Este Blog foi criado com a intenção mostrar tudo sobre mobilidade urbana nas cidades mais populosas do mundo e comparar com o que possuímos na cidade de São Paulo. Foi feito um estudo de 3 anos para mostrar a você através de dados estatísticos, fotos , depoimentos, videos, mapas e notícias relevantes tudo o que você procura. Aqui você encontra o que tem, pode, deve ou deveria ser feito em SP e outras cidades do Brasil para minimizar ou evitar o caos.
sábado, 11 de dezembro de 2010
Guerra contra o trânsito terá de ser decretada.
São Paulo 10 de dezembro de 2010. (17:45 )hs
Neste exato momento pela primeira vez em minha vida eu me encontrava sitiado, preso ao lado de onde trabalho e subi neste local para relatar com fotos o que eu imaginei acontecer um dia , estava impossibilitado de voltar para minha casa , as avenidas e ruas estavam paradas e o nó veicular estava generalizado,ninguem ia pra frente ou pra traz, colegas de trabalho fizeram o mesmo que eu, deixaram seus carros e partiram a pé para seus lares, universidades etc.. Eu fui ao Hipermercado aguardar o desenrolar do que eu via perplexo, nada se locomovia em vrias alças de viaduto a não ser o metro sobre estes veículos, metro este hiper lotado, mas este ainda se movia, assim perdurou tal situaçào por mais de 3 horas ate que eu pudese retonar caminhando ao meu trabalho por volta das 21:30 hs pegar meu veículo e retornar para casa.
Alem do excesso de veículos caos nas estações de metro pela cidade :
Sob minha ótica, o que pode ser feito .
Meus caros leitores, especialmente ao leitor ANÓNIMO que tem me prestigiado, reservo um tópico especial de resposta e esclarecimentos.
Não vejo a ampliação do Rodizio como alternativa nem seu endurecimento ou até mesmo o pedágio urbano como alternativa inteligente enquanto não se proporcionar uma rede de transporte público eficiente e interligada para que estes usúarios de automóveis possam migrar de seus veículos para tal rede pública. Imagine o colapso que isto poderia ocasionar se tais usuários de veículos tivessem que utilizar do transporte público já saturado e ainda cheio de imperfeições da noite para o dia? Ou seja , tal migração terá de ser gradual e ordenada, não somente para os ónibus, metros, trens como também para ciclovias, SP necessita emergencialmente de opções variadas de transporte, tem de haver a distribuição de sua população por igual nos diversos mecanismos de transporte, isso há de ser feito com cuidado para não piorar mais as coisas, não existe um meio de transporte sequer que não esteja saturado em SP, então todo cuidado é pouco e tudo terá de ser feito com muito estudo. Pois bem, na minha opinião a não observação do que seria necessário para a futura SP,acabou acarretando uma sinuca a atual administração e as demais que virão, o que esta sendo feito é se oxigenar o trânsito com medidas de eficiência temporária afim de se ganhar tempo com construções de linhas novas de metro, corredores, etc.. Sinceramente eu vejo a atual administração com bons olhos, entre acertos e erros a quantidade de acertos tem sido gritante, comparadas a administrações passadas que se basearam única e exclusivamente a prover espaço aos veículos, colocando estes como prioritários na cidade. Lhes pergunto, quem em San consciência hoje trocaria seu veículo por uma onibús lotado , por um metro lotado ou por um trem lotado e ainda se arriscaria a andar quarteirões e quarteirões em ruas recheadas de perigo para chegar e sair de seus lares, para onde quer que fosse ? Eis a questão. Qual é o custo beneficio para o cidadão Paulista em se fazer isso hoje ? O povo só vai parar de migrar para o carro quando, este entender que é melhor usar o transporte público de forma mais eficiente e digna que seu modelo novo de automóvel ,este povo vai continuar fritando dentro de seus automóveis por horas tendo certeza que ali ainda é melhor do que fritar em filas intermináveis de estações ou terminais de onibús e ainda ficar espremido lá dentro, sem o mínimo de decência. Mas aí você me pergunta ? Então isso vai demorar muito? Lhes respondo, sim, muito, isso é o que me preocupa, este vai ser o grande problema a ser resolvido pelos especialistas em trânsito e transportes na nossa querida cidade de SP para os próximos anos e decádas. Esta decretada uma corrida contra o tempo, dependeremos de investimentos milionários em reestruturação do transporte para salvar a cidade de um Apocalipse generalizado, décadas de erros terão de ser corrigidas em anos, como eu não sei,só sei que terá de ser feito, de onde virá o dinheiro muito menos , só sei que terá de ser assim e com muito mais atitudes e correções a serem feitas. Citarei algumas aqui : 1 - O crescimento vertical da cidade terá de ser criterioso, locais com êxodo de prédios e empreendimentos imobiliários terão de ser rigidamente controlados com leis severas de zoneamento e impacto, 2- Alternativas para brecar os deslocamentos de trabalhadores por longas distâncias terão de ser implementadas, quais desconheço, mas algo neste sentido terá de ser criado 3- Ciclovias terão de ser feitas interligando áreas comerciais entre si, a terminais, a estações , a parques, afim de que a parte da população que esteja disposta a utilizar deste meio de transporte limpo o faça com segurança e tranquilidade. 4- Trens e metro terão de rasgar essa cidade de ponta a ponta tomando-se cuidado em não saturar mais ainda as estações já existentes, para isso não ocorrer terão de ser feitos anéis que circulem as linhas existentes a fim de proporcionar mais de um caminho para seus usúarios dividindo-os em rotas diferentes desta forma (Vide mapa do metro de Moscou neste blog.) 5 - Investimentos maçicos em tecnologia e pessoas terão de serem feitos pelas empresas que regulam o trânsito da cidade de SP, não somente nos que já trabalham mas em seu aumento de pessoal em todos os seguimentos. 6- Leis severas terão de ser criadas para que os cidadões tenham em mente que seu papel na sociedade não devera estar embasado no sentido individual e sim no coletivo, com respeito civilidade e educação. 7- Programas de educação nas escolas terão de serem feitos visando a formar nossos futuros cidadões com uma visão que as gerações passadas não possuiam. 8 - Um plano permanente de restrição e regras de acesso dos caminhões em todo perimetro urbano do municipio de SP terá de ser elaborado e não parcial com restrições em trechos x, y ou z, proporcionado somente a migração do trânsito destes caminhões para outras vias mudando somente o problema de lugar,cargas , mantimentos e serviços terão de chegar a seus destinos em horários programados mas com logística e organização. 9 - O sitema terá de assumir seu papel como gestor de todo o processo, do inicio ao fim, desde a chegada do cidadão ao mundo dos pedestres até sua integração como motorista este tendo de estar ciente dos seus direitos e deveres.Meus caros, trânsito e transporte é algo que envolve todo um contexto de planejamento de logistica, investimentos e visão de futuro, estas são algumas de nossas prováveis salvações, se não forem feitas, eu estarei longe daqui em breve poís SP se tornará uma bomba relógio e eu não quero estar perto quando ela explodir.Em se fazendo tudo isto e mais algumas coisas que talvez eu tenha me esquecido de relatar haverá espaço para todos , carros, bikes, metros, trens, onibus, vans, fretados, caminhões e teremos um ganho em qualidade de vida e economico para a cidade de SP gigantesco, aqui fica o parcial relato do que um simples agente de trânsito enxerga após 9 anos trabalhando nas ruas sem nunca ter estudado um livro sequer do tema, tudo isto sendo percebido somente no dia a dia , me corrijam se eu estiver errado.
A reprodução deste texto e da imagem fotográfica produzida por este autor é de dominio público e está liberada para reprodução desde que mantida sua originalidade e divulgando-se o nome do seu autor, conforme texto original.
Autor : Alexandre Trindade
Videos relacionados :
Neste exato momento pela primeira vez em minha vida eu me encontrava sitiado, preso ao lado de onde trabalho e subi neste local para relatar com fotos o que eu imaginei acontecer um dia , estava impossibilitado de voltar para minha casa , as avenidas e ruas estavam paradas e o nó veicular estava generalizado,ninguem ia pra frente ou pra traz, colegas de trabalho fizeram o mesmo que eu, deixaram seus carros e partiram a pé para seus lares, universidades etc.. Eu fui ao Hipermercado aguardar o desenrolar do que eu via perplexo, nada se locomovia em vrias alças de viaduto a não ser o metro sobre estes veículos, metro este hiper lotado, mas este ainda se movia, assim perdurou tal situaçào por mais de 3 horas ate que eu pudese retonar caminhando ao meu trabalho por volta das 21:30 hs pegar meu veículo e retornar para casa.
Alem do excesso de veículos caos nas estações de metro pela cidade :
Sob minha ótica, o que pode ser feito .
Meus caros leitores, especialmente ao leitor ANÓNIMO que tem me prestigiado, reservo um tópico especial de resposta e esclarecimentos.
Não vejo a ampliação do Rodizio como alternativa nem seu endurecimento ou até mesmo o pedágio urbano como alternativa inteligente enquanto não se proporcionar uma rede de transporte público eficiente e interligada para que estes usúarios de automóveis possam migrar de seus veículos para tal rede pública. Imagine o colapso que isto poderia ocasionar se tais usuários de veículos tivessem que utilizar do transporte público já saturado e ainda cheio de imperfeições da noite para o dia? Ou seja , tal migração terá de ser gradual e ordenada, não somente para os ónibus, metros, trens como também para ciclovias, SP necessita emergencialmente de opções variadas de transporte, tem de haver a distribuição de sua população por igual nos diversos mecanismos de transporte, isso há de ser feito com cuidado para não piorar mais as coisas, não existe um meio de transporte sequer que não esteja saturado em SP, então todo cuidado é pouco e tudo terá de ser feito com muito estudo. Pois bem, na minha opinião a não observação do que seria necessário para a futura SP,acabou acarretando uma sinuca a atual administração e as demais que virão, o que esta sendo feito é se oxigenar o trânsito com medidas de eficiência temporária afim de se ganhar tempo com construções de linhas novas de metro, corredores, etc.. Sinceramente eu vejo a atual administração com bons olhos, entre acertos e erros a quantidade de acertos tem sido gritante, comparadas a administrações passadas que se basearam única e exclusivamente a prover espaço aos veículos, colocando estes como prioritários na cidade. Lhes pergunto, quem em San consciência hoje trocaria seu veículo por uma onibús lotado , por um metro lotado ou por um trem lotado e ainda se arriscaria a andar quarteirões e quarteirões em ruas recheadas de perigo para chegar e sair de seus lares, para onde quer que fosse ? Eis a questão. Qual é o custo beneficio para o cidadão Paulista em se fazer isso hoje ? O povo só vai parar de migrar para o carro quando, este entender que é melhor usar o transporte público de forma mais eficiente e digna que seu modelo novo de automóvel ,este povo vai continuar fritando dentro de seus automóveis por horas tendo certeza que ali ainda é melhor do que fritar em filas intermináveis de estações ou terminais de onibús e ainda ficar espremido lá dentro, sem o mínimo de decência. Mas aí você me pergunta ? Então isso vai demorar muito? Lhes respondo, sim, muito, isso é o que me preocupa, este vai ser o grande problema a ser resolvido pelos especialistas em trânsito e transportes na nossa querida cidade de SP para os próximos anos e decádas. Esta decretada uma corrida contra o tempo, dependeremos de investimentos milionários em reestruturação do transporte para salvar a cidade de um Apocalipse generalizado, décadas de erros terão de ser corrigidas em anos, como eu não sei,só sei que terá de ser feito, de onde virá o dinheiro muito menos , só sei que terá de ser assim e com muito mais atitudes e correções a serem feitas. Citarei algumas aqui : 1 - O crescimento vertical da cidade terá de ser criterioso, locais com êxodo de prédios e empreendimentos imobiliários terão de ser rigidamente controlados com leis severas de zoneamento e impacto, 2- Alternativas para brecar os deslocamentos de trabalhadores por longas distâncias terão de ser implementadas, quais desconheço, mas algo neste sentido terá de ser criado 3- Ciclovias terão de ser feitas interligando áreas comerciais entre si, a terminais, a estações , a parques, afim de que a parte da população que esteja disposta a utilizar deste meio de transporte limpo o faça com segurança e tranquilidade. 4- Trens e metro terão de rasgar essa cidade de ponta a ponta tomando-se cuidado em não saturar mais ainda as estações já existentes, para isso não ocorrer terão de ser feitos anéis que circulem as linhas existentes a fim de proporcionar mais de um caminho para seus usúarios dividindo-os em rotas diferentes desta forma (Vide mapa do metro de Moscou neste blog.) 5 - Investimentos maçicos em tecnologia e pessoas terão de serem feitos pelas empresas que regulam o trânsito da cidade de SP, não somente nos que já trabalham mas em seu aumento de pessoal em todos os seguimentos. 6- Leis severas terão de ser criadas para que os cidadões tenham em mente que seu papel na sociedade não devera estar embasado no sentido individual e sim no coletivo, com respeito civilidade e educação. 7- Programas de educação nas escolas terão de serem feitos visando a formar nossos futuros cidadões com uma visão que as gerações passadas não possuiam. 8 - Um plano permanente de restrição e regras de acesso dos caminhões em todo perimetro urbano do municipio de SP terá de ser elaborado e não parcial com restrições em trechos x, y ou z, proporcionado somente a migração do trânsito destes caminhões para outras vias mudando somente o problema de lugar,cargas , mantimentos e serviços terão de chegar a seus destinos em horários programados mas com logística e organização. 9 - O sitema terá de assumir seu papel como gestor de todo o processo, do inicio ao fim, desde a chegada do cidadão ao mundo dos pedestres até sua integração como motorista este tendo de estar ciente dos seus direitos e deveres.Meus caros, trânsito e transporte é algo que envolve todo um contexto de planejamento de logistica, investimentos e visão de futuro, estas são algumas de nossas prováveis salvações, se não forem feitas, eu estarei longe daqui em breve poís SP se tornará uma bomba relógio e eu não quero estar perto quando ela explodir.Em se fazendo tudo isto e mais algumas coisas que talvez eu tenha me esquecido de relatar haverá espaço para todos , carros, bikes, metros, trens, onibus, vans, fretados, caminhões e teremos um ganho em qualidade de vida e economico para a cidade de SP gigantesco, aqui fica o parcial relato do que um simples agente de trânsito enxerga após 9 anos trabalhando nas ruas sem nunca ter estudado um livro sequer do tema, tudo isto sendo percebido somente no dia a dia , me corrijam se eu estiver errado.
A reprodução deste texto e da imagem fotográfica produzida por este autor é de dominio público e está liberada para reprodução desde que mantida sua originalidade e divulgando-se o nome do seu autor, conforme texto original.
Autor : Alexandre Trindade
Videos relacionados :
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu estava lendo isso e pensando no casos das motos, meu objeto de estudo. Hoje enquanto eu tentava atravessar a ponte João Dias eu via as motos, único meio de transporte que conseguia sair daquele nó que deu ali. As pessoas estão colocando em risco suas vidas pela possibilidade de se locomover. Creio que a única solução é a mudança do modo de tranporte. Carros são ótimos, geram empregos e movimentam a economia, mas uma cidade não pode ficar refém deles. Hoje em São Paulo somos reféns dos automóveis. Não temos outra opção, ônibus são ruins, trens não atendem todos os lugares, motocicletas são perigosas, bicicletas mais ainda. Hoje demorei 15 minutos só pra atravessar a Ponte João Dias. Uma tartaruga atravessaria mais rápido.
ResponderExcluirSeu Blog ta legal... parabéns!