terça-feira, 11 de maio de 2010

Metro de Istambul - (Turquia). 4 População 11.372.613 milhões. Área 1831 km 2.

Autor : Maximilian Dörrbecker (Chumwa)

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Bonde

Autor : Radomil



Funicular
Esta é a linha de transporte mais antiga em Istambul. Estende-se por 573 metros de comprimento, com em uma diferença de altitude de 60 metros sem nenhuma estação intermediária entre Karaköy e Tünel, no início da avenida Istiklal, em Beyoğlu, na parte européia. Está continuamente em serviço desde 1875. Dois trens podem percorrer um trecho em apenas 3,5 minutos, e uma viagem dura um 1 minuto e meio. Aproximadamente 15 mil pessoas são transportadas diariamente.

Metrô
A construção do Metrô de Istambul foi iniciada em 1992. A primeira linha foi entre Taksim e 4. Levent entrou em operação em 16 de setembro de 2000. Esta linha estende-se por 8,5 quilômetros e apresenta seis estações, todas concebidas com características similares e pintadas em cores distintas, com os azulejos representando fases da história da Turquia. Atualmente há oito metropolitanos de empresas francesas em operação, que percorrem a linha a cada cinco minutos e transportam 130 mil passageiros diariamente. Uma viagem ao longo de toda a linha dura 12 minutos. O metrô em sua totalidade foi construído pelo método de condução e dotado de coberturas resistentes a eventuais terremotos de escala 9,0.

A segunda seção do metrô, de Taksim a Yenikapi, que transcorre através do Corno de Ouro em uma ponte e abaixo da terra pela cidade, está em construção. Serão 5,4 quilômetros com quatro estações. Em Yenikapi, conectar-se-á ao trem bala e com o trem suburbano. Mais tarde será ampliado para o norte, desde a 4. As obras da linha de Levent a Ayazağa foram concluídas em fevereiro de 2006.

Bonde de época
No final de 1990, um bonde histórico entrou em operação entre Taksim e Tünel, em uma única linha de 1,6 quilômetros. Em 1 de novembro de 2003, outra linha de bonde de época foi reaberta na parte asiática de Istambul, entre Kadiköy e Moda. Perfaz 10 paradas em uma rota de 2,6 quilômetros. A viagem dura 21 minutos. Cerca de 641 mil pessoas foram transportadas neste bonde nostálgico durante 2003.









Bonde
Um bonde foi posto em serviço em 1992, usando o padrão dos metropolitanos modernos, unindo Sirkeci com Topkapi. A linha foi ampliada, em uma primeira expansão, desde Topkapi a Zeytinburnu em março de 1994 e, uma segunda, desde Sirkeci a Eminönü em abril de 1996. Em 30 de janeiro de 2005 foi prolongada desde Sirkeci à Kabataş , cruzando o Corno de Ouro outra vez. A linha tem 24 estações e 14 quilômetros. Foram 55 veículos construídos por ABB circulam na linha. Uma viagem completa dura 42 minutos. A capacidade de transporte diária é de 155.000 passageiros. O custo da inversão chegou a 110 milhões de dólares. Entre Taksim e Kabatas, a construção de um funicular subterrâneo deve unir em marcha esta linha ao metro em Taksim.

Assim mesmo existe um bonde suburbano rápido de nova geração, bonde de sistema LRT, inaugurado em 3 de setembro de 1989 entre Aksaray e Kartaltepe. A linha foi desenvolvida em etapas e alcançou o Aeroporto Internacional Ataturk em 20 de dezembro de 2002. Há 18 estações, incluindo 6 subterrâneas e 3 estações de viaduto, em uma linha de 19,3 quilômetros. A linha está totalmente dividida de qualquer outro tráfico, e circula abaixo da terra durante 4,4 quilômetros. Com 37 equipes com cabeças duplamente motoras transportam 200.000 passageiros ao dia. A inversão custou 550 milhões de dólares.

Trem sub-urbano
É uma via férrea normal que transcorre entre a principal estação metropolitana da parte européia, Sirkeci, e Halkali, com 18 estações numa linha de 30 quilômetros. A viagem dura 48 minutos. Outra linha suburbana na parte Anatólia se dirige desde a estação de Haydarpaşa à Gebze. Esta linha de 44 quilômetros de comprimento e possui 28 estações e a viagem dura 65 minutos. Em ambas linhas férreas sub-urbanas os trens funcionam com cabos eletrificados e transportam a 13.000 passageiros cada hora em cada uma das linhas.

Balsas
As balsas navegam em 15 linhas que cobrem as demandas de transporte de 27 portos nas orlas do Bósforo e o Mar de Mármara. As 20 balsas de estilo clássico e vetusto transportam hoje em dia 61 milhões de passageiros cada ano. Nos anos 80, 150 milhões de pessoas foram transportadas. Em prol de objetivos de modernização, a Maritime Turkish Co. foi cedida em 2005 a IDO, que opera os Deniz otobüsü («ônibus» marítimos), as balsas mais rápidos em Istambul.

O sistema de metrô, em Istambul, foi iniciado em 1992 e foi concluída em 2000. A primeira linha entre Praça Taksim e 4o Levent entrou em serviço em 16 de setembro de 2000. Esta linha é de 8,5 km de comprimento e tem 6 estações. Todas as estações têm um aspecto semelhante, mas são em cores diferentes. Atualmente, existem 8 francês construído 4-car comboios em serviço, que se deslocam a cada 5 minutos, em média, 130000 passageiros e de transporte diário. Uma viagem ao longo de toda a linha leva 12 minutos. A totalidade do metrô foi construído pelo corte-e-método para cobrir resistir um terremoto de até 9,0 sobre a Escala de Richter (Metro estações são: 4.Levent, Levent, Gayrettepe, Şişli, Osmanbey, Taksim)










Linhas em construção
As Levent norte extensão de 4a a Ayazağa se espera venha a ser concluída em finais de 2010. O sul da secção do metropolitano de Taksim a Yenikapı, cruzando o Corno de Ouro em uma ponte e subterrâneas através da cidade velha, está em construção com uma tímida conclusão data de 2012. Será 5,4 km de comprimento com 4 estações. Na Yenikapı, ele será prorrogado luz intersecção com o metro, o comboio suburbano e linhas seabusses.

Com 22 km de comprimento Otogar-Bağcılar-Başakşehir-Olimpiyat Stadı metro linha está prevista para ser concluída em 2011.

Sobre a parte asiática, a 22 km de comprimento nova linha de metro de Kadıköy de Kartal está em construção e prevista a sua abertura em 2012, enquanto que o primeiro ramo entre Kadiköy e Kozyatagi está a abrir até ao final de 2010.

Um novo projecto do túnel submarino, Marmaray, está sendo construída para ligar os europeus e asiáticos lados da cidade, une tanto a Banlieue Train Sistemas de criar uma linha conectando Halkali em Gebze, um total de 76,3 km, em 105 minutos. Este sistema irá atravessar o Estreito do Bósforo, em um tubo imerso túnel para se conectar duas estações centrais Ibrahimaga (asiática) e Sirkeci (europeu). Este sistema vai ter várias estações de transferência do sistema alargado metro, o metro ligeiro, Havaray e Seabusses.


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