quinta-feira, 17 de março de 2011

Novos políticos, novas idéias ?

Bruno Covas apoia uso da bicicleta

Foto André Lessa - Arquivo Estadão

Recentemente o Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, conversou com a equipe do Blog Ambiente sobre transporte sustentável e a importância de inserir a bicicleta nas cidades. Veja o que ele falou sobre o estímulo ao uso desse meio de transporte em São Paulo:

1) Quais os benefícios da bicicleta para o senhor?

Os benefícios da bicicleta são inúmeros, entre eles: não polui, faz exercício físico, permite contemplar melhor a cidade, é muito eficiente em pequenos e médios deslocamentos, proporciona bom humor, etc. Mas a quebra de paradigmas da nossa sociedade é um processo lento e gradual, mesmo percebendo que muitas pessoas já se atentaram para os benefícios da bicicleta como meio de transporte e lazer.

2) Já é possível perceber essa “quebra de paradigmas”?
A diferença está nas ruas. Impossível não notar a presença de ciclistas, sozinhos ou em grupos, homens e mulheres de todas as idades que fazem seus deslocamentos utilizando a bicicleta. Algumas iniciativas e eventos contribuem para tornar este veículo cada vez mais presente no nosso dia a dia e na mídia. O meio ambiente já dá sinais de que o modelo rodoviário de desenvolvimento é completamente insustentável, por isso a necessidade iminente de investimentos maiores e efetivos na mudança da matriz enegética, no transporte coletivo de qualidade, ferrovias, hidrovias, metrô, bicicleta. Ou seja, em novos modelos e dinâmicas de mobilidade urbana, inclusive utilizando nossas próprias pernas ao facilitar a vida dos pedestres.

3) Segundo a prefeitura, São Paulo possui pouco mais de 30 km de ciclovia. Isso não é um desestímulo aos usuários?

Os quilômetros de ciclovias ainda são insuficientes para uma cidade como São Paulo, mas temos bons exemplos de outras cidades no mundo onde o mais importante é o respeito nas ruas. O Código de Trânsito Brasileiro é claro quanto aos direitos e deveres dos ciclistas de circular nas vias, prevendo inclusive que veículos automotores devem reduzir a velocidade e manter distância ao ultrapassar uma bicicleta. Então é trabalhar para que essa realidade seja cada vez mais próxima e os veículos possam compartilhar a rua em segurança. No entanto, é importante aumentar a malha cicloviária para incentivar mais pessoas a utilizarem este veículo nas ruas e estudar a implantação de um Sistema de Mobilidade Urbana que integre a bicicleta e os outros modais.

4) O que a Secretaria do Meio Ambiente tem feito de fato para a promoção da bicicleta?

A Secretaria já contempla e incentiva este meio de transporte. Em sua sede há um estacionamento de bicicletas seguro para os funcionários. Os últimos grandes eventos realizados pela SMA também tiveram bicicletário e incluíram o tema ‘transporte sustentável’ nos debates e discussões, inclusive com compensação de CO2 – caso da 1ª Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde (BINEV). Estamos abertos para o diálogo com associações, sociedade civil, ong´s, poder público, etc a fim de realizarmos um trabalho inovador durante esta gestão.

5) Secretário, deixe uma mensagem final aos nossos leitores.

Independente do veículo que as pessoas utilizem para se deslocar, o importante é manter o respeito à vida com cordialidade, gentileza e responsabilidade no trânsito. Precisamos humanizar a cidade, melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes e trabalhar para que o automóvel seja utilizado de maneira mais racional.

Veja também: A SMA foi detaque na edição nº08/Janeiro da Revista Novo Ambiente com o tema Mobilidade Sustentável

Artigo Copiado do BLOG DO GOVERNO DO ESTADO de SP.

Endereço : http://www.blogambiente.sp.gov.br/?p=1136

(Art. 6º Não serão de domínio da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios as obras por eles simplesmente subvencionadas.)


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Um comentário:

  1. Pois é caro amigo, a Bike veio para ficar, independente das autoridades quererem ou não, de uma forma ou de outra, muitas pessoas estão utilizando deste veículo como meio de transporte.É possível ver muitos ciclistas divindo o aperto de nossas vias públicas já saturadas com carros, ônibus e motocicletas.A Bike para os íntimos,..., particularmente sou um praticante,aos finais de semana,tem o seu espaço nas culturas européias, orientais, e por aqui esta crescendo rápidamente.
    Foi uma excelente iniciativa da prefeitura em São Paulo, ativar as ciclo faixas.É uma forma de influênciar o uso e a prática delas.Apenas lamento, que fora a ciclo via existente na Marginal Pinheiros, a maior parte das faixas estão sendo montadas nas regiões mais nobres da cidade.Como informação estamos trabalhando na ampliação dela para a região de Santo Amaro, envolvendo a Berrini e Roberto Marinho, e para breve, ampliando a área de passeio e aproximando mais da periferia sul.
    Precisamos de espaços definitivos para o uso das bikes, com pistas exclusivas, seguras e de acessibilidade para toda a cidade.
    Outra iniciativa legual é da CPTM e do Metrô, que estão participando também destinando vagões, espaços para os ciclistas que vem de outras partes da cidade possam participar deste ato de cidadânia e do direito de ir e vir.

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