terça-feira, 7 de junho de 2011

CET tem agora o novo serviço - Ouvidoria e Ombudsman


Ouvidoria e Ombudsman

Ombudsman* CET
botaoMensagemSerá mais um meio dos moradores da cidade de São Paulo poderem fazer críticas, comentários e sugestões em relação ao uso democrático das vias públicas do município e ao respeito às leis de trânsito, prioritariamente ao que se refere à segurança de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, buscando incansavelmente a redução do número de acidentes.

Para tanto cabe verificar técnicas de gestão, visando o aprimoramento do serviço prestado aos usuários, devendo agir em defesa imparcial da comunidade, elo entre uma instituição e sua comunidade de usuários, sendo inerente realizar crítica interna à instituição, a função será exercida com autonomia, independência e estabilidade. Tem que constituir num canal de comunicação da sociedade, apto a ajudá-la na resolução dos mais diversos tipos de problemas. Significa a amplificação da transparência das atividades deste canal de diálogo da instituição com a sociedade, destinatária final do trabalho prestado aos usuários do sistema de trânsito.
O Ombudsman precisa ter qualificação e conhecimento em diversas áreas: técnica com vivência específica reconhecida na área de atuação, de gestão, legislação, relacionamento interpessoal, ética, entre outras essenciais ao bom funcionamento.
Ouvidoria CET

Estará sob a gestão do Ombudsman, a Ouvidoria CET com o propósito de ampliar os canais de comunicação entre a sociedade, os colaboradores e a administração; ser um instrumento efetivo de gestão e transformação institucional a partir das demandas recebidas.
Elogios, sugestões, reclamações e denúncias são as demandas atendidas pela Ouvidoria, que deve ser acionada em situações nas quais o solicitante não consiga resposta para seu questionamento com a área responsável.
Entre as atribuições da Ouvidoria, está a atribuição de receber, examinar e encaminhar às áreas competentes as manifestações recebidas, mantendo sigilo quando solicitado, propondo sempre que necessário a adoção de medidas corretivas e preventivas, elevando assim, a satisfação com os serviços prestados, tanto no âmbito interno quanto externo.
Programa Ombudsman para Prevenção de Acidentes de Trânsito - OPAT
Objetivo:
melhorar processos, produtos e serviços da CET no tocante à Prevenção de Acidentes de Trânsito, particularmente na proteção à vida.

A função:
conhecer, atualizar e criticar, recomendar inovações aos procedimentos, de forma construtiva às atividades da Prefeitura na busca pela redução drástica das mortes no trânsito, recebendo, sugestões, críticas, reclamações ou elogios, acompanhar rotinas.

O Ombudsman
Para o cargo de Ombudsman, foi nomeado o engenheiro Luiz Célio Bottura, que, entre outras funções, foi presidente da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) e conselheiro da SPTrans (São Paulo Transporte).
Para registrar seu comentário, crítica ou sugestão, envie sua mensagem
* Ombudsman - palavra originária da Suécia, onde significa representante da sociedade, sendo lá cargo de agente para limitar os poderes do Estado.

(Art. 6º Não serão de domínio da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios as obras por eles simplesmente subvencionadas.)

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3 comentários:

  1. Alexandre, boa tarde !

    Houve alteração no site da CET, pelo que me parece o Ombudsman só vai cuidar de assuntos relacionados a Prevenção de Acidentes de Trânsito. Nada haver com Ouvidoria.

    Até breve !

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  2. Referente ao comentário do usuário anonimo, acabei de entrar no site da CET e este ainda continua com o histórico identico ao que menciono aqui, agradeço a informação e me manterei atento a modifica-lo conforme o que consta no site da CET,obrigado !

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  3. Dr. Traffic Calming18 de novembro de 2011 13:31

    Nem incompetente, nem conivente, profissional honesto não resiste:
    LUIZ CÉLIO BOTTURA É DEMITIDO DA CET POR CRITICAR A EMPRESA.
    Ex-ombudsman da CET afirma que foi demitido por criticar demais o sistema adotado pela companhia, ficou apenas 4 meses no cargo.

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