sábado, 16 de março de 2013

CICLOVIA SEGREGADA DE SOROCABA.


Ciclovias
A Prefeitura de Sorocaba desenvolve um Plano Cicloviário entre suas ações prioritárias, dentro dos ideais de "Cidade Saudável" e "Cidade Educadora". Com a 2º maior rede de ciclovias do país, atrás somente do Rio de Janeiro, a cidade se tornou uma referência no setor para todo o Brasil e países da América Latina.
Ciclovia - Av. Santa CruzO projeto representa um novo conceito de qualidade de vida e mobilidade urbana, pois garante segurança aos ciclistas, estimula o lazer e a prática de atividades físicas, além de oferecer uma opção econômica e não poluente de transporte.
Ciclovia - Av. Washington LuizElaborado por técnicos da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), o Plano Cicloviário se viabiliza com a construção de ciclovias em avenidas e interligações de pistas novas com as já existentes, para propiciar aos usuários deslocamentos mais longos.
As ciclovias possuem padrão com pintura vermelha, sinalização viária com placas e pintura de solo e, ao longo dos percursos, calçadas para caminhadas, sistema de iluminação e paisagismo, com gramado, arbustos e árvores.Ciclovia - Paço Municipal

Em 2009, a rede de ciclovias rendeu à Sorocaba o prêmio especial "Agir Localmente, Pensar Globalmente" na premiação do troféu "Município Verde Azul", concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente.




Hoje Sorocaba possui 106 km da rede de ciclovias, 103 km são separados do trânsito de veículos por barreiras físicas como canteiros e gradis. Os acidentes envolvendo ciclistas é próximo de zero. Desde 2009, quando o setor de estatísticas de trânsito passou a acompanhar o sistema cicloviário, houve apenas um acidente com morte – o ciclista foi atropelado por um caminhão na periferia, fora da área de ciclovias. Em quatro anos devido a segurança e a qualidade, o número de bicicletas passou de 190 mil para 300 mil na cidade, segundo a prefeitura – uma para cada 1,9 dos 586.625 habitantes. A frota de veículos automotores, em comparação, era de 383 mil veículos no balanço de janeiro. As ciclovias interligam toda a cidade e já é possível ir de um extremo a outro sem sair da via exclusiva. Os ciclistas dispõem de 50 paraciclos com capacidade para 60 bicicletas e 8 quiosques com bicicletários, com 19 estações de empréstimo de bike para a população. Neste ano, devem ser construídos mais 20 km de ciclovia. A cidade também será interligada a Itu, a 32 km de distância, por via exclusiva para bikes, com o projeto de duplicação da Estrada Velha Sorocaba-Itu pelo governo estadual. A segregação foi fator fundamental para o sucesso e adesão das pessoas, será que é muito difícil fazer isto em SP ao invés de ficarem fazendo ciclo rotas de mentirinha e ciclofaixas para os fins de semana?


Artigo copiado do site da prefeitura de Sorocaba. 
(Art. 6º Não serão de domínio da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios as obras por eles simplesmente subvencionadas.)

Esta imagem, texto e matéria é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável embasado no artigo acima.

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

2 comentários:

  1. uma ciclovia como esta poderia ser feita na av Eliseu de Almeida sem nenhum problema!

    ResponderExcluir
  2. Legal... pedalei na Ciclovia de Sorocaba-SP!!!
    Pareceu organizada e limpa.
    Têm muita coisa positiva que ainda
    pode ser feita a favor dos ciclistas na cidade,
    inclusive interligação ciclável com cidades
    vizinhas (Votorantim, Itu...)

    Fotos da Ciclovia Sorocaba=
    http://www.joaozinhomenininho.blogspot.com.br/search/label/Bikelane%20-%20Ciclovias

    Cicloabraços
    Joaozinho

    ResponderExcluir

Por gentileza seu comentário é muito importante para se aprimorar o conteúdo da matéria e do blog, não deixe de faze-lo, obrigado pela visita.Me desculpe se minha visão é diferente da sua, mas com certeza se aqui estamos, contribuímos com o nosso país e com o nosso mundo. Obrigado!