sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Willian Cruz da uma aula , vale a pena refletir !







O respeito mútuo no trânsito é um dever de ciclistas, pedestres, motoristas e de todas as pessoas que participam do trânsito. Isso todo mundo sabe, ou pelo menos, deveria saber.
Entre aqueles que exercitam diariamente o respeito e a tolerância, há quem vai além e incorpora no rotina a missão de ajudar a melhorar o trânsito da cidade.
Willian Cruz tem 38 anos e é analista de sistemas. Dizer que é um apaixonado por bike é minimizar seu engajamento e poder de mobilização quando o assunto é a relação da bicicleta no trânsito de São Paulo.
Cicloativista confesso, divide suas tarefas diárias entre o mundo da informática e tudo que envolva ciclomobilidade e respeito no trânsito. E para quem ainda não entendeu o tamanho da paixão de Cruz pela bicicleta, vale dizer que foi sobre duas rodas que ele, acompanhado da noiva, chegou ao cartório. O motivo? Era o dia do seu casamento.
Mas não é só isso. Pela internet, Willian convocou amigos, conhecidos e outros aficionados por bike para o enlace, que acabou se tornando uma mega cerimônia pública com direito a capacetes e outros apetrechos.
Antes
Nem sempre foi assim. Quando era adolescente sonhava com o ronco dos motores. Aos 18 anos começou a dirigir e ganhou seu próprio carro. Andava, confessa, acima do limite de velocidade.
“Eu não respeitava as pessoas e era capaz de acelerar o carro para assustar os pedestres nas ruas”, conta. A mudança de postura veio quando começou a usar a bike como meio de transporte.
No início era só um hobby, lazer aos finais de semana. Com o tempo, o que era diversão virou assunto sério, paixão mesmo. Fora das quatro rodas, com o vento batendo no rosto, Willian conheceu as dificuldades de andar de bicicleta em meio ao trânsito de uma cidade como São Paulo.
Se assustou e percebeu que, como motorista, era um algoz para quem escolhia as duas rodas como meio de transporte. Se colocar no lugar do outro fez William mudar sua postura. Mais que isso. Fez dele um ativista em busca de um trânsito mais humano e menos agressivo.
Fundador do site Vá de Bike!, o analista de sistemas é um defensor da diminuição da velocidade nas vias, ação que a Prefeitura de São Paulo tem incorporado em toda a cidade.
“Se ocorrer um acidente com a velocidade menor os estragos serão menores também. Com a velocidade reduzida o motorista terá mais tempo de reação”, defende.
Conheça a história de quem, mais do que optar pela bicicleta, optou pela vida e pelo respeito. Praticar a cidadania pelas ruas da cidade compensa. E Willian é prova disso.


Retirado do Site da CET SP , cópia, republicação e divulgação sem delimitações de direitos autorais por ser orgão Municipal.

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por gentileza seu comentário é muito importante para se aprimorar o conteúdo da matéria e do blog, não deixe de faze-lo, obrigado pela visita.Me desculpe se minha visão é diferente da sua, mas com certeza se aqui estamos, contribuímos com o nosso país e com o nosso mundo. Obrigado!