Eu, como autor desta obra, venho por este meio colocá-la no domínio público. Isto vale mundialmente.
Se tal não for legamente possível:
Concedo a qualquer um o direito de usar esta obra para qualquer finalidade, sem restrições, excepto aquelas requeridas pela lei.
Concedo a qualquer um o direito de usar esta obra para qualquer finalidade, sem restrições, excepto aquelas requeridas pela lei.
O Metrô de Seul é um dos mais extensos metropolitanos construídos no mundo, estendendo-se por Seul, capital da Coréia do Sul, e unindo esta cidade com sua vizinha Incheon.
Foi inaugurado em 1974 e tem 287 km em 10 linhas que interligam todos os distritos da cidade entre si] e com a área circundante. São 266 estações ao total enquanto São Paulo tem apenas 55 e o da Cidade do México tem 175.
A maioria da população de Seul já usa o sistema de transporte público, devido à sua conveniência e baixo custo. Com mais de 8 milhões de passageiros por dia, Seul tem um dos sistemas de metrô da maior atividade em todo o mundo. Internacionalizado, todas as estações possuem o nome das estações e placas de indicações tanto em coreano como em inglês e chinês.
Historia
A linha 1 foi construída entre os anos 1971 e 1974, e entrou em funcionamento em 15 de agosto de 1974. Na década de 1990, Seul realizou provavelmente o mais ambicioso programa de extensão de Metrô do mundo, adicionando 160 km de novas linhas à rede. Isto incluiu a extensão das antigas linhas 2, 3 e 4 (15 km) e a criação de outras 4 totalmente novas, das quais a linha 5 possui 52 km de comprimento (incluindo os dois ramos ao oeste). Novos mapas também incluem a primeira linha do metrô de Incheon que é ligada à rede através da linha 1 do metrô de Seul. O trilho entre as estações Seongsu e Sinseol-dong da linha 2 foi construída entre 1978 e 1984, e posteriormente ampliou-se o trilho das estações Sindorim a Kkachisan, no ano 1993. A linha 3 foi construída entre 1980 e 1993. Entre os anos 1980 e 1994 foi construída a linha 4. A linha 5 foi construída entre 1990 e 1996. O trilho da linha 6, entre as estações Bonghwasan e Sangwolgok, entrou em operação em agosto de 2000. Em dezembro desse mesmo ano se ampliaram no decorrer do percurso quatro estações a mais. A linha 7 foi construída entre 1990 e 1996, e conclui-se em agosto de 2000. A linha 8 foi construída entre 1990 e 1999. A linha 9 entrou em funcionamento em setembro de 2003. Além disso, a fim de fazer face a todos estes modos de transporte, o Governo Metropolitano de Seul emprega vários matemáticos para coordenar o metrô, o ônibus e os horários de tráfego em uma tabela que controla o tempo. As 9 linhas são geridas pela Korail, pelo Metrô de Seul e pelo SMRT. Seul está ligada a todas as principais cidades da Coréia por ferrovias. Trem Bala Seul está ligada a todas as principais cidades da Coréia por ferrovias. O trem expresso coreano, KTX (Korean Express Train), um trem-bala que opera a uma velocidade superior a 300 km/h, também liga Seul à maioria das grandes cidades coreanas, tornando os bate-voltas entre cidades extremamente convenientes para trabalhadores pendulares e turistas.
Estação:
Autor : Nesnad
Autor : Jpatokal
Está autorizada a cópia, distribuição e a modificação deste documento segundo os termos da licença de documentação livre GNU, versão 1.2 ou qualquer outra que posteriormente seja publicada pela Fundação de Software Livre (Free Software Foundation); sem secções invariáveis (Unvariant Sections), textos de abertura (Front-Cover Texts), nem textos de conclusão (Back-Cover Texts).
Existe uma cópia em inglês desta licença no artigo Text of the GNU Free Documentation License.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por gentileza seu comentário é muito importante para se aprimorar o conteúdo da matéria e do blog, não deixe de faze-lo, obrigado pela visita.Me desculpe se minha visão é diferente da sua, mas com certeza se aqui estamos, contribuímos com o nosso país e com o nosso mundo. Obrigado!