sábado, 18 de junho de 2011

Hino da Cidadania . Uma realidade que me forçou a criar este BLOG !

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O porque do nome do blog ser : "Porque São Paulo pode Parar"

Melhor vc levar a sério esta placa.


A frase SP parar não significa a princípio a cidade ficar entupida de carros sem estes conseguirem se locomover, isto poderá acontecer sim, mas não imediatamente, este ano de 2011 por exemplo vai ocorrer paradas em alguns dias do ano somente, porem isso de forma crescente e muito rápida principalmente no quarto trimestre do ano.

A velocidade de recuperação do transporte público é que vai determinar se iremos PARAR ou NÃO, e essa recuperação não vai ocorrer a tempo, impossível , existem interesses e forças ocultas gigantescas que impedem de se haver a transformação necessária e os investimentos necessários, agregado a isto vem egoísmo, o egocêntrismo, a soberba e a falta de bagagem popular que nega e aceita tudo do jeito que esta . Fatos como estes impossibilitarão que mudanças ocorram como se deveria,sem se saber o que se aproxima pela maioria  nada acontecerá como se deveria, o engraçado é que veremos o que já vemos,a própria população que nega isto adotará mecanismos pessoais para atrasar e conviver com isto, porem por pouco tempo.
 
    Este dia fatídico de SP parar já começou , ele já existe hoje , só não vê quem não quer, porém paramos vagarosamente, agonizamos dentro de nossos veículos, em filas intermináveis para acessar trens e metros, em pontos de onibús, em deslocamentos cada vez mais absurdos de mais de 3 horas para se locomover por 10 km em nossos carros. O povo só saberá e aceitará que as coisas estarão muito feias quando este perceber na própria pele sua limitação da liberdade máxima de ir e vir, aí será tarde.

     Muita gente vai mudar daqui de SP com certeza antes disso, mas não o suficiente para gerar uma sobre vida no trânsito, muita gente vai mudar de emprego, mudar de hábitos, de costumes, já mudamos, se você observar cada dia mais saímos mais cedo de casa e voltamos mais tarde, até o dia em que muitos estiverem acordando e já saindo para as obrigações e só conseguirão chegar em casa pra dormir, nada mais que isto, porem isto também já acontece hoje e irá acontecer cada vez mais rápido pra mais e mais pessoas, até que estas pessoas nem terão tempo o suficiente para voltar pra casa e conseguir dormir, estas não sabem a dimensão deste problema e por isso esperam a salvação mágica e pontual, ou seja querem que resolva seu problema e não o da cidade. 

    
    Tudo isso não virá na velocidade que deveria, cada dia mais fazemos menos deslocamentos pra onde quer que seja, hoje já nos privamos de ir visitar um amigo, já evitamos fazer um curso longe de casa, já deixamos de visitar um parente, quando conhecemos alguém interessante a distância é algo aterrerorizante, temos a impressão que tal pessoa mora em outro Estado, em outro País, tamanha a dificuldade que isso irá proporcionar para vê-lo(a).
    Tudo isso abrange hoje nosso cotidiano, em todos os seguimentos e assim continuaremos nos adaptando por uns 2 anos mais talvez, sendo otimista, no máximo isso , atrasando o colapso geral e a parada mágica da cidade de SP que irá acontecer, podem apostar.
     

    Com essa limitação e dada a impossibilidade do ir e vir, haverá de acontecer uma adaptação também nos diversos seguimentos de comércio, talvez alguns quebrarão, principalmente os grandes centros comerciais, a tendência será estes terem de se subdividir em pequenos pólos comerciais alocados em regiões dormitório por toda cidade, estes terão de atender localmente a população, isso se estenderá para todas as empresas, as escolas, as universidades, os grandes pólos geradores como shoppings , centros empresariais, hípermercados e empresas terão de se adaptar também ao que há de vir nos próximos anos, os clubes, academias etc... 

Velocidade máxima alcançada em SP em breve !

    
    Muita gente terá de se virar de forma diferente, pois o povo estará sitiado regionalmente por toda SP, isto que digo será parecido com o Plano Piloto criado por O. Nyermayer em Brasília, onde se tem tudo perto de casa, só que este será natural e não dará muito certo como não deu nem de forma planejada em Brasília. Haverá uma acomodação natural, medidas serão tomadas para se restringir construções em áreas saturadas, estas que já deveriam ter sido feitas a mais de 30 anos, mas o dinheiro fala mais alto, a locomoção por veículos poderá sofrer interferências com um sistema de pedagiamento e rodizio eficientes com o tempo, isto somente quando se tiver estrutura em transporte público que viabilize essa migração do usuário de veículos para estes, por enquanto podem esquecer, todos os seguimentos estão saturados, trem, metro, ónibus e veículos, se você forçar o cidadão a sair de casa sem seu carro o transporte público já ineficiente e indecente explode.
 

    Para tudo isto que digo não acontecer terá de haver investimentos gigantescos por toda a cidade, haverá de se pensar em criar meios de locomoção em massa e alternativos desde um skate até um trem bala, tudo o que proporcionar o ir e vir terá de estar estruturado e interligado para oxigenar toda a sua mobilidade. Acredito até que a economia poderá sofrer impactos negativos se isso não for feito, alias ela já sofre e muito , não entendo qual a matemática do poder público em não ver isto como perda e sim como ganho ao proporcionar a prioridade aos meios de transporte pessoais, mesmo isto indo em rota de colisão com o óbvio e caos generalizado. 


    Outro problema grave será e que já começa a acontecer é o dos assaltos em pessoas presas em congestionamentos monstros onde a policia também não consegue chegar e estes se tornarão cada vez mais comuns. Estas mudanças levarão anos, não deveriam mas vão e o preço para o povo enquanto não se reestruturar tudo que diz respeito a trânsito e transporte vai ser caro, haverão choques cada vez mais corriqueiros entre a população sofrida e o poder público, reivindicações e protestos serão constantes, comuns, não vai ser fácil, muita gente poderá começar a perder o emprego e ter de migrar de um emprego pra outro devido a dificuldade de locomoção, seus atrasos e outros problemas gerados pelo caos no trânsito e nos transportes. 


    O abastecimento da cidade poderá ser comprometido, como se chegará alimento para os milhões de pessoas , como se conseguirá fazer uma engrenagem emperrada e travada rodar e levar e trazer o principal para sua própria sobrevivencia e funcionamento  ?
    E a poluição que enfrentamos e enfrentaremos devido aos milhões de veículos, ónibus , caminhões e motos despejam em nossa cidade para inalarmos todos os dias ?
    E o stress provocado por tudo isso, pelo nervosismo do não conseguir ir e vir, pela perda do direito ao lazer , pela perda do direito de estar com quem se gosta, pela perda do direito de sequer sair de casa , e as doenças ocupacionais de pessoas que ficarão dirigindo por mais de 6 horas por dias para se deslocar por alguns kilometros, e os reflexos que isso irão acarretar profissionalmente em cada cidadão ? Muitos já chegam em seu trabalho pra descansar do ir e depois chegam em suas casas pra descansar do voltar, isso é maluquice , estamos nos cansando e nos matando pra ir e vir e não pelo trabalho em si , ou to errado ?


    Há mas você deve estar se perguntando, mas o governo esta fazendo metro, fazendo isso e aquilo, tarde demais, as linhas  metro que estão sendo feitas demorarão em torno de 20 anos para começarem a se aproximar de padrões de cidades já colapsadas, ate lá a população por aqui esta com mais alguns milhões a mais e o que você vê hoje estará muito pior, o dobro do que você vê hoje se medidas inteligentes não forem tomadas. (Escreverei um tópico talvez sobre tais medidas quando o caos estiver estabelecido para me preservar).


    Profissionais comprometidos, visionários, com visões modernas, com  capacidade e entendidos vão ter de estar no comando dos problemas que SP enfrentará, o interesse social terá de ser o principal e não o político, a intenção deste agente com esse Blog é ajudar, alertar, passar um pouco de realidade e bagagem aos que pensam que o agentes de trânsito são mágicos e também mostrar aos agentes que estes não são mágicos, pois perdemos a capacidade de fazer a diferença devido a desproporcionalidade dos problemas com relação as soluções, efetivo, infra estrutura e do humanamente possível devido a forma com que se encontra hoje a cidade como um todo.

     Agora e só esperar e ver o que vai ser feito, a muito o que se fazer , estamos muito atrasados, erros absurdos foram cometidos, são cometidos, meu interesse aqui é o de mostrar o que deu certo e da certo nesse mundo afora e não somente criticar pois sei muito bem que quase ninguém entende nada de trânsito e transporte , nem da população , nem da esfera política e nem mesmo muitos que trabalham nestes setores, estes entendem sim do seu próprio "EU", estes não conseguem pensar no sentido coletivo "NÓS" por isso fizeram o que fizeram, criaram uma situação praticamente insustentável por aqui em SP e isto se repete por todas as cidades brasileiras em menor escala, fiquem atentos cidadães de todo o Brasil, somos o exemplo a não ser seguido. 
   
    Espero sinceramente estar contribuindo para dias melhores para todos nós, com o que aqui exponho e digo, quase ninguém liga e lê, mas eu continuo escrevendo, quase ninguém mexe uma palha pra me ajudar, somos realmente alienados e malucos, caminhamos a passos largos ao abismo de mãos dadas, esperamos o problema chegar para resolver e este problema é quase insolúvel devido a sua magnitude, tem como salvar tudo isto ainda, eu tenho uma vaga ideia, porem não vou dize-lá ainda, ninguem vai ouvi-lá, prefiro falar quando for tarde demais, e isso o que todos querem pois é mais fácil sacrificar uma cidade com 12 milhões de habitantes do que bater de frente com forças ocultas extremamente poderosas.  Sorte a nós !











 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade (Texto de domínio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)


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Veículos com placa de bronze são fantasmas ?



Se eles podem ter carros fantasma, porque eu não posso ?



Considerações : Estes fatos e estes veiculos nos causam vergonha, constrangimento, repúdio e o fato e a informação deste agente corresponde a verdade absoluta, não existe a tipificação desta placa em nosso talão de multa, portanto são carros fantasma sim, podem fazer o que quiserem aos olhos dos agentes de trânsito e saem impunes, a unica forma de se autuar taís veículos seria mediante a abordagem policial, para que se pudesse fazer a autuação pelo documento do veículo, fato este que é impossibilitado de o fazer pelo agente da autoridade de trânsito que trabalha no municipio de SP , impossibilitação essa não pelo que o seu cargo oferece e sim pelo procedimento que estes tem de seguir conforme a empresa de trânsito da cidade de SP determina.




 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade (Texto de dominio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)


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São Paulo - SP " CICLISTAS x VEICULOS." Soluções, riscos e necessidades deste engajamento urgente, sob a ótica de um agente de trânsito.


Mapa de ciclovias de lazer de SP

 



    Sou a favor a iniciativa da prefeitura em se criar um dia por mês durante a semana para os ciclistas fazerem uso das ciclovias de lazer  , vejam porque : Primeiramente é necessário se causar impacto na opinião pública que simplesmente ignora a bike como alternativa para o trânsito da cidade. A visão técnica de todo o processo de engajamento da bike nesta sociedade motorizada que é mal esclarecida, sem referencial e doentia é necessária, não da pra fazer km de ciclovias mesmo que segregadas ou ciclo faixas em determinados horários, sem se levar a idéia e o funcionamento destas a grande massa de sua eficiência. É necessário chamar a atenção de forma real do que será feito efetivamente mais adiante com muita propaganda , marketing e aumento gradativo dos espaços destinados as bikes . Por exemplo, vamos pensar no sentido amplo da coisa. Mesmo se criando várias ciclovias segregadas, com proteção etc., vai chegar uma hora que esses usuários vão entrar nas vias, pois essas não os levarão pro seu destino final,estes entrarão nas vias em numero bem maior do que o que existe hoje e dividirão o espaço com motoristas despreparados, aí que mora o perigo. Devido a forma com que a sociedade do automóvel pensa e age poderão acontecer uma infinidade de acidentes com ciclistas inexperientes.Nenhum político ou engenheiro de trânsito vai ser maluco ao ponto de ser responsabilizado por uma série de acidentes na cidade com ciclistas ? Nem a pau, não querem correr riscos.


Ela vai ter que chegar pra salvar !


    Vamos por partes : que venha esse dia ao mês, que lá apareçam vários ciclistas, que muitos motoristas os vejam, que isso cause trânsito, pode ser que cause mais do que ja tem , mas qual a diferença ? E isso mostre que lá onde as bikes andam não há trânsito, mesmo que for somente fora do horário de pico, não tem problema, é um avanço. Muito bem, que isto entre na cabeça de muita gente que simplesmente desconhece tudo o que os ciclistas dizem e querem, que posteriormente a isso se enrijeçam as leis de trânsito no âmbito de proteger aos ciclistas especialmente, que se libere o enquadramento aos agentes da CET para autuarem os veículos que não guardam distancia lateral, que se aumente as fiscalizações por cameras, a quantidade de agentes, a quantidade de policiais, que se crie outros enquadramentos mais, todos rígidos e voltados a fazer com que os motoristas pensem duas, 3 vezes antes de passar perto ou abalroar qq ciclista, que se criem também formas de se punir ao ciclista, que este passe por um treinamento também, que talvez seja obrigado a ter placa em sua bike, porque não? Uma bike tbm pode ferir e matar um pedestre, isso tudo requer estudo, cuidado para se estabelecer um engajamento da bike com decência, prudência e igualdade de direitos e deveres aos 2 lados, depois vem o sonho, o ideal, a  vontade minha , dos ciclistas , de muitos agentes, de muitos cidadãos que querem largar seu carro em casa e ir ao trabalho de bike , mas com segurança, isso tudo tera de ser feito com responsabilidade e inteligência.

    Desculpem se o que escrevo poça parecer papinho de burocrata, mas é só a visão de um agente de trânsito com alguns achismos e com uma bagagem de rua de 10 anos, que sabe o que vcs querem senhores ciclistas e simpatizantes, o que o motorista pensa, o que pode acontecer se um dos lados não pensar em tudo e se cercar de tudo para que nada de errado ocorra, são vidas que estarão em jogo. Eu também quero o que muitos querem, não da mais, essa cidade vai explodir, mas todos pensem no que eu disse, é só um pequeno raciocínio do que eu acho e penso, como disse sou um agente de trânsito que luta prudentemente com vcs por aqui e nas ruas por dias melhores a todos nós.


Agora vou enumerar 10 itens que a meu ver servem como parametro do engajamento da Bike na sociedade paulista.

Que essa placa seja respeitada.



 1. Se enrijecer as leis de trânsito afim de proporcionar maior punição aos motoristas que vierem a se envolver em acidentes com os ciclistas .Este enrijecimento tera de ser feito criando-se novos enquadramentos punitivos aos motoristas e se liberando os enquadramentos existentes aos agentes para que os motoristas pensem 2, 3 vezes  antes de se envolverem em qualquer acidente com ciclistas, este item ja dito acima.
 2. Há de se estabelecer formas de se fiscalizar os ciclistas poís estes para serem parte do sistema viário terão tambem de fazer cumprir as leis a estes estabelecidas.
 3. Há de se investir em marketing pesado propiciando uma maior aceitação da sociedade da presença do ciclista nas ruas e sua aceitação por esta população como solução e não como impecilho ou estorvo.
 4. Há de se aumentar significativamente a quantidade de agentes na cidade propiciando uma maior proximidade com as pessoas e com isso se estabecendo presença, agilidade e operacionalização de forma eficiente para que restabeleça o fator preventivo antes de tudo, evitando-e com isto a sensação de impunidade e a diminuição dos acidentes e dos delitos de trânsito não só com os ciclistas mas para com todos.
 5. Há de se aumentar significativamente a quantidade de equipamentos de fiscalição eletrônica bem como a liberação das autuações para os agentes de trânsito que operam e monitoram taís cameras.
 6. Há de se priorizar a construção num primeiro momento de ciclovias segregadas, poís com isto os ciclistas irão poder trafegar com maior segurança enquanto a sociedade vai sendo preparada para receber num segundo momento as bikes como integradas no viários em ciclofaixas não segregadas com menos riscos a seus usuários.
 7. Após alguns meses com tudo isto podera se estabelecer a criação das primeiras ciclofaixas interligando-se tais ciclovias segregadas de forma transversal e as alimentando , estas sendo postadas levando-se em consideraçao polos de aglomeração de pessoas por curtos percursos, onde estas ciclofaixas possam alimentar, terminais metroviários, feroviários, terminais de onibus, shoppings e centros comerciais de grande circulação.
 8. Posteriormente deve-se se proibir a entrada de veículos em regiões comerciais criando-se calçadoes, areas verdes e com muitas ciclovias por estas, não existe outra alternativa, é obvio que se precisa fazer isso.
 9. Em locais extratégicamente estudados há de e instalar postos de alugueis de bikes que possibilitem e incentivem as pessoas a usarem tais bikes por curtos deslocamentos afim de que estas não necessitem usar seus veiculos ou ate mesmo o transporte público.
 10. Por fim deve-se incentivar a compra e utilização de bike com a redução de seu imposto no ato da compra ou sua amortização parcial na restituição do IR, isto é feito em algumas cidades do mundo com sucesso, com grande ganho em qualidade de vida e pasmem gera economia para o próprio estado .

Feito tudo isto com calma , inteligência e com pequenos investimentos, acredito ser possível se prover uma revolução em no maximo 1 ano em grande parte da cidade de SP.

Se não for feito desta forma a meu ver acontecerão acidentes, não havera adesão, e continuaremos vivendo cada vez mais rapidamente em uma cidade fadada ao colapso, se é que isso já não aconteceu . Espero estar certo em pelo menos 10 % do que disse aqui, ja ficarei feliz e ver taís mudançasmesmo que for somente dentro desta margem minima de acertos no que eu disse e penso.

Veja matéria que saiu no Fantástico 3 dias após a veiculação deste post  por este autor.






 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade (Texto de dominio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)


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