sábado, 18 de junho de 2011

São Paulo - SP " CICLISTAS x VEICULOS." Soluções, riscos e necessidades deste engajamento urgente, sob a ótica de um agente de trânsito.


Mapa de ciclovias de lazer de SP

 



    Sou a favor a iniciativa da prefeitura em se criar um dia por mês durante a semana para os ciclistas fazerem uso das ciclovias de lazer  , vejam porque : Primeiramente é necessário se causar impacto na opinião pública que simplesmente ignora a bike como alternativa para o trânsito da cidade. A visão técnica de todo o processo de engajamento da bike nesta sociedade motorizada que é mal esclarecida, sem referencial e doentia é necessária, não da pra fazer km de ciclovias mesmo que segregadas ou ciclo faixas em determinados horários, sem se levar a idéia e o funcionamento destas a grande massa de sua eficiência. É necessário chamar a atenção de forma real do que será feito efetivamente mais adiante com muita propaganda , marketing e aumento gradativo dos espaços destinados as bikes . Por exemplo, vamos pensar no sentido amplo da coisa. Mesmo se criando várias ciclovias segregadas, com proteção etc., vai chegar uma hora que esses usuários vão entrar nas vias, pois essas não os levarão pro seu destino final,estes entrarão nas vias em numero bem maior do que o que existe hoje e dividirão o espaço com motoristas despreparados, aí que mora o perigo. Devido a forma com que a sociedade do automóvel pensa e age poderão acontecer uma infinidade de acidentes com ciclistas inexperientes.Nenhum político ou engenheiro de trânsito vai ser maluco ao ponto de ser responsabilizado por uma série de acidentes na cidade com ciclistas ? Nem a pau, não querem correr riscos.


Ela vai ter que chegar pra salvar !


    Vamos por partes : que venha esse dia ao mês, que lá apareçam vários ciclistas, que muitos motoristas os vejam, que isso cause trânsito, pode ser que cause mais do que ja tem , mas qual a diferença ? E isso mostre que lá onde as bikes andam não há trânsito, mesmo que for somente fora do horário de pico, não tem problema, é um avanço. Muito bem, que isto entre na cabeça de muita gente que simplesmente desconhece tudo o que os ciclistas dizem e querem, que posteriormente a isso se enrijeçam as leis de trânsito no âmbito de proteger aos ciclistas especialmente, que se libere o enquadramento aos agentes da CET para autuarem os veículos que não guardam distancia lateral, que se aumente as fiscalizações por cameras, a quantidade de agentes, a quantidade de policiais, que se crie outros enquadramentos mais, todos rígidos e voltados a fazer com que os motoristas pensem duas, 3 vezes antes de passar perto ou abalroar qq ciclista, que se criem também formas de se punir ao ciclista, que este passe por um treinamento também, que talvez seja obrigado a ter placa em sua bike, porque não? Uma bike tbm pode ferir e matar um pedestre, isso tudo requer estudo, cuidado para se estabelecer um engajamento da bike com decência, prudência e igualdade de direitos e deveres aos 2 lados, depois vem o sonho, o ideal, a  vontade minha , dos ciclistas , de muitos agentes, de muitos cidadãos que querem largar seu carro em casa e ir ao trabalho de bike , mas com segurança, isso tudo tera de ser feito com responsabilidade e inteligência.

    Desculpem se o que escrevo poça parecer papinho de burocrata, mas é só a visão de um agente de trânsito com alguns achismos e com uma bagagem de rua de 10 anos, que sabe o que vcs querem senhores ciclistas e simpatizantes, o que o motorista pensa, o que pode acontecer se um dos lados não pensar em tudo e se cercar de tudo para que nada de errado ocorra, são vidas que estarão em jogo. Eu também quero o que muitos querem, não da mais, essa cidade vai explodir, mas todos pensem no que eu disse, é só um pequeno raciocínio do que eu acho e penso, como disse sou um agente de trânsito que luta prudentemente com vcs por aqui e nas ruas por dias melhores a todos nós.


Agora vou enumerar 10 itens que a meu ver servem como parametro do engajamento da Bike na sociedade paulista.

Que essa placa seja respeitada.



 1. Se enrijecer as leis de trânsito afim de proporcionar maior punição aos motoristas que vierem a se envolver em acidentes com os ciclistas .Este enrijecimento tera de ser feito criando-se novos enquadramentos punitivos aos motoristas e se liberando os enquadramentos existentes aos agentes para que os motoristas pensem 2, 3 vezes  antes de se envolverem em qualquer acidente com ciclistas, este item ja dito acima.
 2. Há de se estabelecer formas de se fiscalizar os ciclistas poís estes para serem parte do sistema viário terão tambem de fazer cumprir as leis a estes estabelecidas.
 3. Há de se investir em marketing pesado propiciando uma maior aceitação da sociedade da presença do ciclista nas ruas e sua aceitação por esta população como solução e não como impecilho ou estorvo.
 4. Há de se aumentar significativamente a quantidade de agentes na cidade propiciando uma maior proximidade com as pessoas e com isso se estabecendo presença, agilidade e operacionalização de forma eficiente para que restabeleça o fator preventivo antes de tudo, evitando-e com isto a sensação de impunidade e a diminuição dos acidentes e dos delitos de trânsito não só com os ciclistas mas para com todos.
 5. Há de se aumentar significativamente a quantidade de equipamentos de fiscalição eletrônica bem como a liberação das autuações para os agentes de trânsito que operam e monitoram taís cameras.
 6. Há de se priorizar a construção num primeiro momento de ciclovias segregadas, poís com isto os ciclistas irão poder trafegar com maior segurança enquanto a sociedade vai sendo preparada para receber num segundo momento as bikes como integradas no viários em ciclofaixas não segregadas com menos riscos a seus usuários.
 7. Após alguns meses com tudo isto podera se estabelecer a criação das primeiras ciclofaixas interligando-se tais ciclovias segregadas de forma transversal e as alimentando , estas sendo postadas levando-se em consideraçao polos de aglomeração de pessoas por curtos percursos, onde estas ciclofaixas possam alimentar, terminais metroviários, feroviários, terminais de onibus, shoppings e centros comerciais de grande circulação.
 8. Posteriormente deve-se se proibir a entrada de veículos em regiões comerciais criando-se calçadoes, areas verdes e com muitas ciclovias por estas, não existe outra alternativa, é obvio que se precisa fazer isso.
 9. Em locais extratégicamente estudados há de e instalar postos de alugueis de bikes que possibilitem e incentivem as pessoas a usarem tais bikes por curtos deslocamentos afim de que estas não necessitem usar seus veiculos ou ate mesmo o transporte público.
 10. Por fim deve-se incentivar a compra e utilização de bike com a redução de seu imposto no ato da compra ou sua amortização parcial na restituição do IR, isto é feito em algumas cidades do mundo com sucesso, com grande ganho em qualidade de vida e pasmem gera economia para o próprio estado .

Feito tudo isto com calma , inteligência e com pequenos investimentos, acredito ser possível se prover uma revolução em no maximo 1 ano em grande parte da cidade de SP.

Se não for feito desta forma a meu ver acontecerão acidentes, não havera adesão, e continuaremos vivendo cada vez mais rapidamente em uma cidade fadada ao colapso, se é que isso já não aconteceu . Espero estar certo em pelo menos 10 % do que disse aqui, ja ficarei feliz e ver taís mudançasmesmo que for somente dentro desta margem minima de acertos no que eu disse e penso.

Veja matéria que saiu no Fantástico 3 dias após a veiculação deste post  por este autor.






 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade (Texto de dominio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)


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4 comentários:

  1. Fala camarada Alexandre ! Parabens pelo blog, gostei muito de ler alguma coisa sobre os ciclistas, eu pedalo aqui no RJ as terças e quintas bem cedinho, mas ainda sofro com a falta de TUDO ( estrutura, respeito as leis, educação dos motoristas etc..) Aproveitando, não sei se já viu o vídeo, mas concordo com tudo que ela fala. Nós que pedalamos diariamente, quando ouvimos uma noticias dessas bate um desespero momentaneo, pensando que poderia ser a gente.. http://www.youtube.com/watch?v=vHEXqXQKHnE&feature=player_embedded

    forte abraço Marcelo Contursi

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  2. A transponet.com.br com ceretez a partir de hj entrara neste BLOG para ver as noticias da cidade de S.P.
    Parabens.

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  3. estao devendo os acessos a ciclovia da marginal pinheiros, o tempo esta passando e o transito piorando, e esta alternativa esta completamente vazia, Trindade parabens pelo novo visual, força sempre

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  4. Procurando sobre segurança no transito, veja que interesante achei
    http://www.cemara.com.br/quero-minha-casa-no-campo/

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