quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ciclorota até o final de julho

Será ? To esperando os acessos da Ciclovia Rio Pinheiros a mais de 1 ano e nada, só acredito vendo !

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

Dinamarca "Copenhagen "– A Cidade das Bicicletas

Vale muito a pena ver essa matéria fantástica sobre como é a vida de um cidadão que vive numa cidade desenhada pra ele e não para os carros !


Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

CLICK AQUI PARA VER A MATÉRIA : Homem chora morte de égua atropelada em beira de estrada no interior de São Paulo - 22/06/2011 - UOL Notícias - Cotidiano

Cena muito triste, principalmente pra esse blogueiro e agente de trânsito que ama incondicionalmente a todos os animais. Tal cena me fez pensar , de quem é a culpa deste acidente que envolveu um veículo e uma carroça em uma estrada paulista ? Seria do motorista, seria do condutor da carroça, seria do poder publico ? Vivemos em uma sociedade moderna, motorizada, cada vez mais motorizada e nada , absolutamente nada é feito pelos orgãos que regem o trânsito em todo o pais para proteger os carroceiros que trafegam pelas cidades como tambem com os carroceiros (humanos) que puxam suas carroças pelas ruas de varias cidades . Porque ? Porque são pessoas simples ? Sem dinheiro ? Sem estatus, sem importância ? Porque trata-se de animais ?



Meu Deus do céu se é considerado pelo CTB véículo de tração humana e ou veículo de tração animal , porque não se adotar uma política preventiva obrigando-se a taís veículos andarem de forma regulamentada ? Seria muito custoso para os estados e municipios cadastrarem taís veículos obrigando-os a possuir dispositivos de segurança taís como fitas refletivas em sua parte traseira , lateral e dianteira ? Ou é mais barato colocar em risco vidas humanas dos condutores dos veículos que possam se chocar contra estes causando mortes e sequelas ? Porque simplesmente ignoraram a segurança nestes casos, tenho certeza que esta égua que morreu e seu condutor que chora agarrado a ela  teriam outro destino se tivessemos políticas decentes e pessoas comprometidas em tornar nossas vidas um pouco melhores, fica meu desabafo, querem gostem ou não, as vezes cansa ser políticamente correto !






 Ontem mesmo deslocando-se pela cidade me deparei com uma cena terrível, um motociclista se chocou de frente com um carroceiro este e o carroceiro se machucando gravemente , o carroceiro se encontrava na contra mão de direção de uma avenida movimentada e em uma curva, agora pergunto-lhes , isso é comum ? Respondo, sim é muito comum por todas as cidades e ninguem liga pra nada , linguem se preocupa com isto, são numeros , meros numeros e não vidas que ali se encontram.

                


CTB - CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO

Capítulo IX - DOS VEÍCULOS

 Seção 1 - Dispositivos Gerais

Art. 96 - Os veículos classificam-se em:
I - quanto à tração:

a) automotor;
b) elétrico;
c) de propulsão humana;
d) de tração animal;
e) reboque ou semi-reboque;
Art. 97 - As características dos veículos, suas especificações básicas, configuração e condições essenciais para registro, licenciamento e circulação serão estabelecidas pelo CONTRAN, em função de suas aplicações. ( No caso das carroças de tração humana e animal isso é verificado? É cumprido pelas autoridades competentes ?)

Art. 98 - Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica. ( Esse artigo é respeitado ?)

Art. 99 - Somente poderá transitar pelas vias terrestres o veículo cujo peso e dimensões atenderem aos limites estabelecidos pelo CONTRAN. ( E este ? )

Seção II
Da Segurança dos Veículos

Art. 103 - O veículo só poderá transitar pela via quando atendidos os requisitos e condições de segurança estabelecidos neste Código e em normas do CONTRAN. ( Que normas ?)


Art. 105 - São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:
I - cinto de segurança, conforme regulamentação específica do CONTRAN, com exceção dos veículos destinados ao transporte de passageiros em percursos em que seja permitido viajar em pé;
II - para os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;
III - encosto de cabeça, para todos os tipos de veículos automotores, segundo normas estabelecidas pelo CONTRAN;
IV - (VETADO)
V - dispositivo destinado ao controle de emissão de gases poluentes e de ruído, segundo normas estabelecidas pelo CONTRAN.
VI - para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. ( Cade a parte que fala sobre carroças em geral ? , não existe? )
Art. 106 - No caso de fabricação artesanal ou de modificação de veículo ou, ainda, quando ocorrer substituição de equipamento de segurança especificado pelo fabricante, será exigido, para licenciamento e registro, certificado de segurança expedido por instituição técnica credenciada por órgão ou entidade de metrologia legal, conforme norma elaborada pelo CONTRAN. (Alguem já ouviu falar que algum carroceiro ou carroça que possuam tal CERTIFICADO ?)





 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade Agente de Trânsito CET SP (Texto de domínio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Excelente matéria sobre o porque de não se aplicar o código para proteger os cilcistas .

Em 16 meses, São Paulo multou apenas cinco motoristas por desrespeito à distância mínima de bicicletas - 17/06/2011 - UOL Notícias - Cotidiano

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

Veja como funciona o Sistema de Medição de Lentidões MAP LINK e o da CET SP




O Sistema de medição MAP LINK

O Apontador lança no mercado de navegadores o Maplink, serviço online de informações do trânsito em tempo real. A ferramenta cobre 15 cidades brasileiras e já está disponível para seis modelos de aparelhos de GPS .

O Maplink atualiza as informações via satélite a cada cinco minutos. O serviço informa lentidão na rota quando a velocidade média dos carros em uma rua está muito abaixo da velocidade limite do local.
Baseado em diversas fontes de informação, como a de reporteres de trânsito, informações de usuários, etc.. sendo as principais delas vindas de outros carros em movimento, o sistema é considerado o mais completo e preciso serviço de trânsito. Estima-se que ele conta já com uma frota em SP de até 1 milhão de carros equipados com sistema de monitoramento, o MapLink informa a situação de diversas ruas, avenidas e estradas com dados atualizados rapidamente.
A grande base de veículos garante uma cobertura maior das informações. Assim, se um certo número de veículos aponta que a velocidade em uma rua está muito abaixo de 50 km/h, e essa é a velocidade limite daquele local, isso indica uma lentidão naquele trecho.
O sistema oferece ainda acesso à suas informações via rádio, TV, celular, nos aplicativos para iPhone, Blackberry, Windows Mobile e Android, ou ainda pela internet.

 Para isso os carros que utilizam-se de GPS de inúmras marcas tem de estar com seus disposítivos ligados. Acredita-se que atualmente mais de 10 % da frota veícular ja faz uso destes aparelhos proporcionando cada vez uma cobertura mais satisftória com rapidez e eficiencia.

As cidades monitoradas pelo serviço são: São Paulo, Guarulhos, Osasco, região ABCD, Barueri, Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu, Curitiba, Belo Horizonte, Contagem e Betim.
O serviço também pode ser encontrado nos aplicativos para iPhone, BlackBerry, Windows Mobile e Android e em breve chegará em aparelhos de outras marcas de GPS.



O SISTEMA DE MEDIÇÃO DA CET SP 

     A CET conta com as informações passadas via telefone celular pelos seus agentes em campo,tambem por intermédio de telefone fixo dos operadores das centrais de monitoramento por cameras e alguns poucos agentes postados em prédios com binóculos que ao visualizarem trechos com lentidões entram em contato com a central de operações e comunicam suas respectivas abrangencias A utilização de equipamentos com tecnologia se resume a utilização das cameras espalhadas pela cidade de onde se  tem a visualização e detecção das condições de transito por estes profissionais tanto para o acrescimo quanto para o decrecimo das mesmas.Inexiste qualquer mecanismo automático para taís registros, todo o processo é feito pelos olhos humanos e o sistema denominado Régua de lentidão da Central mede as distâncias dos trechos passados pelos seus funcionários.

   

 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade Agente de Trânsito CET SP (Texto de domínio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

Essa Placa é só para Deficientes Físicos , está claro ?


Se você não entendeu , vou explicar um pouco melhor.Deficiente Físico :É a pessoa com disfunção ou interrupção dos movimentos de um ou mais membros: superiores, inferiores ou ambos e conforme o grau do comprometimento ou tipo de acometimento fala-se em paralisia ou paresia.

O termo paralisia se refere à perda da capacidade de contração muscular voluntária, por interrupção funcional ou orgânica em um ponto qualquer da via motora, que pode ir do córtex cerebral até o próprio músculo; fala-se em paralisia quando todo movimento nestas proporções são impossíveis.

O termo paresia refere-se quando o movimento está apenas limitado ou fraco. O termo paresia vem do grego PARESIS e significa relaxação, debilidade. Nos casos de paresias, a motilidade se apresenta apenas num padrão abaixo do normal, no que se refere à força muscular, precisão do movimento, amplitude do movimento e a resistência muscular localizada, ou seja, refere-se a um comprometimento parcial, a uma semiparalisia.

Portanto fica PROIBIDO ao SR e SRA "EU" que não se enquadre no que se estabelece acima de dar uma paradinha rapida nestas vagas, ficou claro ?


 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade Agente de Trânsito CET SP (Texto de domínio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

Ótima notícia , Cliquem abaixo e leiam a matéria .

G1 - Cidade da Grande SP testa placas de trânsito feitas de material reciclado - notícias em São Paulo

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

Explicações do Pref Gilberto Kassab sobre problemas de licitação para investimentos no trânsito e sobre Ciclovias.




Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

domingo, 19 de junho de 2011

RESPEITE O PEDESTRE - Dicas de um agente de trânsito.

RESPEITE O PEDESTRE

Motoristas tenham o prazer de ver um sorriso a cada esquinadando passagem a um pedestre ! 
1 - Diminua a velocidade de seu veículo ao se aproximar de uma faixa de pedestres.
2 - Observe com antecedência se existem pedestres querendo atravessar ou já atravessando.
3 - Se houver verifique nos retrovisores se mais veículos se aproximam .
4 - Havendo mais veículos na via aproximando-se sinalize sua intenção de parada antes de o fazer preferencialmente, como por exemplo, fazendo movimento com o braço pra cima e pra baixo, e tambem ligando o pisca alerta antes de parar.
5 - Se perceber que motos se aproximam pelo corredor, além disto acima, procure angular suavemente seu veículo de modo que tal motociclista possa perceber que não deve passar por algum motivo e você vai parar dando um pouco mais de proteção ao pedestre .
6 - Observe o que ocorre no entorno e ajude o pedestre a atravessar sinalizando de dentro de seu veículo que este pode ir ou deve esperar mais um pouco para sua segurança.
7 - Lembre-se que pra você fazer tudo isto perderá somente alguns segundos e o pedestre ganhará talvez muitos anos .
8 - Seja cidadão e torne sua vida e de sua cidade um pouco mais humana.
 9- Não espere que os outros façam o mesmo por você quando estiver a pé, preste muita atenção mesmo quando um veículo ou mais parar para entrar na via, observe os veículos que vem atras deste, em outras faixas e se motos se aproximam pelos corredores entre estes, só depois disso atravesse.
10 - Nunca corra pra atravessar a rua principalmente se tiver semáforo de pedestres , pois você pode achar que vai dar tempo e ter certeza disso mas poderá cair na via , tropeçando e causando um acidente e pior, ao atravessar no semáforo de pedestres no vermelho correndo ou andando você pode induzir a pessoa que esta a seu lado que ela pode ir e ela será atropelada no seu lugar.
11 - Evite atravessar fora da faixa de pedestre principalmente se você estiver com uma criança pequena , além de sua responsabilidade de preservar sua vida naquele momento você estará educando ela a como agir pro resto de sua vida e maus exemplos nesta fase dificilmente serão corrigidos.
12 - Nunca estacione seu veículo sobre uma faixa de pedestre mesmo que for rapidinho, sua atitude colocará em risco vidas de muitas pessoas tanto dos pedestres como dos veículos.
13 - Comunique o orgão de trânsito de sua cidade quando um semáforo de pedestres ou outro qualquer estiver com problemas imediatamente , alguém poderá perder a vida ali caso esta informação demore a chegar a este orgão.
14 - Comunique também qualquer irregularidade com  a manutenção e estado de conservação de faixas de pedestres a tais orgãos, a cidade é muito grande e você fazendo sua parte estará contribuindo para os serviços e detecção de anomalias por parte de tais orgãos.
15 - Denuncie veículos estacionados em esquinas e faixas de pedestre, você não esta sendo má ou mau com o dono do automóvel e sim o anjo dos demais cidadãos.

Fica a dica final as autoridades e orgãos de trânsito que elaborem uma cartilha com explicações semelhantes a esta que elaborei e estas sejam distribuidas em escolas, nos semáforos, nos CFCS e auto escolas gratuitamente e que para tal se utilize a arrecadação das autuações deste tipo de infração para esta distribuição abudante e educativa.




 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade Agente de Trânsito CET SP (Texto de domínio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

Aonde estava a POLÍCIA RODOVIÁRIA ?

Homem dirige na contramão por mais de 30 km na Washington Luiz e causa acidente com 2 mortos - 19/06/2011 - UOL Notícias - Cotidiano



Nossas Policias Rodoviárias estão enfermas .



Para um veículo andar 30 km em uma estrada presumisse que ele o fez por no minimo 30 minutos , ou seja, a demora e a ineficiência com certeza não foi humana, então o efetivo da Policia Rodoviária é insuficiente e mau aparelhado correto ou to errado ?



 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade (Texto de domínio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)


Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

sábado, 18 de junho de 2011

Hino da Cidadania . Uma realidade que me forçou a criar este BLOG !

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

O porque do nome do blog ser : "Porque São Paulo pode Parar"

Melhor vc levar a sério esta placa.


A frase SP parar não significa a princípio a cidade ficar entupida de carros sem estes conseguirem se locomover, isto poderá acontecer sim, mas não imediatamente, este ano de 2011 por exemplo vai ocorrer paradas em alguns dias do ano somente, porem isso de forma crescente e muito rápida principalmente no quarto trimestre do ano.

A velocidade de recuperação do transporte público é que vai determinar se iremos PARAR ou NÃO, e essa recuperação não vai ocorrer a tempo, impossível , existem interesses e forças ocultas gigantescas que impedem de se haver a transformação necessária e os investimentos necessários, agregado a isto vem egoísmo, o egocêntrismo, a soberba e a falta de bagagem popular que nega e aceita tudo do jeito que esta . Fatos como estes impossibilitarão que mudanças ocorram como se deveria,sem se saber o que se aproxima pela maioria  nada acontecerá como se deveria, o engraçado é que veremos o que já vemos,a própria população que nega isto adotará mecanismos pessoais para atrasar e conviver com isto, porem por pouco tempo.
 
    Este dia fatídico de SP parar já começou , ele já existe hoje , só não vê quem não quer, porém paramos vagarosamente, agonizamos dentro de nossos veículos, em filas intermináveis para acessar trens e metros, em pontos de onibús, em deslocamentos cada vez mais absurdos de mais de 3 horas para se locomover por 10 km em nossos carros. O povo só saberá e aceitará que as coisas estarão muito feias quando este perceber na própria pele sua limitação da liberdade máxima de ir e vir, aí será tarde.

     Muita gente vai mudar daqui de SP com certeza antes disso, mas não o suficiente para gerar uma sobre vida no trânsito, muita gente vai mudar de emprego, mudar de hábitos, de costumes, já mudamos, se você observar cada dia mais saímos mais cedo de casa e voltamos mais tarde, até o dia em que muitos estiverem acordando e já saindo para as obrigações e só conseguirão chegar em casa pra dormir, nada mais que isto, porem isto também já acontece hoje e irá acontecer cada vez mais rápido pra mais e mais pessoas, até que estas pessoas nem terão tempo o suficiente para voltar pra casa e conseguir dormir, estas não sabem a dimensão deste problema e por isso esperam a salvação mágica e pontual, ou seja querem que resolva seu problema e não o da cidade. 

    
    Tudo isso não virá na velocidade que deveria, cada dia mais fazemos menos deslocamentos pra onde quer que seja, hoje já nos privamos de ir visitar um amigo, já evitamos fazer um curso longe de casa, já deixamos de visitar um parente, quando conhecemos alguém interessante a distância é algo aterrerorizante, temos a impressão que tal pessoa mora em outro Estado, em outro País, tamanha a dificuldade que isso irá proporcionar para vê-lo(a).
    Tudo isso abrange hoje nosso cotidiano, em todos os seguimentos e assim continuaremos nos adaptando por uns 2 anos mais talvez, sendo otimista, no máximo isso , atrasando o colapso geral e a parada mágica da cidade de SP que irá acontecer, podem apostar.
     

    Com essa limitação e dada a impossibilidade do ir e vir, haverá de acontecer uma adaptação também nos diversos seguimentos de comércio, talvez alguns quebrarão, principalmente os grandes centros comerciais, a tendência será estes terem de se subdividir em pequenos pólos comerciais alocados em regiões dormitório por toda cidade, estes terão de atender localmente a população, isso se estenderá para todas as empresas, as escolas, as universidades, os grandes pólos geradores como shoppings , centros empresariais, hípermercados e empresas terão de se adaptar também ao que há de vir nos próximos anos, os clubes, academias etc... 

Velocidade máxima alcançada em SP em breve !

    
    Muita gente terá de se virar de forma diferente, pois o povo estará sitiado regionalmente por toda SP, isto que digo será parecido com o Plano Piloto criado por O. Nyermayer em Brasília, onde se tem tudo perto de casa, só que este será natural e não dará muito certo como não deu nem de forma planejada em Brasília. Haverá uma acomodação natural, medidas serão tomadas para se restringir construções em áreas saturadas, estas que já deveriam ter sido feitas a mais de 30 anos, mas o dinheiro fala mais alto, a locomoção por veículos poderá sofrer interferências com um sistema de pedagiamento e rodizio eficientes com o tempo, isto somente quando se tiver estrutura em transporte público que viabilize essa migração do usuário de veículos para estes, por enquanto podem esquecer, todos os seguimentos estão saturados, trem, metro, ónibus e veículos, se você forçar o cidadão a sair de casa sem seu carro o transporte público já ineficiente e indecente explode.
 

    Para tudo isto que digo não acontecer terá de haver investimentos gigantescos por toda a cidade, haverá de se pensar em criar meios de locomoção em massa e alternativos desde um skate até um trem bala, tudo o que proporcionar o ir e vir terá de estar estruturado e interligado para oxigenar toda a sua mobilidade. Acredito até que a economia poderá sofrer impactos negativos se isso não for feito, alias ela já sofre e muito , não entendo qual a matemática do poder público em não ver isto como perda e sim como ganho ao proporcionar a prioridade aos meios de transporte pessoais, mesmo isto indo em rota de colisão com o óbvio e caos generalizado. 


    Outro problema grave será e que já começa a acontecer é o dos assaltos em pessoas presas em congestionamentos monstros onde a policia também não consegue chegar e estes se tornarão cada vez mais comuns. Estas mudanças levarão anos, não deveriam mas vão e o preço para o povo enquanto não se reestruturar tudo que diz respeito a trânsito e transporte vai ser caro, haverão choques cada vez mais corriqueiros entre a população sofrida e o poder público, reivindicações e protestos serão constantes, comuns, não vai ser fácil, muita gente poderá começar a perder o emprego e ter de migrar de um emprego pra outro devido a dificuldade de locomoção, seus atrasos e outros problemas gerados pelo caos no trânsito e nos transportes. 


    O abastecimento da cidade poderá ser comprometido, como se chegará alimento para os milhões de pessoas , como se conseguirá fazer uma engrenagem emperrada e travada rodar e levar e trazer o principal para sua própria sobrevivencia e funcionamento  ?
    E a poluição que enfrentamos e enfrentaremos devido aos milhões de veículos, ónibus , caminhões e motos despejam em nossa cidade para inalarmos todos os dias ?
    E o stress provocado por tudo isso, pelo nervosismo do não conseguir ir e vir, pela perda do direito ao lazer , pela perda do direito de estar com quem se gosta, pela perda do direito de sequer sair de casa , e as doenças ocupacionais de pessoas que ficarão dirigindo por mais de 6 horas por dias para se deslocar por alguns kilometros, e os reflexos que isso irão acarretar profissionalmente em cada cidadão ? Muitos já chegam em seu trabalho pra descansar do ir e depois chegam em suas casas pra descansar do voltar, isso é maluquice , estamos nos cansando e nos matando pra ir e vir e não pelo trabalho em si , ou to errado ?


    Há mas você deve estar se perguntando, mas o governo esta fazendo metro, fazendo isso e aquilo, tarde demais, as linhas  metro que estão sendo feitas demorarão em torno de 20 anos para começarem a se aproximar de padrões de cidades já colapsadas, ate lá a população por aqui esta com mais alguns milhões a mais e o que você vê hoje estará muito pior, o dobro do que você vê hoje se medidas inteligentes não forem tomadas. (Escreverei um tópico talvez sobre tais medidas quando o caos estiver estabelecido para me preservar).


    Profissionais comprometidos, visionários, com visões modernas, com  capacidade e entendidos vão ter de estar no comando dos problemas que SP enfrentará, o interesse social terá de ser o principal e não o político, a intenção deste agente com esse Blog é ajudar, alertar, passar um pouco de realidade e bagagem aos que pensam que o agentes de trânsito são mágicos e também mostrar aos agentes que estes não são mágicos, pois perdemos a capacidade de fazer a diferença devido a desproporcionalidade dos problemas com relação as soluções, efetivo, infra estrutura e do humanamente possível devido a forma com que se encontra hoje a cidade como um todo.

     Agora e só esperar e ver o que vai ser feito, a muito o que se fazer , estamos muito atrasados, erros absurdos foram cometidos, são cometidos, meu interesse aqui é o de mostrar o que deu certo e da certo nesse mundo afora e não somente criticar pois sei muito bem que quase ninguém entende nada de trânsito e transporte , nem da população , nem da esfera política e nem mesmo muitos que trabalham nestes setores, estes entendem sim do seu próprio "EU", estes não conseguem pensar no sentido coletivo "NÓS" por isso fizeram o que fizeram, criaram uma situação praticamente insustentável por aqui em SP e isto se repete por todas as cidades brasileiras em menor escala, fiquem atentos cidadães de todo o Brasil, somos o exemplo a não ser seguido. 
   
    Espero sinceramente estar contribuindo para dias melhores para todos nós, com o que aqui exponho e digo, quase ninguém liga e lê, mas eu continuo escrevendo, quase ninguém mexe uma palha pra me ajudar, somos realmente alienados e malucos, caminhamos a passos largos ao abismo de mãos dadas, esperamos o problema chegar para resolver e este problema é quase insolúvel devido a sua magnitude, tem como salvar tudo isto ainda, eu tenho uma vaga ideia, porem não vou dize-lá ainda, ninguem vai ouvi-lá, prefiro falar quando for tarde demais, e isso o que todos querem pois é mais fácil sacrificar uma cidade com 12 milhões de habitantes do que bater de frente com forças ocultas extremamente poderosas.  Sorte a nós !











 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade (Texto de domínio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)


Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

Veículos com placa de bronze são fantasmas ?



Se eles podem ter carros fantasma, porque eu não posso ?



Considerações : Estes fatos e estes veiculos nos causam vergonha, constrangimento, repúdio e o fato e a informação deste agente corresponde a verdade absoluta, não existe a tipificação desta placa em nosso talão de multa, portanto são carros fantasma sim, podem fazer o que quiserem aos olhos dos agentes de trânsito e saem impunes, a unica forma de se autuar taís veículos seria mediante a abordagem policial, para que se pudesse fazer a autuação pelo documento do veículo, fato este que é impossibilitado de o fazer pelo agente da autoridade de trânsito que trabalha no municipio de SP , impossibilitação essa não pelo que o seu cargo oferece e sim pelo procedimento que estes tem de seguir conforme a empresa de trânsito da cidade de SP determina.




 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade (Texto de dominio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)


Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

São Paulo - SP " CICLISTAS x VEICULOS." Soluções, riscos e necessidades deste engajamento urgente, sob a ótica de um agente de trânsito.


Mapa de ciclovias de lazer de SP

 



    Sou a favor a iniciativa da prefeitura em se criar um dia por mês durante a semana para os ciclistas fazerem uso das ciclovias de lazer  , vejam porque : Primeiramente é necessário se causar impacto na opinião pública que simplesmente ignora a bike como alternativa para o trânsito da cidade. A visão técnica de todo o processo de engajamento da bike nesta sociedade motorizada que é mal esclarecida, sem referencial e doentia é necessária, não da pra fazer km de ciclovias mesmo que segregadas ou ciclo faixas em determinados horários, sem se levar a idéia e o funcionamento destas a grande massa de sua eficiência. É necessário chamar a atenção de forma real do que será feito efetivamente mais adiante com muita propaganda , marketing e aumento gradativo dos espaços destinados as bikes . Por exemplo, vamos pensar no sentido amplo da coisa. Mesmo se criando várias ciclovias segregadas, com proteção etc., vai chegar uma hora que esses usuários vão entrar nas vias, pois essas não os levarão pro seu destino final,estes entrarão nas vias em numero bem maior do que o que existe hoje e dividirão o espaço com motoristas despreparados, aí que mora o perigo. Devido a forma com que a sociedade do automóvel pensa e age poderão acontecer uma infinidade de acidentes com ciclistas inexperientes.Nenhum político ou engenheiro de trânsito vai ser maluco ao ponto de ser responsabilizado por uma série de acidentes na cidade com ciclistas ? Nem a pau, não querem correr riscos.


Ela vai ter que chegar pra salvar !


    Vamos por partes : que venha esse dia ao mês, que lá apareçam vários ciclistas, que muitos motoristas os vejam, que isso cause trânsito, pode ser que cause mais do que ja tem , mas qual a diferença ? E isso mostre que lá onde as bikes andam não há trânsito, mesmo que for somente fora do horário de pico, não tem problema, é um avanço. Muito bem, que isto entre na cabeça de muita gente que simplesmente desconhece tudo o que os ciclistas dizem e querem, que posteriormente a isso se enrijeçam as leis de trânsito no âmbito de proteger aos ciclistas especialmente, que se libere o enquadramento aos agentes da CET para autuarem os veículos que não guardam distancia lateral, que se aumente as fiscalizações por cameras, a quantidade de agentes, a quantidade de policiais, que se crie outros enquadramentos mais, todos rígidos e voltados a fazer com que os motoristas pensem duas, 3 vezes antes de passar perto ou abalroar qq ciclista, que se criem também formas de se punir ao ciclista, que este passe por um treinamento também, que talvez seja obrigado a ter placa em sua bike, porque não? Uma bike tbm pode ferir e matar um pedestre, isso tudo requer estudo, cuidado para se estabelecer um engajamento da bike com decência, prudência e igualdade de direitos e deveres aos 2 lados, depois vem o sonho, o ideal, a  vontade minha , dos ciclistas , de muitos agentes, de muitos cidadãos que querem largar seu carro em casa e ir ao trabalho de bike , mas com segurança, isso tudo tera de ser feito com responsabilidade e inteligência.

    Desculpem se o que escrevo poça parecer papinho de burocrata, mas é só a visão de um agente de trânsito com alguns achismos e com uma bagagem de rua de 10 anos, que sabe o que vcs querem senhores ciclistas e simpatizantes, o que o motorista pensa, o que pode acontecer se um dos lados não pensar em tudo e se cercar de tudo para que nada de errado ocorra, são vidas que estarão em jogo. Eu também quero o que muitos querem, não da mais, essa cidade vai explodir, mas todos pensem no que eu disse, é só um pequeno raciocínio do que eu acho e penso, como disse sou um agente de trânsito que luta prudentemente com vcs por aqui e nas ruas por dias melhores a todos nós.


Agora vou enumerar 10 itens que a meu ver servem como parametro do engajamento da Bike na sociedade paulista.

Que essa placa seja respeitada.



 1. Se enrijecer as leis de trânsito afim de proporcionar maior punição aos motoristas que vierem a se envolver em acidentes com os ciclistas .Este enrijecimento tera de ser feito criando-se novos enquadramentos punitivos aos motoristas e se liberando os enquadramentos existentes aos agentes para que os motoristas pensem 2, 3 vezes  antes de se envolverem em qualquer acidente com ciclistas, este item ja dito acima.
 2. Há de se estabelecer formas de se fiscalizar os ciclistas poís estes para serem parte do sistema viário terão tambem de fazer cumprir as leis a estes estabelecidas.
 3. Há de se investir em marketing pesado propiciando uma maior aceitação da sociedade da presença do ciclista nas ruas e sua aceitação por esta população como solução e não como impecilho ou estorvo.
 4. Há de se aumentar significativamente a quantidade de agentes na cidade propiciando uma maior proximidade com as pessoas e com isso se estabecendo presença, agilidade e operacionalização de forma eficiente para que restabeleça o fator preventivo antes de tudo, evitando-e com isto a sensação de impunidade e a diminuição dos acidentes e dos delitos de trânsito não só com os ciclistas mas para com todos.
 5. Há de se aumentar significativamente a quantidade de equipamentos de fiscalição eletrônica bem como a liberação das autuações para os agentes de trânsito que operam e monitoram taís cameras.
 6. Há de se priorizar a construção num primeiro momento de ciclovias segregadas, poís com isto os ciclistas irão poder trafegar com maior segurança enquanto a sociedade vai sendo preparada para receber num segundo momento as bikes como integradas no viários em ciclofaixas não segregadas com menos riscos a seus usuários.
 7. Após alguns meses com tudo isto podera se estabelecer a criação das primeiras ciclofaixas interligando-se tais ciclovias segregadas de forma transversal e as alimentando , estas sendo postadas levando-se em consideraçao polos de aglomeração de pessoas por curtos percursos, onde estas ciclofaixas possam alimentar, terminais metroviários, feroviários, terminais de onibus, shoppings e centros comerciais de grande circulação.
 8. Posteriormente deve-se se proibir a entrada de veículos em regiões comerciais criando-se calçadoes, areas verdes e com muitas ciclovias por estas, não existe outra alternativa, é obvio que se precisa fazer isso.
 9. Em locais extratégicamente estudados há de e instalar postos de alugueis de bikes que possibilitem e incentivem as pessoas a usarem tais bikes por curtos deslocamentos afim de que estas não necessitem usar seus veiculos ou ate mesmo o transporte público.
 10. Por fim deve-se incentivar a compra e utilização de bike com a redução de seu imposto no ato da compra ou sua amortização parcial na restituição do IR, isto é feito em algumas cidades do mundo com sucesso, com grande ganho em qualidade de vida e pasmem gera economia para o próprio estado .

Feito tudo isto com calma , inteligência e com pequenos investimentos, acredito ser possível se prover uma revolução em no maximo 1 ano em grande parte da cidade de SP.

Se não for feito desta forma a meu ver acontecerão acidentes, não havera adesão, e continuaremos vivendo cada vez mais rapidamente em uma cidade fadada ao colapso, se é que isso já não aconteceu . Espero estar certo em pelo menos 10 % do que disse aqui, ja ficarei feliz e ver taís mudançasmesmo que for somente dentro desta margem minima de acertos no que eu disse e penso.

Veja matéria que saiu no Fantástico 3 dias após a veiculação deste post  por este autor.






 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade (Texto de dominio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)


Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

terça-feira, 7 de junho de 2011

CET MODERNIZA SEU SITE E AGORA SIM FAZ UM BELO TRABALHO - CONFIRAM !

Celular e GPS influenciam no aumento de atropelamentos em SP



Prefeitura quer reduzir o número de atropelamentos em SP




#Eusoupedestre: a visão de quem já foi vítima



Enquanto isso na Inglaterra…




Pela vida: Portugal estampa nomes de vítimas nas faixas de pedestres




Estes videos são só um exemplo, tem muito mais . Para acessar o site da CET . CLIQUE AQUI : http://www.preferenciaavida.com.br/

(Art. 6º Não serão de domínio da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios as obras por eles simplesmente subvencionadas.)

Esta imagem, texto e matéria é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável embasado no artigo acima.






Agora sim me encho de orgulho e farei questão de compartilhar aqui neste blog todo o conteúdo apresentado pelo site da CET . Parabens a todos os envolvidos e ao idealizador desta transformação que estava mais do que na hora de acontecer. Sinceramente eu me envergonhava de prestar informações variadas aqui neste Blog pessoal e de não ver no site da empresa que trabalho algo moderno, com qualidade e eficiente na prestação de serviços a sociedade e que pudessse fazer jus a importância e a grandeza da empresa que gere o Trânsito na cidade de SP.




 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade (Texto de dominio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)


Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

CET tem agora o novo serviço - Ouvidoria e Ombudsman


Ouvidoria e Ombudsman

Ombudsman* CET
botaoMensagemSerá mais um meio dos moradores da cidade de São Paulo poderem fazer críticas, comentários e sugestões em relação ao uso democrático das vias públicas do município e ao respeito às leis de trânsito, prioritariamente ao que se refere à segurança de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, buscando incansavelmente a redução do número de acidentes.

Para tanto cabe verificar técnicas de gestão, visando o aprimoramento do serviço prestado aos usuários, devendo agir em defesa imparcial da comunidade, elo entre uma instituição e sua comunidade de usuários, sendo inerente realizar crítica interna à instituição, a função será exercida com autonomia, independência e estabilidade. Tem que constituir num canal de comunicação da sociedade, apto a ajudá-la na resolução dos mais diversos tipos de problemas. Significa a amplificação da transparência das atividades deste canal de diálogo da instituição com a sociedade, destinatária final do trabalho prestado aos usuários do sistema de trânsito.
O Ombudsman precisa ter qualificação e conhecimento em diversas áreas: técnica com vivência específica reconhecida na área de atuação, de gestão, legislação, relacionamento interpessoal, ética, entre outras essenciais ao bom funcionamento.
Ouvidoria CET

Estará sob a gestão do Ombudsman, a Ouvidoria CET com o propósito de ampliar os canais de comunicação entre a sociedade, os colaboradores e a administração; ser um instrumento efetivo de gestão e transformação institucional a partir das demandas recebidas.
Elogios, sugestões, reclamações e denúncias são as demandas atendidas pela Ouvidoria, que deve ser acionada em situações nas quais o solicitante não consiga resposta para seu questionamento com a área responsável.
Entre as atribuições da Ouvidoria, está a atribuição de receber, examinar e encaminhar às áreas competentes as manifestações recebidas, mantendo sigilo quando solicitado, propondo sempre que necessário a adoção de medidas corretivas e preventivas, elevando assim, a satisfação com os serviços prestados, tanto no âmbito interno quanto externo.
Programa Ombudsman para Prevenção de Acidentes de Trânsito - OPAT
Objetivo:
melhorar processos, produtos e serviços da CET no tocante à Prevenção de Acidentes de Trânsito, particularmente na proteção à vida.

A função:
conhecer, atualizar e criticar, recomendar inovações aos procedimentos, de forma construtiva às atividades da Prefeitura na busca pela redução drástica das mortes no trânsito, recebendo, sugestões, críticas, reclamações ou elogios, acompanhar rotinas.

O Ombudsman
Para o cargo de Ombudsman, foi nomeado o engenheiro Luiz Célio Bottura, que, entre outras funções, foi presidente da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) e conselheiro da SPTrans (São Paulo Transporte).
Para registrar seu comentário, crítica ou sugestão, envie sua mensagem
* Ombudsman - palavra originária da Suécia, onde significa representante da sociedade, sendo lá cargo de agente para limitar os poderes do Estado.

(Art. 6º Não serão de domínio da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios as obras por eles simplesmente subvencionadas.)

Esta imagem, texto e matéria é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável embasado no artigo acima.

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Prefeitura pede para pedestre levantar braço para atravessar

CET lança camapanha de Proteção ao Pedestre.

Em 2010, a cidade de São Paulo registrou 7.007 atropelamentos resultando na morte de 630 pedestres. Apesar de representar uma queda em relação ao ano anterior, esse número corresponde a 46,4% das 1.357 mortes em decorrência de acidentes de trânsito na cidade. Pesquisas mostram que o fator humano, relacionado a comportamento, é a principal causa de 90% dos atropelamentos. Se, por um lado, os motoristas têm certeza da sua impunidade, por outro, os pedestres, sempre apressados, atravessam em qualquer ponto, pois sabem que na faixa de travessia não têm preferência.
Para reduzir o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito na cidade, a Prefeitura de São Paulo lança o Programa de Proteção ao Pedestre. A meta é reduzir em 50% os atropelamentos e as mortes de pedestres até 2012.
A preocupação com as mortes relacionadas ao trânsito é mundial. A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em março do ano passado, estabeleceu o período 2011‐2020 como a Década de Ação para Segurança Viária. Estudo realizado em 2009 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Se nenhuma ação for empreendida, o número de vítimas fatais em todo o mundo poderá chegar a 1,9 milhão até 2020. O objetivo da década é estabilizar e em seguida reduzir em até 50% o número de mortos e feridos em consequência dos acidentes de trânsito.
O balanço de acidentes fatais de trânsito da cidade de São Paulo aponta que, apesar de algumas áreas com grande densidade de pedestres concentrarem o maior número desse tipo de acidente, os atropelamentos ocorrem em todo o município. Além disso, 83% dos pedestres mortos estavam atravessando a rua, 10% estavam parados ou andando na pista e 7% estavam sobre a calçada.
O espalhamento geográfico e a análise das condições dos acidentes mostram que chegou o momento de atacar o problema de forma definitiva. A Secretaria Municipal de Transportes já vem adotando medidas para reduzir o impacto dos atropelamentos nas estatísticas. Além do programa Travessia Segura, durante o segundo semestre de 2010 foram sinalizadas 4.245 faixas de pedestres. Além disso, entre 2010 e março de 2011, foram implantadas 450 travessias iluminadas. Em 2011, a meta é iluminar 360 novas travessias.
Agora, com o Programa de Proteção ao Pedestre a idéia é criar uma cultura de respeito ao pedestre, utilizando uma ampla campanha educativa, reforçando a fiscalização e adotando algumas ações de engenharia.

(Art. 6º Não serão de domínio da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios as obras por eles simplesmente subvencionadas.)

Esta imagem, texto e matéria é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável embasado no artigo acima.


Considerações : A ideia é louvável e os dados estatísticos são assustadores entretanto se não se enrijecer as leis de trânsito, no minimo se triplicar a quantidade de agentes na cidade, se não ouver investimentos em muito mais cameras e se liberar tais fiscalizações serem feitas por estas cameras por agentes em areas pontuais com travessias de pedestres e outras mais não se conseguirá obter exito poís é notório para qualquer agente que trabalha nas ruas um total descomprometimento de muitos motoristas bem como pedestres em adotar a cidadania como fator preponderante do bom convívio no trânsito e estes em quantidade cada vez maior só serão inibidos pela fiscalização e punição. O pedestre tambem tem de ser responsabilizado e punido por não agir com prudencia e respeitando suas obrigações , é perceptível por nós agentes que grande parte do pedestre age de forma imprudente, inconsequente e desrespeitosa para com os demais cidadãos ao volante bem como para com nós agentes de trânsito que não temos nenhum poder de coerção para com estes. Quanto ao restante da população há de se haver um investimento gritante em educação pelos meios dre comunicação em massa em horário nobre e se esperar a meu ver no minimo um ano pra se começar a ver os resultados, além da necessidade de se tranferir as travessias de pedestres para local mais afastado da esquina em locais onde os veículos efetuem conversão a esqueda ou a direita visando com isto propiciar a possíbilidade dos veículos pararem para os pedestres atravessarem sem causar uma colisão traseira na via de onde vieram se esta for de trânsito rapido., paragrafo este que repito no texto mais abaixo neste mesmo post. Espero ter contribuido com meu raciocinío para dias melhores a todos nós e propiciado idéias a empresa que trabalho com essa consideração.


 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade (Texto de dominio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)
CLIQUE AQUI PRA VER A MATÉRIA : Prefeitura pede para pedestre levantar braço para atravessar



(Art. 6º Não serão de domínio da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios as obras por eles simplesmente subvencionadas.)

Esta imagem, texto e matéria é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável embasado no artigo acima.

Opinião do autor deste BLOG: 

Absurdo, a meu ver medida suicida e incoerente com a realidade e a educação tanto do motorista qto do pedestre. Ao invés de se fazer isto deveria se haver uma educação gigantesca pelos meios de comunicação em horário nobre da televisão, mudar o CTB, mudar inúmeras faixas de pedestre de forma com que estas ficassem recuadas nas vias transversais proporcionado com que os veículos ao sair de vias de transito rápido pudessem desobstruir a via com que estavam na hora da parada para os pedestres atravessarem evitando-se com isto colisões traseiras como cansei de ver na Europa e jamais dar esse poder ao pedestre, VOU EXPLICAR PORQUE APESAR DE TORCER PRA DAR TUDO CERTO. Cidadão,pra vc ter uma idéia mesmo entre nós agentes existe uma dificuldade por parte de alguns em operacionalizar um cruzamento ou uma faixa de pedestre no inicio de nossa profissão, pois para tal se requer uma série de atributos. É necessário antes de tudo o agente em formação e treinamento ficar observando um agente trabalhar por dias e muitos meses antes de intervir na via, posterior a isto o agente deve intervir a principio mediante a observação de uma agente experiente que molde suas atitudes, gestos, entonação do apito, expressão corporal, localização na via de modo a se deixar ser visto com antecedência e o principal, o agente tem de ter a percepção do motorista, ou seja, ele tem de digirir pra saber quando parar um fluxo veicular para não causar acidentes, alem disto me preocupo com o montante geral das pessoas e não com os que conseguirão fazer o gesto e se sair bem, me preocupo com as crianças que poderão fazer isso de forma irresponsável , me preocupo com um idoso, me preocupo de se gerar a certeza que todos os motoristas irão respeitar aos gestos dos cidadões sendo que parte destes não respeitam nem a nós agentes, é muito complicado isso num primeiro momento na minha opinião, penso que se deveria investir muito em propagandas educativas para depois de um longo periodo talvez se estabelecer essa comunicação e se liberar isso como procedimento popular. Se você colocar uma pessoa que não dirige ela vai causar um acidente com certeza no local, pois não tem o TIME (tempo) correto. Alem disso ha de se fazer gestos de redução de velocidade antes do gesto final de parada, ha se parar faixa por faixa com antecedência com muito cuidado e atenção, se observar o corredor entre os veículos devido à possibilidade de motos estarem vindo sem visão de quem ordena a parada e por fim ainda utilizamos o apito em alto e bom som. Pasme mesmo assim, mesmo conosco é um risco enorme tanto para nós como para o pedestre, como para com o motorista do veículo, estes muitas vezes mesmo com a nossa presença não tomam o menor conhecimento e simplesmente ignoram nossas ordens, os pedestres em sua maioria não respeitam absolutamente nada , mesmo em locais de alto padrão ou em locais que se presume ter pessoas educadas e intruidas como em portas de universidades, centros empresariais ou shopings centers ,imagine com um cidadão que não sabe de nada disto, meu Deus do céu, espero que eu esteja totalmente ERRADO e que de tudo certo, é o que espero, tenho quase certeza que nenhum agente de trânsito que vive a realidade das ruas foi consultado para se tomar tal medida e se foi desculpo-me poís acho estranho, de qualquer forma ficarei na torcida pra que tudo de certo e comunico que o que aqui escrevo é para acrescentar , somar e talvez ate ajudar com meus termos técnicos com que pessoas desavisadas que lerem isto possam saber como agir durante uma travessia.


 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade (Texto de dominio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)
Comentários :
Caio Vinicius Ferreira disse :
Nada como a visão técnica para perceber muitos perigos em uma atitude que seria elogiável se não fosse pela enorme dificuldade técnica para uma correta aplicação...Parabéns por mais uma análise extremamente detalhada e de extrema importância , sábio Alexandre Trindade.

Fabio Luiz Artecletica disse :
Aqui em Santos está sendo feita essa campanha. Em faixas de pedestres que não são semaforizadas. Seguindo o código 70 do CTB, aqui foi criado a campanha Faixa Viva. Vi pessoas fazendo isso aqui perto de casa. Tranquilo pelo movimento ser baixo no horário e o local ter uma velocidade bem reduzida. A questão é: Mais faixas de rolamento maior o perigo e a demora para que todos paremContinuando...houve, também, um atropelamento porque o carro que parou primeiro foi atingido na traseira e acabou acertando (levemente, ainda bem) o pedestre. Complicado, isso! Segue com os mesmos problemas e cuidados de outras campanhas: Consciência + Humanidade X Pressa + Umbigo. Para detalhes, que eu sei que V.Sa adora, segue o link: http://www.santos.sp.gov.br/faixaviva/
Outra coisa que complica. Apesar de haver até uma sequência de procedimento para que o pedestre solicite, implore, clame por atravessar. Basta um motorista que vem atrás não perceber ou um pedestre ser mais afoito para acontecer um acidente. É isso. Tenho dito. Chega. Abraços. Até.

Bento Ribeiro B'Ro disse :
Oi Alexandre, em Porto Alegre já existe há algum tempo o projeto e funciona. (claro que sempre tem um mal educado que serve de conteúdo na mídia, mas em geral, vai bem)
A campanha foi inserida com muito estudo e comunicação publicitária fortíssima...
É óbvio que cada cidade e povo tem uma cultura diferente, mas a idéia em si não é ruim, não.
consciência + bom senso = ordem



Maria Amelia Maneque Cruz
Oi Alexandre, concordo com o Bento aqui em POA tem funcionado e a prefeitura, a etc e os azuisinhos fizeram um bom trabalho de divulgação e fiscalização. Claro que nas grandes avenidas os pedrestes ainda não têm sua liberade de atravessar, mas em frente`as escolas e hospitais por exemplo funciona bem. Com o tempo acredito que o povo gaúcho estará mais educado e a campanha terá êxito total.

Pois é Bento e Maria, vcs 2 falaram palavras mágicas, campanha publicitária fortíssima (Bento) e regionalização dos locais (Maria) e para os 2 casos acontecendo em uma cidade bem nenor, povo muito mais educado e contingente populacional extremamente menor,tudo diferente de SP. Muito bem vamos falar em números relativos, quantos habitantes, veículos e faixas de pedestre tem em Porto Alegre ? Qtos tem em SP? Qual o nível de stresse de taís cidades comparadas com o povo de SP? Qtos agente proporcionalmente a estes números tem-se em cada cidade comparadas com SP? Eis o mapa do inferno, os números aqui em SP são cavalares e conseqüentemente os riscos provenientes a tal medida em relação às cidades de vcs tbm o são. Vamos continuar a lógica, cidades com qualidade de vida, frota veicular baixa já fazem uso da humanidade e respeitabilidade do trânsito em suas travessias naturalmente, nem é necessário campanha, o próprio motorista tem sua tranqüilidade e humanidade aumentados e por conseqüência tudo funciona, aqui em SP, o povo (pedestres) e os motoristas estão simplesmente neuróticos e inconscientemente fazem uso do seus egoísmos intrínsecos sem perceberem. Concluindo alem disso, existe a sensação de impunidade e a impunidade causada pela quantidade de agentes extremamente pequena, bem como a de policias e de mecanismos de fiscalização eletrônica que só fazem crescer esse verdadeiro bang bang motorizado, provendo a prevalescencia de que vença o mais forte, sempre o CARRO. Isso quem sabe somos nós agentes que assistimos de camarote a anos isso crescendo vertiginosamente, nossos políticos não sabem, estudiosos não sabem, o povo não sabe, pena que nenhum colega meu de um universo de mais de 100 que aqui se encontram participam disto aqui que escrevo e de outras coisas, talvez meu grito fosse engrossado e evitaria um mau maior que a meu ver ainda estar por vir. Caio Vinicius Ferreira e Fabio Luiz Artecletica obrigado por participarem.



 Este texto é inelegível para ser protegida por direitos autorais (Copyrights), e, por conta disso, está em domínio público, já que possui apenas informações de propriedade comum, sem autoria delimitável.

Autor : Alexandre Trindade (Texto de dominio público porem, obrigatória divulgação de seu autor sem alterações em seu conteúdo)

Bento Ribeiro B'Ro disse :
Concordo plenamente, só deixei registrado o que acontece conosco lá, mas é a mesma cidade (poa) que um motorista , sem rezão nenhuma atropelou dezenas de pessoas... não importa o lugar, e sim as pessoas ;)
abraço e parabéns pelo trabalho

Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo: