A existência de estacionamentos próximos às estações do Metrô permitem aos usuários maior facilidade nos deslocamentos na cidade de São Paulo.
Atualmente, os estacionamentos "E-Fácil" estão operando ao longo da malha metroferroviária: na Linha 2-Verde, próximo à Estação Santos-Imigrantes; na Linha 3-Vermelha, próximo às estações Corinthians-Itaquera, Bresser-Moóca, Brás e Marechal Deodoro; na Linha 11-Coral, próximo à Estação Guaianazes da CPTM.
Utilização
O acesso aos estacionamentos é permitido por meio de cartão específico, chamado "E-Fácil".
No momento do acesso ao estacionamento é debitado o valor referente à tarifa do estacionamento e são concedidas duas viagens no sistema público de transporte. Estas viagens podem ser utilizadas no Metrô, CPTM ou ônibus Municipal de São Paulo e são válidas durante o período em que o veículo permanecer no estacionamento.
Os valores debitados do cartão permitem a permanência do veículo por até 12 horas no estacionamento. Decorridas as 12 horas é cobrado valor adicional a cada hora de permanência do veículo.
Observação
As duas viagens de metrô, trem ou ônibus a que o usuário tem direito NÃO SÃO CUMULATIVAS. As viagens não utilizadas dentro do período de permanência do veículo no estacionamento (12 horas) não são válidas para um novo período e nem reembolsadas.
Aquisição e recarga
Para utilizar qualquer dos estacionamentos, basta adquirir um cartão "E-Fácil" nos postos de venda do Bilhete Único nas estações do Metrô ou nos próprios estacionamentos, pelo valor de R$ 2,00 e carregar os créditos no cartão.
A recarga dos cartões pode ser feita nos postos de recarga do Bilhete Único, nos postos da SPTrans e nos estacionamentos.
Facilidade
O Cartão "E-Fácil" com crédito suficiente, pode ser utilizado como um Bilhete Único Comum, com as mesmas regras de funcionamento e integração, independentemente do uso do estacionamento.
Defeito ou problemas técnicos
Em caso de defeito ou impossibilidade de uso do cartão, o embarque no sistema de transporte deve ser realizado por meio de outro cartão ou bilhete.
Para solucionar o problema do cartão o usuário deve comparecer aos Postos de Atendimento para análise do cartão. Caso a correção não seja possível imediatamente, será emitida uma 2ª via com prazo de 72 horas. Nos casos de defeito provocado por responsabilidade do usuário é cobrado valor equivalente a 7 tarifas unitárias do sistema de ônibus Municipal da Cidade de São Paulo.
Cadastramento do Cartão
Para viabilizar a reposição de créditos do cartão em casos de furto, roubo ou extravio, previamente o usuário deve cadastrar o cartão em seu nome, pessoalmente nos Postos de Atendimento portando documento de identidade e o cartão, ou comprovante de recarga que possua o número do cartão.
Furto, roubo ou extravio
Para cartões cadastrados o cancelamento pode ser realizado pelo telefone 156 ou diretamente nos Postos de Atendimento onde o usuário deve apresentar documento de identidade. Para a emissão de 2ª via do cartão é cobrada taxa equivalente a 7 tarifas unitárias do sistema de ônibus Municipal da Cidade de São Paulo e o prazo para entrega é de 72 horas.
Para cartões não cadastrados deve ser feito, primeiramente, o cadastro do cartão. O cadastro deve ser feito pessoalmente nos Postos de Atendimento onde o usuário deve apresentar documento de identidade e comprovante de recarga que possua o número do cartão.
Postos de Atendimento
Os Postos de Atendimento a usuários dos cartões Fidelidade, Lazer e E-Fácil estão localizados nas estações Sé do Metrô (atendem diariamente das 6h às 22h) e Luz da CPTM. Também são considerados Postos de Atendimento todos os Postos da SPTrans destinados ao atendimento de usuários do Bilhete Único.
VALORES DOS ESTACIONAMENTOS "E-Fácil" | |||
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ESTAÇÃO | VALOR E PERÍODO | ||
“E-Fácil” da Estação Santos-Imigrantes | R$ 9,89 pelo período e R$ 1,16 pela hora adicional. | ||
“E-Fácil” da Estação Corinthians-Itaquera | R$ 8,32 pelo período e R$ 1,16 pela hora adicional. Neste estacionamento, o Metrô disponibiliza um serviço de van gratuito para levar você do estacionamento para a Estação e vice-versa. | ||
“E-Fácil” da Estação Bresser-Mooca | R$ 12,00 pelo período e R$ 1,00 pela hora adicional. | ||
“E-Fácil” da Estação Marechal Deodoro | R$ 12,10, pelo período e R$ 1,00 pela hora adicional. | ||
“E-Fácil” da Estação Brás | R$ 12,00, pelo período e R$ 1,00 pela hora adicional. | ||
“E-Fácil” da Estação Guaianazes da CPTM | R$ 9,00, pelo período e R$ 1,00 pela hora adicional. |
Para informações adicionais o Metrô disponibiliza o telefone .
Muito bacana , não conhecia esse serviço e achei ótimo divulga-lo por aqui .
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