segunda-feira, 20 de junho de 2011

Veja como funciona o Sistema de Medição de Lentidões MAP LINK e o da CET SP




O Sistema de medição MAP LINK

O Apontador lança no mercado de navegadores o Maplink, serviço online de informações do trânsito em tempo real. A ferramenta cobre 15 cidades brasileiras e já está disponível para seis modelos de aparelhos de GPS .

O Maplink atualiza as informações via satélite a cada cinco minutos. O serviço informa lentidão na rota quando a velocidade média dos carros em uma rua está muito abaixo da velocidade limite do local.
Baseado em diversas fontes de informação, como a de reporteres de trânsito, informações de usuários, etc.. sendo as principais delas vindas de outros carros em movimento, o sistema é considerado o mais completo e preciso serviço de trânsito. Estima-se que ele conta já com uma frota em SP de até 1 milhão de carros equipados com sistema de monitoramento, o MapLink informa a situação de diversas ruas, avenidas e estradas com dados atualizados rapidamente.
A grande base de veículos garante uma cobertura maior das informações. Assim, se um certo número de veículos aponta que a velocidade em uma rua está muito abaixo de 50 km/h, e essa é a velocidade limite daquele local, isso indica uma lentidão naquele trecho.
O sistema oferece ainda acesso à suas informações via rádio, TV, celular, nos aplicativos para iPhone, Blackberry, Windows Mobile e Android, ou ainda pela internet.

 Para isso os carros que utilizam-se de GPS de inúmras marcas tem de estar com seus disposítivos ligados. Acredita-se que atualmente mais de 10 % da frota veícular ja faz uso destes aparelhos proporcionando cada vez uma cobertura mais satisftória com rapidez e eficiencia.

As cidades monitoradas pelo serviço são: São Paulo, Guarulhos, Osasco, região ABCD, Barueri, Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu, Curitiba, Belo Horizonte, Contagem e Betim.
O serviço também pode ser encontrado nos aplicativos para iPhone, BlackBerry, Windows Mobile e Android e em breve chegará em aparelhos de outras marcas de GPS.



O SISTEMA DE MEDIÇÃO DA CET SP 

     A CET conta com as informações passadas via telefone celular pelos seus agentes em campo,tambem por intermédio de telefone fixo dos operadores das centrais de monitoramento por cameras e alguns poucos agentes postados em prédios com binóculos que ao visualizarem trechos com lentidões entram em contato com a central de operações e comunicam suas respectivas abrangencias A utilização de equipamentos com tecnologia se resume a utilização das cameras espalhadas pela cidade de onde se  tem a visualização e detecção das condições de transito por estes profissionais tanto para o acrescimo quanto para o decrecimo das mesmas.Inexiste qualquer mecanismo automático para taís registros, todo o processo é feito pelos olhos humanos e o sistema denominado Régua de lentidão da Central mede as distâncias dos trechos passados pelos seus funcionários.

   

 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade Agente de Trânsito CET SP (Texto de domínio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

3 comentários:

  1. OI Ale, gostei da forma em que vc explica as lentidões e como são medidas.
    Esclareceu com bastante precisão, seu blog esta cada vez melhor, parabêns

    ResponderExcluir
  2. E por que a CET não integra seu sistema de monitoramento com o MapLink???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que por pura falta de interesse, ou eles não querem mostrar a porcaria que esta a área deles

      Excluir

Por gentileza seu comentário é muito importante para se aprimorar o conteúdo da matéria e do blog, não deixe de faze-lo, obrigado pela visita.Me desculpe se minha visão é diferente da sua, mas com certeza se aqui estamos, contribuímos com o nosso país e com o nosso mundo. Obrigado!