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A Estação Central de Berlim é o centro do “conceito cogumelo”, cujos primeiros esboços já haviam sido feitos na época do presidente da ainda Deutsche Bundes- und Reichsbahn, Heinz Dürr.A maior parte dos trens que passam por Berlim param na Estação Central, seja no nível da “Stadtbahn” com suas seis plataformas, ou no nível subterrâneo com suas oito plataformas. No traçado da Stadtbahn em direção ao leste através da “Estação Leste de Berlim”, Berlin Ostbahnhof, vai-se a Frankfurt an der Oder e à Polônia. Em direção ao oeste, há uma bifurcação após Charlottenburg em que um caminho segue para as estações berlinenses de Spandau e Wannsee, seguindo em direção a Hannover, enquanto o outro segue para a “Estação Central de Potsdam”, seguindo em direção a Magdeburg.
A partir do nível inferior de plataformas, em direção ao norte, desemboca-se no anel ferroviário de Berlim, que vai em direção ao nordeste com parada na estação berlinense de Gesundbrunnen, seguindo para o norte de Brandemburgo e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, ou em direção ao oeste via as estações berlinenses de Jungfernheide e Spandau, seguindo para Hamburgo. Em direção ao sul, passa-se pela estação regional Potsdamer Platz e pela estação Südkreuz antes de deixar Berlim em direção ao Sudeste alemão e a República Tcheca.
A partir do nível inferior de plataformas, em direção ao norte, desemboca-se no anel ferroviário de Berlim, que vai em direção ao nordeste com parada na estação berlinense de Gesundbrunnen, seguindo para o norte de Brandemburgo e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, ou em direção ao oeste via as estações berlinenses de Jungfernheide e Spandau, seguindo para Hamburgo. Em direção ao sul, passa-se pela estação regional Potsdamer Platz e pela estação Südkreuz antes de deixar Berlim em direção ao Sudeste alemão e a República Tcheca.
A Estação Central é o único ponto onde todas as linhas de RegionalExpress se econtram (com exceção da RE6), ligando-se a grandes partes de Brandemburgo e de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.
A S-Bahn tem, no momento, uma plataforma à disposição no nível superior para as linhas que percorrem a Stadtbahn. Elas ligam a parte leste e a parte oeste de Berlim. Está planejada um novo traçado parcialmente subterrâneo de S-Bahn do anel norte até a Potsdamer Platz e de lá através do traçado da antiga Potsdamer Bahn até o anel sul, para que haja uma ligação local mais rápida em direção norte-sul. As medidas preparatórias necessárias já foram feitas durante a contrução do Tiergartentunnel e da Estação Central.
Para o metrô foi também construída uma plataforma no nível subterrâneo. Nela, terminará a linha U55, Kanzler-U-Bahn, que vai até o Brandenburger Tor, Portão de Brandemburgo, e está prevista para ser inaugurada no começo de 2007. Até 2020, planeja-se ligá-la a U5 e, a longo prazo, estendê-la até Moabit.
A ligação de bonde através da Invalidenstraße é prevista até 2009. Além de tudo, pára aqui a linha de ônibus expressa TXL, que vai para o aeroporto de Tegel, sem contar outras poucas linhas.
A S-Bahn tem, no momento, uma plataforma à disposição no nível superior para as linhas que percorrem a Stadtbahn. Elas ligam a parte leste e a parte oeste de Berlim. Está planejada um novo traçado parcialmente subterrâneo de S-Bahn do anel norte até a Potsdamer Platz e de lá através do traçado da antiga Potsdamer Bahn até o anel sul, para que haja uma ligação local mais rápida em direção norte-sul. As medidas preparatórias necessárias já foram feitas durante a contrução do Tiergartentunnel e da Estação Central.
Para o metrô foi também construída uma plataforma no nível subterrâneo. Nela, terminará a linha U55, Kanzler-U-Bahn, que vai até o Brandenburger Tor, Portão de Brandemburgo, e está prevista para ser inaugurada no começo de 2007. Até 2020, planeja-se ligá-la a U5 e, a longo prazo, estendê-la até Moabit.
A ligação de bonde através da Invalidenstraße é prevista até 2009. Além de tudo, pára aqui a linha de ônibus expressa TXL, que vai para o aeroporto de Tegel, sem contar outras poucas linhas.
Para a chegada com carro particular, estão à disposição 40 vagas grátis para parada rápida em frente à entrada na Europaplatz, assim como um estacionamento cobrado, cujos acessos se dão através do Tiergartentunnel e pela Clara-Jaschke-Straße. Como a faixa central da Invalidenstraße, está reservada para os trilhos os trilhos dos bondes, que não conseguiram ficar prontos antes da inauguração, foi asfaltada provisoriamente, os visitantes passaram a usá-la para estacionamento, o que levou à decisão de bloqueá-la com barricadas de pedra no dia 2 de junho de 2006.
A chegada a pé com bagagem não é recomendável devido à falta de ligação da estação com um ambiente urbano desenvolvido em seu entorno. À disposição de ciclistas há 32 arcos de metal, que oferecem 64 vagas para o estacionamento de bicicletas. A estação também pode ser alcançada por táxis e rikschas sem problemas.
A chegada a pé com bagagem não é recomendável devido à falta de ligação da estação com um ambiente urbano desenvolvido em seu entorno. À disposição de ciclistas há 32 arcos de metal, que oferecem 64 vagas para o estacionamento de bicicletas. A estação também pode ser alcançada por táxis e rikschas sem problemas.
Está autorizada a cópia, distribuição e a modificação deste documento segundo os termos da licença de documentação livre GNU, versão 1.2 ou qualquer outra que posteriormente seja publicada pela Fundação de Software Livre (Free Software Foundation); sem secções invariáveis (Unvariant Sections), textos de abertura (Front-Cover Texts), nem textos de conclusão (Back-Cover Texts).
Existe uma cópia em inglês desta licença no artigo Text of the GNU Free Documentation License.
Autor : Daniel Schwen (Wikipédia).
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Foto do padrão de estações de trem em Berlin.
Trem bala de Berlin.
Autor : Greg O'Beirne (Wikipédia).
Bonde de Berlim (TRV).
Autor : Benutzer (Wikipédia).
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Autor : Greg O'Beirne (Wikipédia).
Bonde de Berlim (TRV).
Autor : Benutzer (Wikipédia).
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Ciclistas em Berlin são metade da população.Video abaixo !
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