Está autorizada a cópia, distribuição e a modificação deste documento segundo os termos da licença de documentação livre GNU, versão 1.2 ou qualquer outra que posteriormente seja publicada pela Fundação de Software Livre (Free Software Foundation); sem secções invariáveis (Unvariant Sections), textos de abertura (Front-Cover Texts), nem textos de conclusão (Back-Cover Texts).
Existe uma cópia em inglês desta licença no artigo Text of the GNU Free Documentation License.
O metrô de Xangai é um sistema metropolitano que serve a cidade de Xangai, com um movimento médio de 2,18 milhões de passageiros por dia em 2007. O sistekipedia)ma é formado tanto por trens subterrâneos (地铁) quanto por linhas ao nível do solo (轻轨). Desde a abertura das linhas metroviárias, o volume de passageiros tem aumentado significativamente.
Assim como em muitos sistemas metroviários, as tarifas do metro de Xangai são cobradas de acordo com a distância transportada. Em 15 de Setembro de 2005, quando o governo de Xangai decidiu elevar o preço das passagens, as tarifas variavam de 3 yuans (aproximadamente USD $0.375) para jornadas abaixo de 6 km, a 8 yuans por viagens acima de 46 km.
Em 25 de Dezembro de 2005, Xangai lançou o "ticket único", que significa que uma pessoa pode viajar por todas as linhas sem comprar outro bilhete. No entanto em Maio de 2007, ainda era preciso dois tickets para passar da linha 1 para a Linha 3 no metrô de Xangai.
Estabelecimentos comerciais
Quase todas as estações do metrô de Xangai abrigam estabelecimentos comerciais de algum tipo. Muitos são pequenos quiosques vendendo uma variedade de cartões telefônicos, celulares, entre outros. Há ainda bandas de jornais e revistas, em algumas estações chega a haver três ou mais vendedores competindo para vender um produto. Lanchonetes tem se tornado populares, assim como livrarias.Expansão futura
O sistema metroviário de Xangai é um dos que mais crescem no mundo. Muitas linhas estão em construção e outras ainda em fase de planejamento. Após a conclusão dessas linhas, um sistema numérico ordenado dará lugar ao atual. A extensão da malha metroviária atingirá 500 km em 2010.Metro.
Autor : Baycrest
Este ficheiro provém do Wikimedia Commons, um acervo de conteúdo livre da Wikimedia Foundation que pode ser utilizado por outros projetos.
Video de dentro do Maglev (Trem bala).
Este ficheiro provém do Wikimedia Commons, um acervo de conteúdo livre da Wikimedia Foundation que pode ser utilizado por outros projetos.
Video de dentro do Maglev (Trem bala).
Reportagem Estadão Megacidades - Xangai
Esta imagem é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por gentileza seu comentário é muito importante para se aprimorar o conteúdo da matéria e do blog, não deixe de faze-lo, obrigado pela visita.Me desculpe se minha visão é diferente da sua, mas com certeza se aqui estamos, contribuímos com o nosso país e com o nosso mundo. Obrigado!