sábado, 15 de maio de 2010

Eliminar essa area verde é progresso ?


Como era antes com trânsito.




Autor : MRzero (Wikipédia).


Como ficou depois com trânsito.(Opinião pessoal)

Fonte : Divulgação (Site Governo de SP) Download livre

Observação esses canteiros verdes que funcionam como esponjas das chuvas e inibem a formação de nuvens acima pela contenção da temperatura vão desaparecer, alguem sabe o resultado ? Espero que não aja impacto o suficiente para que se aumente a precipitação das chuvas na região que ja sofrem com alagamentos constantes e que o aumento das faixas de rolamento não saturem como imagino. Acredito que após seu termino a saturação de todo o complexo venha a ocorrer 6 meses, (Só um palpite).


Autor : Alexandre Trindade


A explicação dos idealizadores abaixo do que você observa acima, decida você se foi uma obra positiva ou negativa.


Menos trânsito, menos poluição, mais árvores

Árvores absorvem dióxido de carbono (CO2), um dos gases do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global. A Nova Marginal, com suas quase milhares de árvores adicionais, vai ajudar a minimizar o problema. Nos próximos 20 anos essas árvores deverão ter absorvido 15 mil toneladas de carbono (número baseado em pesquisa do Instituto Florestal de São Paulo). Nestas páginas, você vai poder acompanhar em breve um pouco da história dessas árvores.
Um estudo produzido antes do início das obras indicou que 4.589 árvores, de espécies e tamanhos os mais diversos possíveis, viviam à beira da via e nos canteiros. Todas elas foram catalogadas e recebram um número. Desse número inicial, 559 árvores serão suprimidas, e 4.030 permanecerão na via expressa. Parte delas – 935- será transplantada para áreas próximas de seu “endereço” atual, algumas vezes a poucos metros de distância.
Atividades Meta Total Nº de Árvores Nº de Mudas
Transplantadas
na Marginal
935 172 -
Transplantadas no PET 38.000 - 14.316
Plantadas na Marginal 4.900 312 -
Plantadas no PET 63.000 - -
Cortadas 559 289 -
Mudas no Viveiro PET - - 993
Plantadas
na Estrada Parque
- - 2.377
O método de transplante, muito complexo, não é inédito no pais, mas seu número, sim. Cada uma dessas quase mil árvores serão mudadas sem perder suas folhas ou ter seu caule e galhos danificados. O processo dura algumas horas para cada exemplar e implica em alterações no fluxo de trânsito da via. Algumas árvores chegam a pesar 25 toneladas, o que implica em máquinas grandes e muito cuidado em seu manuseio.
Além disso, serão plantadas mais 4.600 árvores à margem da via expressa e mais 83 mil mudas grandes nas ruas transversais e próximas às Marginais. Com as outras 63 mil mudas que serão plantadas no Parque Várzeas do Tietê, serão mais de 150 mil árvores na região.


Outro benefício da ampliação da via expressa é o menor consumo de combustível pelos veículos que nela trafegam – e menor consumo de combustível significa menor emissão de poluentes, e menos repercussões para a saúde de quem vive perto ou mesmo passa pela via expressa.
A Marginal do Tietê tem longos – e demorados – congestionamentos todos os dias. Com 30 km de vias paradas nos horários de pico, a Marginal do Tietê representa cerca de 25% do total de congestionamentos medidos em São Paulo.
Não parece, mas os veículos parados (ou quase, naquele para e anda, engata primeira, freia, para...) poluem um bocado. A aceleração inicial, com o carro saindo de velocidade 0, exige potência do motor – e mais combustível queimado, com a consequente emissão de poluentes. Mesmo em marcha lenta (quando o carro está parado, com o motor funcionando) há queima de quantidade significativa de combustível e liberação de vários tipos de poluentes.
Motores de carros, motos e caminhões liberam, em maior ou menor quantidade, monóxido de carbono (CO), óxidos de enxofre e de nitrogênio, aldeídos e outras substâncias tóxicas ou que contribuem para o efeito estufa, um dos responsáveis pelo aquecimento global - é o caso do CO2.
Estima-se que os congestionamentos da Marginal do Tietê levem a um consumo anual extra de 1,5 milhão de litros de combustível (gasolina, álcool e principalmente diesel, usado pela maioria dos caminhões). O corte no consumo resultará em redução da poluição do ar na cidade – e menos doenças respiratórias e outros problemas graves. Só como exemplo, deixarão de ser liberados no ar por ano cerca de 18 toneladas de compostos de Nox, tais como NO2 (considerando a média de 15 gramas de Nox liberados por litro de combustível gasto por um motor).

Tabela de emissão de poluentes por motores a combustão (gramas por quilo de combustível)


CO HC NOx (como NO2) SOx2 (como SO2) MP
Máquinas Diesel (veíuclos de carga leve) 3-30 0,5 - 10 0,5 - 20 0,5 - 5 1 - 10
Máquinas à Gasolina 20 - 200 10 - 50 10 - 60 0,1 - 1 0,1 - 0,4
Fonte: BRAUN, S.; APPEL, L. G.; SCHMAL, M.. A poluição gerada por máquinas de combustão interna movidas à diesel – A questão dos particulados. Estratégias atuais para a redução e controle das emissões e tendências futuras. Química Nova,Vol.27, N. 3, pág.472-482, 2003.

Texto : Site Governo de SP ( Copiado por se tratar de conteúdo livre de direitos autorais visto ser Governamental) conforme segue : (Art. 6º Não serão de domínio da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios as obras por eles simplesmente subvencionadas.)





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