fim zona de velocidade mínima. Lá eles se preocupam com os motoristas causadores de lentidão que tambem podem causar acidentes , tai o porque das placas de velocidade minima,

Sinal de  estrada sem saída para o Europeu

Dead end / no outlet. Dead end / no outlet.(Rua sem saída ou calçadão)

Sinal de  estrada Europeia para Do Not Enter

Não entre. Obs : (Esta sinalização substitui todas as placas brasileiras de orientação e proibição de sentido, acesso e retorno por uma só, muito inteligente,você pode fazer qualquer movimento menos entrar no acesso que ela se encontra, muito melhor do que ter de usar,uma R24 a, R4a, R4b,R5a, R5b e mais uma tonelada de placas que usamos aqui de forma redundante.)

Sinal de  estrada Europeia para a Auto-estradaSinal  de estrada Europeia para a Final da Auto-estrada

Auto-estrada começa / Auto-estrada termina.

Sinal de  estrada Europeia para Manter a Direita

Mantenha-se à direita.

Sinal de estrada Europeia no Parque

Sem estacionamento (em qualquer lado da rua qdo o sinal é pendurado ).

Obs : Em alguns países a sinalização é somente utilizada com uma faixa vermelha junto ao meio fio se economizando postes e placas, alem de despoluir a visão e o passeio.

Sinal de estrada Europeia No Stopping

Não pare. Obs : Em alguns países a sinalização é somente utilizada com duas faixas vermelhas paralelas junto ao meio fio se economizando postes e placas, alem de despoluir a visão e o passeio.

Sinal de  trânsito no Europeu de Passagem

Não ultrapasse .

Sinal de  estrada Europeia para estacionamento

Estacionamento pago.(Nossa zona azul)

Sinal de estrada europeia para prioridadePermitido ultrapassar, você pode, abaixo a placa para o outro sentido)
Sinal de  estrada Europeia para Yield ToVocê deve ceder ao tráfego próximo.(Voce deve diminuir a velocidade se avistar veiculo ultrapassando e deixa-lo concretizar o movimento)
Sinal de estrada  Europeia para a Safra

Vc deve dar a preferencia aos veiculos da via tranversal. Idêntica a nossa por aqui.

Sinal de estrada  Europeia para a One Way StreetSentido Obrigatório a ser seguido, usada em obras e alterações recentes das vias ou emergenciais.




DIRECAO_DEFENSIVA

Manual de Primeiros Socorros

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

terça-feira, 8 de junho de 2010

As funções do agente de Trânsito , Videos de Treinamento dos agentes da CET.




Estatistica de Acidentes de Trânsito - CET.


Video da CET - Campanha Junho de 2009



Video Operador de Trânsito Anderson auxiliando motoristas em entrelaçamento veícular em cruazamento com semafóro quebrado. Operaçào quase que cotidiana dos agentes de SP.



Treinamento Guincheiros da CET- SP





Treinamento de Motociclistas CET-SP


Considerações :

Apesar do esforço descomunal da CET e de seus funcionários ao longo dos anos é necessária a sua reestruturação, esta deve ser feita com investimentos significativos para a contratação de mão de obra em todos os seus seguimentos especialmente na operação, é necessario investimento tecnológico ,aprimoramento profissional e por fim melhor aproveitamento de seus valores com politicas motivacionais e pró ativas poís apesar do crescimento da frota veicular grandioso muito pouco se investiu nos ultimos anos e a sobrecarga em seus funcionários é gigantesca.
Para se ter uma idéia a CET SP pussui em torno de 2000 agentes de transito mais 1600 policias , estes da CET divididos em 5 turnos para cuidar de uma frota de 7 milhões de veiculos. Dividindo-se este montante em 9 areas de atuação, GTs 1,2,3,4,5,6, Zona Azul, DFO (Departamento de Fiscalização de Obras) e T E (Transportes Especiais) , estes divididos em 5 turnos. Com isso se da uma idéia do quadro reduzido em comparação com outras metropoles do mundo. Um exemplo disto é o do efetivo da Cidade do México onde com uma frota de 4 milhões de veículos, 3 a menos que aqui, estes possuem 15 mil agentes, em NY são 7000 mais 40 mil policiais que atuam efetivamente no trânsito, como em Londres 7500 e grande parte da cidade é monitorada por cameras operadas por agentes de onde se pode efetuar ficalização livremente e assim sucessivamente, entretanto estas cidades possuem no minimo em sua maioria o dobro em metro e linhas ferroviarias das que possuimos em SP.

Relato concebido da fusão de materias fornecidas pela CET aos veiculos de comunicação de imprensa dos mais variados

Autor : Alexandre Trindade



Todos os textos escritos pelo autor deste blog estão colocados sobre a forma de Dominio Publico desde que conste meu nome abaixo sem que aja alterações de seu conteúdo original.




Esta imagem é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Este texto tem a intenção de homenagear a todos os ag de trânsito espalhados no mundo e não só este grupo.


Um belo dia de trabalho.






Todos os textos escritos pelo autor deste blog estão colocados sobre a forma de Dominio Publico desde que conste meu nome abaixo sem que aja alterações de seu conteúdo original.





Este video é em homenagem ao profissional que despertou em mim a paixão desde criança por esta profissão.Meu muito obrigado a você Guarda Luizinho.





Meu video de motivação favorito !


Esta imagem é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

domingo, 6 de junho de 2010

Ciclovias de São Paulo 36,8 km. A maior parte somente de lazer sem interligação e acessos ainda.



Projetos de Ciclovia para SP





Projeto de ciclovia na Marginal Pinheiros de 22 km. As obras tiveram inicio dia 28.09.09 e ligará à estação Vila Olímpia ate a estação Jurubatuba tendo como prazo sua conclusão em 120 dias. Será ?









Abaixo videos de ciclovias na Holanda e na Colombia, exemplos de qualidade de vida.





Entrevista com ex prefeito Penalosa de Bogota-Colombia sobre a importância da criação de ciclovias.




Uma evolução lenta e sofrível ainda para os ciclistas e para o paulista.



Inauguração Ciclovia de lazer do Rio Pinheiros (fase 1) 14 km.



Fotos : Cris Castelo Branco ( Site Governo SP).

O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, entregaram neste sábado, 27, o primeiro trecho da Ciclovia Rio Pinheiros, implantada ao longo de 14 quilômetros da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú). A pista liga as proximidades da estação Autódromo à Vila Olímpia. A previsão é de que até o final deste ano, outros seis quilômetros de ciclovia sejam entregues, chegando até a estação Villa Lobos/Jaguaré, com um total de 20 quilômetros de extensão.

Neste primeiro trecho de ciclovia, os ciclistas têm dois acessos: o acesso sul, pela avenida Miguel Yunes, próximo à ponte Jurubatuba, (entre as estações Jurubatuba e Autódromo); e o acesso pela passarela da EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), junto à estação Vila Olímpia. O trecho estará aberto à circulação diariamente, das 6h às 18h.

"É uma ciclovia de primeira classe, o que vai representar um impulso grande no uso da bicicleta de maneira segura na cidade de São Paulo. E ela se soma a muitas outras iniciativas, do Estado e da prefeitura, que trabalham em conjunto", disse o governador José Serra no evento de inauguração.

A Ciclovia, que nasceu de uma parceria entre a CPTM e a EMAE, tem estacionamento para 48 automóveis ao lado do acesso sul para os ciclistas que forem até o local de carro. Outra novidade são os dois Pontos de Apoio ao Ciclista, disponíveis no acesso sul, próximo à estação Jurubatuba, e no acesso da estação Vila Olímpia. Os "Pontos" contam com banheiros, ambulatório e espaços para troca de pneus e manutenção das bikes.

A segunda fase da obra, que tem previsão de início no segundo semestre, contempla a implantação de passarelas para acesso à ciclovia. O local definido para a implantação da ciclovia foi escolhido em virtude de uma área disponível entre a via da CPTM e o rio Pinheiros, ao longo da Linha 9-Esmeralda.

Para que o trecho pudesse receber os ciclistas com segurança, foi feita a recuperação da pista, vedação de 12 quilômetros de faixa ferroviária em gradil, e de proteção de 14 quilômetros junto à margem do rio, além da implantação de comunicação visual nesse primeiro trecho entregue à população. "Com isso, estamos fomentando uma nova modalidade de transporte, de lazer e de saúde. Porque bicicleta é atividade física, é esporte", declarou Serra.

Para facilitar a chegada dos usuários à faixa destinada às bicicletas, a CPTM construiu um desvio próximo à Usina da Traição, com adaptação da passarela, escadaria e portaria de acesso à ciclovia.

Expansão da malha cicloviária

São Paulo passa a ter malha cicloviária de 36,8 km com a entrega do 1º trecho da Ciclovia Rio Pinheiros, totalizando uma expansão de 24,8 km de pista nos últimos três anos: 10 km na Radial Leste e 14,8 km na Marginal do Rio Pinheiros.

A partir da entrega final do trecho restante da Radial Leste, prevista para março, de 2,2 km, a capital atingirá um total de 39 km de ciclovias, dos quais 27 km realizados na atual gestão. Também estão em obras, e deverão ser entregues até o final deste ano, mais 25 km de ciclovias na região da Zona Leste da capital, correspondentes à primeira fase do parque Várzeas do Tietê. O trecho vai da Barragem da Penha até a divisa do município de São Paulo com Itaquaquecetuba.

O Várzeas do Tietê, maior parque linear do mundo, terá 230 km de ciclovias quando totalmente concluído, em 2016. A Via Parque cobrirá todo o parque, atravessando oito municípios da bacia do Alto Tietê. As obras são parte da compensação ambiental da Nova Marginal, administrada pela Dersa.

Parque Linear Pinheiros

A ciclovia está inserida no projeto Parque Linear Pinheiros, que será implantado pela EMAE, e ocupará as margens do Rio Pinheiros, transformando toda a área em um grande parque linear urbano, a exemplo do que está acontecendo nas várzeas do Tietê.

O parque contará com diversos equipamentos de esporte e lazer, áreas de recreação, além de prédios de apoio aos usuários, com banheiros e lanchonetes.

O projeto inclui a construção de passarelas, que vão conectar as duas margens do rio e áreas ao longo da marginal, garantindo um maior número de acessos à população. As passarelas vão permitir ainda a integração com os parques já existentes na região, como o Villa-Lobos e o Parque do Povo.

O parque deverá ser implantado em parceria com a prefeitura da capital, empresas privadas ou organizações sociais. Quando concluído, vai oferecer à população um total de 50 km de ciclovias nas margens do Rio Pinheiros. Clique aqui para saber mais sobre o projeto.


Bicicletários

Só a Linha 9-Esmeralda tem cinco bicicletários, que juntos oferecem 1.032 vagas para acomodação de bicicletas: Vila Olímpia (94 vagas), Jurubatuba (261 vagas), Autódromo (264 vagas), Primavera-Interlagos (226 vagas) e Grajaú (187 vagas).


Cidadania

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos - STM vem investindo desde 2007, por meio do Plano de Expansão, na integração da bicicleta ao sistema metro-ferroviário. A primeira ação da Secretaria foi permitir o transporte das bikes dentro do Metrô e da CPTM, em horário determinados.

Metrô, CPTM e EMTU ainda possuem, juntos, 34 bicicletários, com mais de cinco mil vagas para os ciclistas estacionarem suas bikes. Além disso, todas as novas estações e terminais já recebem o sistema dos bicicletários, e as estações antigas estão sendo adaptadas para recebê-los. O Metrô também está concluindo a Ciclovia Caminho Verde, que terá 12,2 km de extensão e percorrerá, junto à avenida Radial Leste, um trajeto entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Atualmente, já estão liberados dois trechos, totalizando 10 km de ciclovia.

Na EMTU, o Corredor Noroeste de Campinas também possui um trecho de ciclovia, com aproximadamente 10 quilômetros.
Com todas essas medidas o Expansão também se destaca como um plano de desenvolvimento integrado que, além de melhorar a qualidade de vida dos usuários, por tornar o deslocamento mais fácil, rápido e econômico, favorece a redução de poluentes na atmosfera, diminuindo o aquecimento global.

Considerações :

Apesar dos investimentos o poder público a meu ver, ainda oferece uma resistencia considerável para o óbvio e inevitavel processo de utilização da bike como meio de transporte para melhorar o caos motorizado da cidade de São Paulo , bem como a qualidade de vida de seus milhões de moradores.
A prova disto é a forma com que o processo de criação dests ciclovias e ciclofaixas se encaminham, estas com cunho voltado ao lazer e ao entretenimento e não como uma alternativa fundamentada como meio de transporte essencial e emergencial a cidade.
É imperioso que como a CPTM e o Metro a CET abrace a causa e comece a viabilizar com maior rapidez e logistica o engajamento da bike como alternativa viavel aos milhões de moradores sedentos deste intrumento de transporte o quanto antes, não existe o porque disto não ocorrer, é fato e solução.
Portanto fica a minha torcida que isto ocorra pois não há argumento que comprove o inverso dos videos acima dada a realidade paulista caótica que só sera minimizada com soluções caras e de longo prazo, alem dos exemplos do que é empregado e funciona em grandes cidades mundiais com sucesso e satisfação popular proporcionando qualidade de vida invejáveis.

Texto : Alexandre Trindade

Todos os textos deste autor estão sobre a forma de dominio público e estão livres para cópia e reprodução de qualquer especie desde que se mencione sua autoria e seu conteúdo não sofra nenhum tipo de modificação.



Esta imagem é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Absurdo de matéria da Jovem Pan



Resposta dada a este video pelo autor deste blog no site da Jovem Pan a este senhor.

Hilário, doentio, inapropriado e estúpido esse relato. Qual é a intenção dele? dizer o óbvio, que a utilização da bicicleta seria inviável para alguns milhões de cidadãos, palmas para o senhor, descobriu América, hehe , e qto aos outros milhões como eu que poderão sim se beneficiar das ciclovias e ciclofaixas para se deslocar para o trabalho, para a academia, para a faculdade , para a casa da namorada ou para qualquer outro destino, ahhh esse não conta, conta sim e o senhor não diz nada sobre esses milhões que poderão se fazer valer desse mecanismo de transporte.Quer saber, fico por aqui para não esmagar essa comédia em genero numero e grau com mais argumentos, a propósito sou agente de trânsito e não tecnocrata, conheço a realidade das ruas como ninguem e não aconselho ninguem a utilizar uma bike fora dos perimetros de ciclovias e ciclofaixas ainda! Porem como é dito parece-me que o senhor generaliza e aconselho a ver os videos de cidades da Europa, da Colombia e tentar da próxima vez fazer uma matéria mais instrutiva e construtiva, visite meu blog de trânsito http://porquesaopaulopodeparar.blogspot.com será uma honra poder lhe passar meus estudos e pesquisas, aqui quem fala é um cidadão esgotado de ver coisas assim, até mais !

Autor : Alexandre Trindade

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo: