sexta-feira, 29 de março de 2013

Transporte de Ônibus em São Paulo

Cidade de São Paulo - área total : 1.509 km2
população : mais de 11 milhões
6 % da população brasileira
7 Milhões de veículos registrados
17.000 km de vias
900 novos veículos por dia
perdas relacionadas ao trânsito
congestionado : US$ 5 bilhões /ano
fonte : website - Prefeitura de São Paulo / São Paulo em movimento - 2008 e pesquisas na internet.






Clique na imagem para imprimir.

Sistema municipal de transporte coletivo por ônibus – SP Trans
ƒ* sistema dividido em 9 áreas
ƒ* 4.513 km de linhas
ƒ* 1.314 linhas de ônibus
ƒ* 14.965 ônibus
ƒ* idade média da frota : 
* 4,5 anos ( concessionárias )
* 3,9 anos ( permissionárias )
* 9 milhões de passageiros / dia útil

Veia abaixo os míseros ƒ115 km com 9 linhas de corredores de ônibus que não se encontram interligados.

Fonte CET SP


Art. 6º Não serão de domínio da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios as obras por eles simplesmente subvencionadas.)

Esta imagem, texto e matéria é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável embasado no artigo acima.

Problemas fundamentais das linhas de ônibus e dos usuários :

1-) grande parte das linhas da cidade não dispõe de corredores em toda sua extensão o que prejudica sensivelmente o planejamento e gestão do sistema.
2-) das linhas de corredores existentes poucas são interligadas 
3-) Várias linhas por não serem segregadas são invadidas por automóveis dada a pequena quantidade de agentes e policias de trânsito para fiscalizar, praticamente a inexistência de equipamentos fotográficos de fiscalização e pior de tudo dada agrande quantidade de condutores que não se preocupam em ser autuados por motivos diversos.
4-) A quantidade ônibus é menor do que a quantidade de procura e espera dando-se a impressão que os corredores são calçadões e não corredores de ônibus.
5-) O tempo de embarque e desembarque acarreta uma demora na saída dos ônibus visto seu pagamento ter de ser feito na área interna .
6-) A lotação dos ônibus é quase sempre máxima nos horários de pico causando desconforto e desincentivo a seus usuários.
7-) Os deslocamentos são prejudicados muitas vezes por entrelaçamento veicular em cruzamentos saturados , por trechos de janelas providas pelo fim de trechos de corredores  diversos e por excessivo número de semáforos visto a maioria dos corredores ser no canteiro central .
8-) Em muitos setores de corredores circulam paralelamente micro ônibus fora dos corredores, popularmente chamados de lotações , fator este que passa a impressão que o corredor não é  muito bem aceito pelo usuário.
9-) O tempo de embarque e desembarque nos terminais é demorado devido a quantidade insuficiente de ônibus e de terminais de interligação na cidade como um todo.
10-) Grande parte dos ônibus apesar da melhora ainda são desconfortáveis, barulhentos, lotados e poluidores , fatores estes que não atraem aos usuários de veículos para uma migração para este modal de transporte.
11-) A imensa população de São Paulo e a necessidade de deslocamentos quase que simultâneos destes milhões da-se a impresão que por mais ônibus que se ponha nas ruas estes nunca darão conta da procura e necessidade por parte da população com qualidade.


Autor : Alexandre Trindade 


Esta imagem, texto e matéria é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável embasado no artigo acima.



Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

Um comentário:

  1. It's amazing to go to see this web site and reading the views of all mates about this post, while I am also zealous of getting know-how.

    Here is my weblog myelodysplastischen

    ResponderExcluir

Por gentileza seu comentário é muito importante para se aprimorar o conteúdo da matéria e do blog, não deixe de faze-lo, obrigado pela visita.Me desculpe se minha visão é diferente da sua, mas com certeza se aqui estamos, contribuímos com o nosso país e com o nosso mundo. Obrigado!