domingo, 19 de junho de 2011

RESPEITE O PEDESTRE - Dicas de um agente de trânsito.

RESPEITE O PEDESTRE

Motoristas tenham o prazer de ver um sorriso a cada esquinadando passagem a um pedestre ! 
1 - Diminua a velocidade de seu veículo ao se aproximar de uma faixa de pedestres.
2 - Observe com antecedência se existem pedestres querendo atravessar ou já atravessando.
3 - Se houver verifique nos retrovisores se mais veículos se aproximam .
4 - Havendo mais veículos na via aproximando-se sinalize sua intenção de parada antes de o fazer preferencialmente, como por exemplo, fazendo movimento com o braço pra cima e pra baixo, e tambem ligando o pisca alerta antes de parar.
5 - Se perceber que motos se aproximam pelo corredor, além disto acima, procure angular suavemente seu veículo de modo que tal motociclista possa perceber que não deve passar por algum motivo e você vai parar dando um pouco mais de proteção ao pedestre .
6 - Observe o que ocorre no entorno e ajude o pedestre a atravessar sinalizando de dentro de seu veículo que este pode ir ou deve esperar mais um pouco para sua segurança.
7 - Lembre-se que pra você fazer tudo isto perderá somente alguns segundos e o pedestre ganhará talvez muitos anos .
8 - Seja cidadão e torne sua vida e de sua cidade um pouco mais humana.
 9- Não espere que os outros façam o mesmo por você quando estiver a pé, preste muita atenção mesmo quando um veículo ou mais parar para entrar na via, observe os veículos que vem atras deste, em outras faixas e se motos se aproximam pelos corredores entre estes, só depois disso atravesse.
10 - Nunca corra pra atravessar a rua principalmente se tiver semáforo de pedestres , pois você pode achar que vai dar tempo e ter certeza disso mas poderá cair na via , tropeçando e causando um acidente e pior, ao atravessar no semáforo de pedestres no vermelho correndo ou andando você pode induzir a pessoa que esta a seu lado que ela pode ir e ela será atropelada no seu lugar.
11 - Evite atravessar fora da faixa de pedestre principalmente se você estiver com uma criança pequena , além de sua responsabilidade de preservar sua vida naquele momento você estará educando ela a como agir pro resto de sua vida e maus exemplos nesta fase dificilmente serão corrigidos.
12 - Nunca estacione seu veículo sobre uma faixa de pedestre mesmo que for rapidinho, sua atitude colocará em risco vidas de muitas pessoas tanto dos pedestres como dos veículos.
13 - Comunique o orgão de trânsito de sua cidade quando um semáforo de pedestres ou outro qualquer estiver com problemas imediatamente , alguém poderá perder a vida ali caso esta informação demore a chegar a este orgão.
14 - Comunique também qualquer irregularidade com  a manutenção e estado de conservação de faixas de pedestres a tais orgãos, a cidade é muito grande e você fazendo sua parte estará contribuindo para os serviços e detecção de anomalias por parte de tais orgãos.
15 - Denuncie veículos estacionados em esquinas e faixas de pedestre, você não esta sendo má ou mau com o dono do automóvel e sim o anjo dos demais cidadãos.

Fica a dica final as autoridades e orgãos de trânsito que elaborem uma cartilha com explicações semelhantes a esta que elaborei e estas sejam distribuidas em escolas, nos semáforos, nos CFCS e auto escolas gratuitamente e que para tal se utilize a arrecadação das autuações deste tipo de infração para esta distribuição abudante e educativa.




 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade Agente de Trânsito CET SP (Texto de domínio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

Um comentário:

Por gentileza seu comentário é muito importante para se aprimorar o conteúdo da matéria e do blog, não deixe de faze-lo, obrigado pela visita.Me desculpe se minha visão é diferente da sua, mas com certeza se aqui estamos, contribuímos com o nosso país e com o nosso mundo. Obrigado!