sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Agentes de Trânsito de Osasco são agredidos por dezenas de pessoas em Osasco



Considerações :
Há muito tempo tenho falado que nós Agentes de Trânsito estamos encurralados, vivemos todos os dias um terror, xingamentos, intimidações e agressões se tornam cada vez mais corriqueiras e isto se deve a algo muito simples, se deve a despreocupação total por parte das autoridades Jurídicas e Governamentais, (Federais, Estaduais e Municipais) em adequar as leis e as punições a realidade da sociedade de hoje, fato este que a meu ver pouco importa a estes, pois, não são eles que colocam a cara a tapa nas ruas para fazer inúmeras cidades terem um pouco mais de qualidade de vida proporcionada por estes heróis, que se dedicam nas ruas a fazer das tripas coração durante seu trabalho.
Há 30 anos o cidadão via uma farda qualquer que fosse ou um uniforme e a respeitava, este cidadão tinha vivido a época da ditadura militar, tinha terror, medo e respeito. Os anos passaram e nesta ordem foi desaparecendo a Ditadura,(Graças a Deus) depois desapareceu o Terror, depois o Medo e por fim o respeito junto com a educação, as pessoas de hoje em dia que nasceram de 30 anos pra cá não respeitam mais ninguém, nem a policia, quanto mais aos Agentes de Trânsito e aí entra o X da questão, o que foi feito para corrigir isto? Nada, sabe por quê? Porque somos um numero, se um ou outro morrer, enlouquecer, ficar com alguma seqüela é só um ou outro e dane-se, substitui-se ele e ponto final.
O que tais lideres não sabem é que estamos todos ficando doentes, com limitações operacionais e atitudinais dada à impunidade deste seres ditos machões , ou melhor, delinqüentes covardes que estão cada vez se proliferando mais e mais e isto se reflete pra sociedade em maioria de pessoas de bem, isto eles não vêem e nem sabem porque ? Estão em suas cadeiras aveludadas longe da realidade das ruas.
Finalizo dizendo que este caso se somará a uma infinidade de outros casos onde nada acontecerá, pois, eu duvido que algum político se proponha a criar uma lei específica pra punir como se deveria quem tratar um agente de trânsito desta forma ou pior, sabe porque? Porque vivemos a época do poste fazer xixi no cachorro, só não venham cobrar atitudes destes agentes todos espalhados pelo Brasil, pois, estes todos estão com uma doença pode se dizer assim denominada "Síndrome do Stress pós Traumático". Pra quem não sabe o que é vou tentar explicar: Após você passar por N ofensas, intimidações, ameaças e agressões sua mente identifica taís atitudes como de alto risco e imediatamente promove uma avalanche de atitudes defensivas acarretando com que vc deixe no caso do agente de ser profissional e ativo como se deveria, o agente no caso se torna limitado e conseqüentemente deixa de cumprir seus atos de fiscalização, por medo e defesa natural dada à grande quantidade de reflexos negativos que tenha passado anteriormente, aí vc me pergunta, mas e aí? E aí é que toda a sociedade paga porque se o agente esta com este trauma, a sociedade fica a mercê desta escória de pessoas que pregam cada vez mais pela desobediência das leis, tudo isto sendo endossado e omitido por todo o poder público.
Agora você meu leitor deve se perguntar ou questionar, mas como assim não são punidos? Simples, a maioria das empresas que gerem o trânsito dos municípios vê como uma inconveniência oriunda do agente de trânsito quando algo parecido acontece e como um erro por parte dele, e não por parte do cidadão, então se um agente levar adiante taís ameaças e ofensas e mesmo agressões ele é o ovelha negra e não o lixo do cidadão, pra piorar os delegados costumam lavrar taís ocorridos como desinteligência, (Paga-se umas cestas básicas depois de anos do caso ser julgado), e não como desrespeito a funcionário público ou agressão etc... e cada vez mais pessoas sabem disto tudo, e se deliciam com isso. É a inversão de valores e o salve-se quem puder.


A reprodução deste texto é de dominio público e está liberada para reprodução desde que mantida sua originalidade e divulgando-se o nome do seu autor, conforme texto original.

Autor : Alexandre Trindade

Este Post na forma com que se encontra foi encaminhado ao Senador eleito Aloysio Nunes em sua página do portal Facebook no dia 27.10.10 e será encaminhada a quantas autoridades forem necessárias até que seja tomada alguma medida coercitiva poís não da mais pra ser ESPARREM de bandidos , em qualquer país do mundo agente de transito e ou policias são tratados com respeito e seus agressores punidos veementemente , aqui todos dão as costas , porque nós teremos de ficar arriscando nossas vidas sem o menor respaldo.

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

3 comentários:

  1. Trinda. acho lamentável toda esta situação.Ser agredido e trabalhando é a situação que considero a mais deprimente e estupida que um profissional pode sofrer. Apresentamos diversas vezes para a Diretoria a situação de nossos agentes e recentemente levei ao Presidente mais uma agressão covarde que nosso colega da Zona Azul sofreu quando fazia fiscalização na semana passada. Não perdi a esperança e vamos tentar até conseguir que a empresa tome alguma providência. Independente disso o PL 0677/07 continua sendo discutido na Câmara Municipal e encaminhei ao Secretário para análise e apoio ao projeto, que necessita de de parecer favorável para aprovação do Prefeito.

    Marcelo Moraes (Diretor de Representação dos Empregados da Cet)

    ResponderExcluir
  2. Penetras na festa???? Dá para acreditar????

    Por isso eu tenho a opinião de que agentes de trânsito deveriam atuar somente no auxílio do tráfego, sinalização, desobstrução das vias e socorro. Guinchar um veículo, só em caso de pane ou acidente. No caso de infração, somente com a presença de policiais militar ou GCM. AS funções de fiscalização, patrulhamento de trânsito e autuações deveriam ser de competência exclusivas da PM e GCM e o modelo americano de patrulhamento com, 1 policial por viatura, seria o modelo ideal a ser seguido.
    Agora deixa eu acordar e voltar para o Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Trindade,
    é por isso que sou favorável ao porte de armas para nós Agentes de Trânsito, tendo em vista que no Brasil ainda demorará séculos para que algumas pessoas, que não são poucas, nos respeitem sem armas. Na realidade, a arma não seria para nos tornarmos “super homens”, mas somente como um meio de proteção pessoal. Aqui em são paulo virou “moda” pessoas que não têm nada a ver com o infrator, defendê-lo e nos colocando na posição de errados. Até mesmo pedestres, quando autuamos um motorista que passou no semáforo vermelho, dizem: “ei nào multa o coitado não…” vai entender!!!! Não sei como funcionam nas outram cidades em relação aos colegas do trânsito, mas aqui não trabalhamos em dupla, o que nos tornam mais vulneráveis. Do jeito que está crescendo o tráfego, diminuindo a velocidade e, em consequência o “stresse” do motorista, que nos culpa por tudo, em breve ataques como este que presenciamos poderá se tornar corriqueiro se continuarmos fazendo nosso trabalho sem nenhuma proteção. Abraços.

    Delfino.

    ResponderExcluir

Por gentileza seu comentário é muito importante para se aprimorar o conteúdo da matéria e do blog, não deixe de faze-lo, obrigado pela visita.Me desculpe se minha visão é diferente da sua, mas com certeza se aqui estamos, contribuímos com o nosso país e com o nosso mundo. Obrigado!